Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Petistas reconhecem que erraram ao 'poupar' Doria

    ANÁLISE - MARINA DIAS

    Integrantes da campanha de Fernando Haddad (PT) reconhecem que a opção de "poupar" João Doria (PSDB) na reta final da disputa, principalmente no debate da TV Globo, na quinta (29), colaborou para a vitória do tucano já no primeiro turno. Segundo petistas, Haddad precisou focar no desgaste de Marta Suplicy (PMDB) e, em seguida, já às vésperas da eleição, no de Celso Russomanno (PRB). "Não dava para fazer duas coisas ao mesmo tempo", desabafa um comandante da campanha de Haddad.

  • 2/10

    Segundo turno em Ribeirão Preto será entre PDT e PSDB

    Após semanas de acusações na campanha eleitoral, a disputa em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) vai para o segundo turno com os candidatos Ricardo Silva (PDT) e Duarte Nogueira (PSDB). A apuração na cidade indicou que o tucano amealhou 39,8% dos votos neste domingo (2), ante os 28% atribuídos ao pedetista. Leia mais.

  • 2/10

    Segundo turno em Ribeirão Preto será entre PDT e PSDB

    Após semanas de acusações na campanha eleitoral, a disputa em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) vai para o segundo turno com os candidatos Ricardo Silva (PDT) e Duarte Nogueira (PSDB).

    A apuração na cidade indicou que o tucano amealhou 39,8% dos votos neste domingo (2), ante os 28% atribuídos ao pedetista.

    O resultado difere do apontado por pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (1º), que indicava Ricardo com 39% dos votos válidos, ante 35% de Nogueira. O tucano oscilou dentro da margem de erro, de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

    Enquanto Ricardo foi citado por rivais pelo suposto envolvimento com a operação Sevandija, Nogueira foi ligado por rivais à "máfia da merenda". Ambos negam elo com os dois casos.

    João Gandini (PSB) foi o terceiro colocado, com pouco mais de 14% dos votos, seguido por Alexandre Sousa (PT do B), com 6%.

  • 2/10

    Edvaldo Nogueira (PC do B) e Valadares Filho (PSB) disputarão segundo turno em Aracaju

    Em Aracaju (SE), o candidato do PC do B, Edvaldo Nogueira, teve 38,8% dos votos de vai disputar o segundo turno com Valadares Filho (PSB), que teve 38% do total.

    O resultado aponta uma subida do candidato do PSB. Até a última pesquisa divulgada pelo Ibope, Nogueira tinha dos 45% dos votos válidos, e Valadares, 31%.

    O atual prefeito e candidato à reeleição, João Alves (DEM) ficou em terceiro lugar, com 10%.

    Na simulação de segundo turno feita pelo Ibope, Nogueira fica em primeiro, com 45% dos votos, à frente de Valadares Filho, com 38%.

    A chapa de Nogueira, que tem como vice a petista Eliane Aquino, é uma das poucas que reúne PT e PMDB: o candidato recebeu apoio o atual governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB).

  • 2/10

    Mamoru Nakashima (PSDB) é reeleito prefeito de Itaquaquecetuba (SP)

    Com apuração de 99,5% das urnas, o médico Mamoru Nakashima (PSDB) conseguiu a reeleição em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, após receber 63,12% dos votos válidos. O delegado Eduardo Boigues, do PT do B, ficou em segundo lugar, com 11,98% e Cristiano Tavares, o "Ti, filho do Armando da Farmácia" (PR) tem 5,45% dos votos válidos. A cidade nunca teve segundo turno.

  • 2/10

    Tucano não alcança votos necessários e eleição em Maceió vai para segundo turno

    O atual prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), não alcançou os votos necessários para uma vitória no primeiro turno e disputará a prefeitura com o peemedebista Cícero Almeida.

    O tucano teve 46,8% das intenções de voto. Almeida registrou 24,8%, à frente de JHC, candidato do PSB, com 21,8%.

    Votaram em branco 3,9% dos eleitores, e 8,7% anularam.

    Na última simulação de segundo turno divulgada pelo Ibope, Palmeira ficava à frente com 51% dos votos, contra 32% de Almeida.

    Caso conquiste um novo mandato em Maceió, o tucano deverá ser o principal nome para tentar barrar uma reeleição do atual governador, Renan Filho (PMDB), filho do presidente do Senado, Renan Calheiros.

  • 2/10

    Derrotado, Pedro Paulo diz que candidaturas que foram ao segundo turno são incompatíveis com o PMDB

    O candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Pedro Paulo, sinalizou que pode não declarar apoio a nenhuma das candidaturas que passaram para o segundo turno. "Devo me posicionar, obviamente ouvindo os partidos que integram a aliança. Mas vejo com extrema incompatibilidade as duas candidaturas que foram para o segundo turno. Ficou claro que as duas candidaturas significam aquilo que diferente nós fizemos pela cidade e a administração", disse. Leia mais.

  • 2/10

    Governador do PT é grande derrotado em Salvador, diz ACM Neto

    Reeleito para a prefeitura de Salvador com 73% dos votos válidos e potencial candidato a governador em 2018, ACM Neto (DEM) afirmou neste domingo (2) que o governador da Bahia, Rui Costa (PT) foi o grande derrotado destas eleições.

    "Não posso deixar de revelar que o governador foi o grande derrotado desta eleição. O PT não teve a capacidade de lançar um candidato e, além disso, a candidata que ele abraçou teve o resultado que teve", afirmou.

    Leia mais.

  • 2/10

    Após vitória, João Doria agradece ligações de adversários e garante boa relação com legislativo

    João Doria (PSDB), eleito prefeito de São Paulo, comemorou a vitória no primeiro turno, agradeceu seus eleitores e frisou ser um gestor, não um político. Doria agradeceu as ligações de seus adversários Fernando Haddad, Marta Suplicy e Celso Russomanno, e o apoio de Geraldo Alckmin, e disse que também recebeu ligação do presidente Michel Temer. O tucano afirma que manterá uma boa relação com o legistativo, já que a coligação que apoiou sua candidatura está elegendo um bom número de vereadores.

  • 2/10

    Doria apareceu mais, andou mais, gastou mais e tem maior dívida

    Se os candidatos a governar a cidade de São Paulo fossem empresas, o prefeito eleito João Doria ostentaria os maiores números. O tucano foi o que mais arrecadou, mais gastou na eleição, apareceu por mais tempo na TV e no rádio e mais andou pelas ruas em comícios, caminhadas e panfletagem.

    A vitória no primeiro turno foi um investimento de R$ 13,573 milhões -um terço do lucro em todo o ano de 2015 da Coopersucar, a 20ª maior empresa do Brasil em faturamento. Leia mais.

  • Atualizando