Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Tucanos comemoram resultado em São Paulo

    Telão do diretório do PSDB em São Paulo mostra o coordenador da campanha municipal, Julio Semeghini, em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da Band, falando que Doria fez mais de 200 visitas à periferia. Presentes comemoram.

    Arnaldo Jardim (PPS), secretário de Agricultura de Alckmin, discursa e cita os protestos anti-Dilma na avenida Paulista, que, segundo ele, levaram à "vontade de mudar, ao impeachment e, agora, à eleição de João Doria".

  • 2/10

    PT chega ao segundo turno em Santo André

    Disputando a reeleição, o prefeito de Santo André (PT) Carlos Grana está no segundo turno contra Paulo Serra, do PSDB.

    Serra recebeu 35,93% dos votos válidos na cidade e Grana, 20,24%. Até a publicação desta nota, 98,82% das urnas no município do ABC paulista haviam sido apuradas.

    Secretário de obras de Grana, Paulo Serra, 43, deixou o governo e o PSD no ano passado para se filiar ao PSDB e disputar a prefeitura na cidade. Era o presidente do partido na cidade e foi vereador pelo município, eleito em 2004 e em 2008.

    O resultado confirma as previsões que apostavam em Grana como um dos únicos candidatos petistas a chegar ao segundo turno entre as principais cidades da região metropolitana de São Paulo. Hoje, o PT governa seis municípios, inclusive a capital —o conjunto é conhecido como "cinturão vermelho".

  • 2/10

    Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa é reeleito no primeiro turno

    GILMAR ALVES JR.
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTOS

    O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), da coligação "Santos pra Frente", foi reeleito. Às 19h49 deste domingo (2), ele tinha 78,02% dos votos com 84,77% das urnas apuradas.

    A campanha foi marcada por ataques de seus adversários à falta de melhorias em alguns bairros, aos alagamentos em parte da cidade e ao trânsito de veículos na balsa para Guarujá.

    Após votar durante a manhã na Fundação Lusíada, no bairro Boqueirão, o tucano disse "fez uma campanha limpa, prestando contas do trabalho que foi feito nos últimos quatro anos na cidade, falando dos desafios do futuro da cidade".

    Carina Vitral (PC do B) tinha, até às 19h49, 6,73%, seguida por Paulo Schiff (PDT), com 5,60%, Marcelo Del Bosco (PPS), com 4,91%, Edgar Boturão (Pros), com 2,37%, Débora Camilo (PSOL), com 1,77%, Helio Hallite (PRTB), com 0,44% e Professor Genival Bezerra (PSDC), com 0,16%.

    RECORDE HISTÓRICO

    A votação em Santos reflete um recorde histórico, de 77,74% dos votos, à frente de João Paulo Tavares Papa (atualmente deputado federal pelo PSDB), que em 2008 se reelegeu com 77,22% dos votos. Em números, porém, foi abaixo. Paulo Alexandre teve 172.215, e Papa, 190.705.

    Em sua página no Facebook, o prefeito reeleito agradeceu a expressiva votação. "É com imensa alegria e gratidão que recebo a notícia do resultado da nossa votação neste domingo, que entrou para a história da Cidade. Foram 172.215 mil santistas que confiaram na continuidade do nosso trabalho e que acreditam que #Santos deve seguir em frente".

  • 2/10

    José Crespo (DEM) e Raul Marcelo (PSOL) vão ao segundo turno em Sorocaba

    José Crespo (DEM) vai enfrentar Raul Marcelo (PSOL) no segundo turno em Sorocaba (SP).

    Com todas das urnas apuradas, Crespo teve 45% dos votos válidos, contra 25% de Marcelo.

    O terceiro colocado foi João Leandro (PSDB), com 13,47%; o quarto, Helio Godoy (PRB), com 10,76%. O petista Glauber Piva teve 5,6%.

    A última pesquisa na cidade, divulgada pelo Ibope no dia 15/9, mostrava a eleição em aberto, sem permitir saber se iria haver segundo turno.

    Crespo aparecia com 40% das intenções de voto, contra 23% de Raul Marcelo e 10% de Helio Godoy.

    João Leandro tinha 9% das intenções de voto, à frente de Glauber Piva (3%).

  • 2/10

    Em Carapicuíba, candidato do PV derrota vereador que trocou PT por PSDB

    Em Carapicuíba (Grande São Paulo), Marcos Neves (PV) foi eleito no primeiro turno. Com 79% das urnas apuradas, ele teve 56,53% dos votos válidos e deixará o cargo de deputado estadual para assumir a prefeitura.

    Em segundo lugar ficou Professora Sônia (PRB), com 37,95%.

    O vereador Abraão Júnior (PSDB) teve apenas 3,14%. Em abril deste ano, o candidato trocou, com o aval de Geraldo Alckmin, o PT pelo PSDB. Na época, ele afirmou que não tinha problemas de relacionamento com o antigo partido e que a desfiliação se deu para que pudesse concorrer à prefeitura.

    O petista Luciano Leite, por sua vez, teve a candidatura indeferida.

  • 2/10

    Haddad liga para cumprimentar Doria pela vitória

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), chegou há pouco ao diretório municipal do PT e ligou para o candidato do PSDB, João Doria, parabenizando-o pela vitória e desejando-lhe boa sorte.

    Com 91,72% das urnas apuradas, Doria tem 53,28% dos votos válidos. Haddad aparece em segundo lugar, com 16,64%.

    Haddad irá fazer um pronunciamento no diretório municipal do partido em breve.

  • 2/10

    Veja os resultados parciais no interior paulista

    Urnas apuradas até as 20h15:

    Araraquara - Edinho Silva (PT): 39%
    Ribeirão Preto - Duarte Nogueira (PSDB): 40%
    Campinas - Jonas Donizete (PSB): 66%
    Santos - Paulo Alexandre Barbosa (PSDB): 78%
    Santo André - Paulo Serra (PSDB): 36%
    São Bernardo do Campo - Orlando Morando (PSDB): 46%
    São Caetano do Sul - Auricchio (PSDB): 34%
    Diadema - Lauro Michels (PV): 48%
    São José do Rio Preto - Edinho Araújo (PMDB): 52%
    Osasco - Rogério Lins (PTN): 39%
    Guarulhos - Guti (PSB): 35%
    Piracicaba - Barjas Negri (PSDB): 70%

    Acompanhe a apuração em seu município.

  • 2/10

    Marta telefona para felicitar tucano

    A candidata Marta Suplicy (PMDB) cumprimentou por telefone o prefeito eleito João Doria (PSDB) por volta das 20h. A senadora acompanhou a apuração em sua casa, nos Jardins, ao lado de familiares e de seu vice, Andrea Matarazzo (PSD). Jornalistas a esperavam em frente ao prédio, mas ela não deu entrevista. Em nota, agradeceu aos votos recebidos e disse que continua representando a cidade e o Estado no Senado. Leia na íntegra:

    Agradeço aos paulistanos pelos votos conferidos à minha candidatura.
    Foi uma possibilidade de reencontrar as pessoas e discutir seus problemas e as melhores propostas para a cidade e, sobretudo, estar muito próxima do povo mais carente que sempre esteve ao meu lado e me apoiou.
    Foi importante mostrar e consolidar o legado da minha gestão, que implantou CEUs, Bilhete Único, corredores de ônibus, programas sociais e de habitação. E também para reiterar minha disposição de fazer muito mais por São Paulo, minha cidade.
    Propusemos mudanças e o que temos agora é uma renovada compreensão sobre o que o povo pobre mais precisa, sobretudo aqueles que vivem nos rincões da periferia.
    Esta campanha me possibilitou reiterar meu comprometimento com toda a sociedade, em especial com os trabalhadores.
    Quero enfatizar, como senadora, que tenho o compromisso de continuar representando a cidade e o estado de São Paulo com muito vigor e energia.
    Sempre vou desejar e trabalhar por São Paulo para que a gente viva numa cidade mais humana e justa!
    Sempre grata!
    Valeu, São Paulo!
    Marta Suplicy, senadora

  • 2/10

    Cuiabá terá segundo turno com PMDB e PSDB

    Em Cuiabá, o segundo turno será disputado pelo peemedebista Emanuel Pinheiro, que teve 34% dos votos válidos, e pelo tucano Wilson Santos, com 28,4%.

    O Procurador Mauro, do PSOL, que até a última pesquisa do Ibope estava tecnicamente empatado com Santos, ficou com 24,8% das intenções de voto.

    A simulação do segundo turno entre Pinheiro e Santos aponta uma vitória do peemedebista por 52%, contra 30%.

    O candidato do PMDB, hoje deputado estadual, disputa a Prefeitura de Cuiabá pela segunda vez –na primeira, em 2000, perdeu para o apresentador de TV Roberto França.

    Santos, também deputado, vai tentar sua terceira eleição na capital: ele já foi eleito em 2004 e reeleito em 2008.

  • 2/10

    Lauro Michels e Vaguinho disputam segundo turno em Diadema

    Candidato à reeleição em Diadema, na Grande São Paulo, Lauro Michels (PV) disputará o segundo turno das eleições municipais com o vereador Wagner Feitosa, o Vaguinho (PRB).

    Michels venceu o primeiro turno, com 48,10% dos votos. Vaguinho conquistou a segunda posição, com 21,85% da preferência do eleitorado.

    O candidato do PT, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, ficou em terceiro, com 16,37%. Em seguida, vem Taka Yamauchi (PSD), com 12,06% dos votos. Cruz (PSOL), Vandival Ferreira (PCO), Professor Ivanci (PSTU), Russo (PMN) e Ambientalista Virgilio (Rede) não alcançaram 1%.

  • Atualizando