acompanhe
-
Atualizando
- 6/8Abertura
Obrigado, leitores da Folha, por acompanhar conosco o dia da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir das 8h deste sábado (6) estaremos de volta com mais informações e conteúdos exclusivos. Além de acompanhar todas as modalidades. Tenham todos uma ótima noite!
- 6/8Abertura
Jovem que acendeu pira na Calendária sonha em disputar uma Olimpíada
O jovem Jorge Alberto Gomes, 14, que em uma extensão da cerimônia de abertura acendeu uma outra pira, erguida diante da igreja da Candelária, no centro da cidade, disse que sonha em disputar uma Olimpíada.
"Meu maior sonho é disputar os Jogos Olímpicos pelo Brasil no atletismo", disse Gomes, morador de Bento Ribeiro, bairro do subúrbio carioca, e que pratica atletismo na Vila OIímpica da Mangueira.
Marcos Brindicci/Reuters O jovem Jorge Alberto Gomes, 14, acende pira próximo à Calendária - 6/8
Cerimônia de abertura teve alívio generalizado por espetáculo bonito
A cerimônia de abertura teve um baita alívio generalizado por termos protagonizado um espetáculo bonito, de bom gosto, grandioso. E teve muita gente se perguntando no final: por que um país tão rico culturalmente, tão colorido e alegre pode dar tão errado? Leia mais aqui
Danilo Verpa/Nopp Avião 14 Bis durante a abertura da Olimpíada do Rio - 6/8Abertura
Diretores de teatro e TV elogiam abertura
A cerimônia de abertura da Olimpíada surpreendeu especialistas em encenação pela qualidade estética e artística. "Achei belíssimo, de extremo bom gosto. Estou muito orgulhoso", diz Miguel Falabella, ator e diretor teatral. "Todo aquele início com os elásticos, a parte da formação do Brasil, com os índios e os portugueses, as projeções. Tudo foi muito bem realizado." Leia mais aqui.
Diego Padgurschi/Folhapress Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante cerimônia de abertura - 6/8Abertura
Na Calendária, chama olímpica apaga duas vezes
Após ser transportada do Maracanã por um comboio, a chama olímpica chegou à Candelária, no Boulevar Olímpico. No local, a chama apagou duas vezes e teve de ser acesa por fósforos.
- 6/8Abertura
Público deixa o Maracanã após cerimônia de abertura
A saída do público do estádio do Maracanã após a cerimônia de abertura é tranquila. Há funcionários indicando ao público para seguir para a estação Maracanã, mas a maior parte das pessoas segue para a estação São Francisco Xavier.
- 6/8Abertura
Menino de 14 anos acende pira olímpica da Candelária
Em uma extensão da cerimônia no Maracanã, a chama olímpica acendeu também uma outra pira, erguida diante da igreja da Candelária, no centro da cidade.
A tocha foi conduzida pelo jovem Jorge Alberto Gomes, 14. Ele acendeu a pira em uma área revitalizada da zona portuária que, até o fim dos Jogos do Rio, vai abrigar o Boulevard Olímpico, espaço voltado para os torcedores durante a competição.
Gomes faz o gesto do aviãozinho, eternizado por Vanderlei Cordeiro de Lima (que acendeu a pira do Maracanã) em Atenas-2004 após ser atrapalhado enquanto liderava a maratona.
Um guindaste leva o menino até a pira olímpica da Candelária, uma versão menor que a do Maracanã, que também é acesa.
O público já compareceu nesta sexta (5) para assistir a cerimônia de abertura nos telões espalhados pela área que se estende por três quilômetros.
Além dos telões, o local terá palcos e uma programação de shows durante os Jogos. O Boulevard também reúne foodtrucks, shows, uma maquete do Rio feita de Lego e uma réplica do avião 14 Bis, de Santos Dumont, além de outras atrações.
Por lá, também foi construído o Museu do Amanhã.
O diretor canadense Martin Postie, 42, diz que o Boulevard Olimpico tem um visual "impressionante". Ele está na cidade há três dias a trabalho e visitou alguns pontos turísticos.
"Eu não conhecia aqui antes para saber a transformação que ocorreu, mas o visual ficou muito legal", disse o diretor, acompanhado da colega de trabalho Chloé Postie, 42.
Segundo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada até o início da noite de sexta (5). Os policiais não souberam estimaram o público presente.
- 6/8Abertura
Chama olímpica é levada do Maracanã para Candelária
Transportada por um comboio, a chama olímpica será levada do Maracanã até a Candelária, no Boulevard Olímpico, onde uma segunda pira será acesa.
A expectativa é que ela seja acesa por Jorge Gomes, 14, aluno de atletismo na Vila Olímpica da Mangueira.
Moradores do lado do Maracanã estão nas sacadas cantando e saudado as pessoas.
- 5/8Abertura
Cerimônia termina com cantos de 'sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'
O Cristo Redentor fica pintado de verde e amarelo devido a uma projeção de luzes, enquanto fogos vermelhos são lançados de cima do Maracanã.
A trilha sonora clássica dá tom épico ao momento. Em seguida, o público ovaciona a apresentação.
Cerimônia termina com cantos de "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".
- 5/8Abertura
Caetano Veloso mostra papel com 'Fora Temer'
Um dos cantores na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, Caetano Veloso exibiu um papel com os dizeres "Fora Temer" no camarim do estádio do Maracanã.
A atriz e produtora Paulo Lavigne postou em suas redes sociais a foto de Caetano.
O presidente interino declarou aberto os Jogos do Rio e recebeu vaias de grande parte do público presente no estádio.
Temer também não foi anunciado nem filmado, também não apareceu nos telões. E logo após ele falar, soltaram fogos. Mesmo assim, foi possível ouvir as manifestações.
Reprodução Paula Lavigne postou foto de Caetano no backstage -
Atualizando