Os protestos contra o governo Dilma Rousseff tomaram as ruas de cidades de todos os Estados e do DF neste domingo neste domingo (16).
Em São Paulo, segundo o Datafolha, o ato reuniu reuniu 135 mil manifestantes na av. Paulista. A Polícia Militar do Estado calculou que o protesto reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, 465 mil foram às manifestações.
O líder do PT no Senado, senador Delcídio Amaral (MS), avaliou que os protestos foram menores, mas expressivos.
Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Maceió, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília, entre outras cidades.
Atos iniciados em capitais com o clima mais quente, como Brasília e Rio, aconteceram pela manhã. Em Manaus e outras cidades da região Norte, ocorreram ao fim da tarde.
Os principais grupos por trás dos protestos foram o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil.
GALERIA - Avenida Paulista, em São Paulo | Foto: Jorge Araújo/Folhapress
Confira imagens dos protestos pelo país
PORTO ALEGRE (RS) - A manifestação em Porto Alegre terminou por volta das 18h e reuniu 70 mil participantes, de acordo com a organização. Para a polícia, foram 30 mil.
SÃO PAULO (SP) - A Polícia Militar de São Paulo informou que nenhuma ocorrência a não ser dois furtos de celular, foi registrada durante o ato na av. Paulista. Ao todo, 1.800 policiais estiveram presentes.
TERESINA (PI) - Fim de protesto também em Teresina. Durante o ato, um caminhão pipa foi usado para lavar um saco cheio de papel, ato que representava lavagem de dinheiro, em apoio à Operação Lava Jato e ao juiz Sergio Moro.
Segundo os organizadores, 1.500 pessoas foram às ruas. A PM estima em 500 manifestantes.
CUIABÁ (MT) - Com a participação de 14 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, chega ao fim a manifestação em Cuiabá.
FORTALEZA (CE) - Manifestação chega à praia de Iracema. Os carros de som e o trio elétrico continuam tocando músicas contra o PT, mas o público começa a se dispersar.
A organização informou que 50 mil pessoas participaram do ato, enquanto a Secretaria de Estado da Segurança Pública disse que foram cerca de 15 mil pessoas. Não houve incidentes.
A CARA DO PROTESTO
Nome: Sandra Regina Petean
Idade: 52
Profissão: Publicitária
Em quem votou? Aécio Neves
Frase: "Sou totalmente contra o PT. Eles sempre pregaram contra a corrupção mas roubaram mais que todos os outros. Temos que mostrar que não aceitamos isso. Mas se assumir o Temer, não vai mudar nada. Ele é tão corrupto quanto os outros."
Veja mais pessoas presentes na manifestação
Foto: Fernanda Mena/Folhapress
MANAUS - Acabou às 18h30 o protesto na capital amazonense. Segundo as contas dos organizadores, 22 mil pessoas participaram do ato. Para a Polícia Militar, foram 5.000.
SÃO PAULO (SP) - Protesto contra Dilma reuniu 135 mil em São Paulo, mostra Datafolha. Leia a reportagem.
Carro de som do MBL (Movimento Brasil Livre), que está parado em frente ao MASP, é o único ainda ativo na avenida | Foto: Bruno Lee/Folhapress