Publicidade

Cotidiano

Após protesto, terminais de ônibus de SP começam a ser reabertos

Após duas horas, os terminais de ônibus da cidade de São Paulo começam a ser reabertos para os usuários. O sindicato dos motoristas e cobradores reivindica reposição da inflação (em torno de 8%) e mais 7% de aumento real. O sindicato patronal propõe reajuste de 7,21%.

A normalização do fluxo deve levar ainda algumas horas. Por volta das 10h, motoristas e cobradores de ônibus realizaram uma paralisação para pedir reajuste salarial.

Durante o protesto, a SPTrans confirmou que todos os 29 terminais administrados por eles foram fechados. A secretaria disse ainda que as linhas municipais que operam nos terminais administrados pelo Metrô também estão paradas --ao todo, há 17 terminais de ônibus interligados a estações do metrô, que recebem linhas municipais e, em alguns casos, intermunicipais.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h57  

    Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus afirmou que terá uma assembleia da categoria na próxima quinta-feira (14) para discutir o andamento das negociações. Segundo o presidente do sindicato, Valdevan Noventa, podem haver "paralisações maiores" caso não haja andamento nas negociações e não está descartada uma greve da categoria.

  • 12h37  

    Apesar da liberação dos coletivos e de alguns terminais já estarem vazios, pontos de ônibus da região central ainda apresentam grande quantidade de passageiros, como nas avenidas Nove de Julho e São João.

  • 12h35  

    Imagem

    Terminal Bandeira fica praticamente vazio após paralisação de motoristas e cobradores de ônibus. Alguns passageiros chegaram a embarcar pelas portas traseiras e coletivos saíram superlotados após a liberação, que aconteceu por volta das 12h. (Foto: Gabriel Alves/Folhapress).

  • 12h32  

    SPTrans confirma a liberação de todos os 29 terminais de ônibus sob sua administração. O total de pessoas afetadas pela paralisação de duas horas de motoristas e cobradores de ônibus ainda não foi divulgado.

  • 12h28  

    Imagem

    Motoristas e cobradores de ônibus, cantando "trabalhador unido jamais será vencido", se juntam para tirar foto antes de voltar ao trabalhado no terminal Parque Dom Pedro. (Foto: Felipe Souza/Folhapress).

  • 12h25  

    Alguns passageiros embarcaram pela porta traseira dos ônibus após a liberação do terminal Bandeira incentivados pelos sindicalistas. Objetivo é normalizar a circulação após as duas horas de paralisação de motoristas e cobradores.

  • 12h20  

    Segundo balanço da SPTrans, ao menos oito terminais já foram liberados após protesto de motoristas e cobradores de ônibus. São eles: Cidade Tiradentes, Grajaú, Mercado, Parque Dom Pedro, Pinheiros, Sacomã, São Mateus e Princesa Isabel. A reportagem também constatou a reabertura do Bandeira e Santo Amaro.

  • 12h11  

    Alguns funcionários impedem a entrada de passageiros em coletivos já superlotados no terminal Bandeira. Ônibus já entram e saem normalmente, mas ainda há, ao menos, três plataformas lotadas no local.

  • 12h08  

    Após duas horas de espera, ônibus que seguiria para o terminal Varginha e foi impedido de sair do terminal Bandeira, próximo das 10h, consegue sair. Parte dos passageiros permaneceu no interior do coletivo durante todo o período da paralisação.

  • 12h03  

    Ônibus começam a sair no terminal Parque Dom Pedro após paralisação de duas horas. No terminal Bandeira chega primeiro coletivo. Filas acumulam mais de 70 pessoas nas plataformas.

notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade