Atos contra o governo Dilma são realizados neste domingo (15) em cidades de ao menos 16 Estados, além do Distrito Federal.
Em São Paulo 240 mil manifestantes se reúnem em frente ao Masp, segundo a Polícia Militar.
Em Brasília, 40 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. O público já se dispersa.
No Rio de Janeiro, a concentração é na orla de Copacabana, onde mais de 15 mil manifestantes fecharam a av. Atlântica.
Também há protestos em Recife, Belo Horizonte, Salvador e São Luís, entre outras cidades.
Os atos, que tiveram adesão mais forte do que o previsto pelo governo, foram classificados de "significativos" por assessores presidenciais. O Planalto comemorou o fato de terem transcorridos sem incidentes.
Estão marcadas para este domingo manifestações contra o governo Dilma em ao menos 65 cidades. Acompanhe a cobertura ao vivo pela Folha.
RIO: A pedagoga Cristina Queiros, 52, trouxe tampas de panela para a manifestação no Rio. Ela afirma que quis remeter ao panelaco que ocorreu no último dia 8 durante pronunciamento da presidente Dilma. Foto: Felipe Gutierrez/Folhapress
RIO - O protesto no posto 5 da praia de Copacabana é organizado pelo Movimento Brasil Livre e pelo Vem Para a Rua.
RIO - Marcado para as 9h30, o ato deve sair da praia de Copacabana, em marcha, em direção ao Leme, às 11h.
RIBEIRÃO PRETO - Cerca de 800 manifestantes estão reunidos na praça Carlos Gomes, em Ribeirão Preto, segundo a PM. Com apitos, faixas e usando verde, amarelo e azul, o grupo deverá percorrer as ruas. O Movimento Livre Brasil vende camisetas a R$ 10.
BELO HORIZONTE - Os manifestantes já estão na Praça da Liberdade, na zona sul de Belo Horizonte, para a manifestação contra o governo federal. Um dos primeiros grupos a chegar na praça foram militares da reserva e seus parentes que defende um golpe militar. A maioria dos manifestantes veste verde e amarelo e grita "Fora Dilma".
RECIFE - No Recife, centenas de manifestantes estão concentrados na orla da praia de Boa Viagem. A maioria veste camisetas nas cores verde e amarela, algumas personalizadas para o protesto. Os manifestantes também levam bandeiras do Brasil, apitos, narizes de palhaço, buzinas e cartazes contra o governo Dilma e o PT. Entre os manifestantes há famílias com crianças e muitas pessoas na faixa dos 50 e 60 anos. No trio elétrico que foi contratado pelos organizadores do evento, o locutor pediu para os moradores da orla baterem panelas, mas até o momento não houve panelaço. O locutor também puxou o coro "Fora Dilma", que foi acompanhado pelos manifestantes. Os manifestantes do grupo Vem Pra Rua, um dos organizadores do protesto, levaram um boneco gigante de Olinda vestido de juiz com uma mangueira, representando o juiz Sérgio Moro, que atua no caso investigado pela Operação Lava Jato. Alguns ciclistas que passavam pela ciclovia e cerca de dez apartamentos da orla de Boa Viagem também exibiram bandeiras do Brasil.
RIO - Protesto teve início no Posto 5, na Praia de Copacabana. Crédito: Fabio Brisolla/Folhapress
RIO - Manifestantes pedem intervenção militar em concentração em Copacabana, no Rio. Crédito: Felipe Gutierrez/Folhapress