Publicidade

Poder

Debate Band com os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)

O debate da TV Bandeirantes com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi dividido em cinco blocos. Os quatro primeiros de confronto direto entre os participantes. No último, cada um fez suas considerações finais em dois minutos.

A mediação foi feita pelo jornalista Ricardo Boechat, sem espaço para perguntas de jornalistas.

A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de ter contado com a participação dos jornalistas Gustavo Uribe, Andreia Sadi, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paulo Gama, Bernardo Mello Franco, Joelmir Tavares e Mônica Bergamo, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Erica Fraga e Johanna Nublat.

Dilma e Aécio durante o debate na Band; veja galeria de fotos

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 22h30  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Dilma repete que o governo petista tirou 36 milhões de pessoas da miséria. Segundo dados do Ipea, instituto de pesquisa econômica ligado ao Planalto, havia 14,9 milhões de miseráveis em 2002, último ano antes do governo petista, e 6,5 milhões em 2012. Os 36 milhões são os beneficiários do Bolsa Família que receberam complemento de renda e, segundo o governo, deixaram de ser ameaçados pela miséria.

  • 22h31  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Em sua apresentação inicial, o candidato Aécio Neves afirma que é o candidato da mudança profunda. Também falou dos avanços nas últimas décadas e da estabilidade da moeda nos anos 90. O candidato afirmou que o Brasil melhorou no governo Lula, mas que parou de melhorar nos últimos quatro anos de Dilma, falou de piora dos indicadores sociais mas não citou quais.
    Aécio falou que é o governo que vai unir consciência e essência, que vai tirar o Brasil da lanterna do crescimento econômico e dos piores indicadores sociais, sem dizer quais.

  • 22h31  

    Cada pergunta poderá ter um minuto, a resposta terá até dois minutos, e réplica e tréplica, um minuto cada. Dilma começa, por ordem definida em sorteio

  • 22h32  

    Veja o que os candidatos pensam sobre o Bolsa Família

    Imagem
  • 22h33  

    Eliane Cantanhêde Colunista da Folha A palavra chave da apresentação de Dilma foi "inclusão". A de Aécio, "mudança". Esse vai ser o tom do debate de agora.

  • 22h34  

    Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que Aécio foi contra o programa Mais Médicos e afirma que a proposta do opositor para a Saúde inviabiliza o programa. Ela então pergunta o que o tucano acha de sua promessa de criar o Mais Especialidades, que seria focado em levar médicos especialistas a regiões remotas.

  • 22h34  

    FOLHA COMENTA Samantha Lima Os recentes escândalos de corrupção alçaram a Petrobras à condição de tema indispensável de todos os debates presidenciais. O encontro de hoje, porém, será o primeiro realizado depois de revelado o conteúdo do depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa à Justiça Federal, na semana passada, em processo que apura desvio de recursos da Petrobras. Ao juiz Federal Sérgio Moro, Costa disse que um esquema de arrecadação de recursos desviados de obras, com a participação de empreiteiras, abastecia os partidos PP, PT e PMDB. Os partidos rechaçaram as acusações.

  • 22h34  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio responde que todas as contas do governo mineiro foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Também justificou o investimento em saneamento como investimento em saúde, e criticou a participação do governo federal no custeio da saúde ao longo dos últimos 12 anos.
    Aécio fala que a proposta de Dilma chamada Mais Especialidades é uma cópia da proposta tucana.

  • 22h35  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Aécio fala que o país vive recessão e piora dos indicadores sociais, mas o desemprego continua em queda, o que torna questionável o diagnóstico de recessão.

    Já Dilma recrimina Aécio pelo voto do PSDB contrário à CPMF no governo Lula; no governo tucano, o PT votou duas vezes contra a CPMF. Uma exceção foi o então deputado Eduardo Jorge, que disputou a Presidência pelo PV neste ano e apoia Aécio.

  • 22h36  

    Dilma candidata do PT à Presidência Dilma retruca a afirmação de Aécio (que falou que parece que temos dois candidatos de oposição), dizendo que parece que temos dois candidatos de continuidade, pois ele só se compromete a manter os seus programas.

  • 22h36  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Aécio diz que o governo federal reduziu sua participação nos gastos públicos em saúde; a evolução das despesas federais no setor seguem regra criada no governo FHC, que determina aumento de acordo com o crescimento da economia.

  • 22h37  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Em sua primeira tréplica, Aécio Neves sorri e ironiza os dados apresentados por Dilma. Também chamou de irresponsável e mentirosa a oposição do PT. Propôs a reformulação do programa Saúde da Família e uma reestruturação do Mais Médicos, porém não falou como irá equiparar os salários dos médicos cubanos aos médicos brasileiros.

  • 22h37  

    . Entenda como o programa funciona.

    Imagem
  • 22h38  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que a campanha da adversária tem sido marcada pelos ataques e mentiras. Ele pergunta se ela não se arrepende da campanha que fez.

  • 22h38  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha ESPELHO INVERTIDO - Divertida a primeira parte do debate: Aécio dizendo que há dois candidatos de oposição, enquanto Dilma chama Aécio de candidato da situação.

  • 22h38  

    Dilma usa o terma "desviou" ao falar de dinheiro da saúde que Aécio não teria aplicado. Ele entrou na Justiça contra o uso desse termo.

  • 22h39  

    Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Dilma faz cara feia e isso é ruim. TV é forma e conteúdo.

  • 22h40  

    Dilma candidata do PT à Presidência Na resposta, Dilma diz que Aécio distorce os fatos e a realidade, citando a paternidade do Bolsa Família, agora reivindicada pelos tucanos. Também diz que ataca as propostas, como a de Arminio Fraga sobre diminuir o papel dos bancos públicos e a importância do financiamento deles a agricultura familiar. Dilma diz que as críticas são direcionadas às propostas, não as pessoas. E diz que o PSDB nunca fez programa social.

  • 22h41  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio retruca, na réplica, argumentando que o maior programa de transferência de renda não foi o Bolsa Família: foi o Plano Real. Ele acrescenta que o PT combateu o plano "com todas as forças"

  • 22h42  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha BOLSA FAMÍLIA, A CHANCE - Aécio conseguiu a brecha que queria para garantir que seu governo não vai acabar com a Bolsa Família, boato muito espalhado nas redes sociais.

vídeos

notícias

Pixel tag
Publicidade
Publicidade