Publicidade

Mundo

Marcha contra o terrorismo em Paris reúne mais de 1,5 mi de pessoas

Sob forte esquema de segurança, milhares de pessoas participam da marcha da República neste domingo em Paris.

Segundo as agências de notícias, o público superou 1,5 milhão de pessoas em Paris. Somados os atos paralelos em outras províncias, são 3,7 milhões de pessoas nas ruas de todo o país.

Mais de 50 líderes mundiais estão na capital francesa para protestar contra o terrorismo. Entre eles estão o palestino Mahmoud Abbas e o israelense Benjamin Netanyahu.

"Paris hoje é a capital do mundo", afirmou o presidente francês, François Hollande.

Antes do início da passeata, o público reunido em torno da praça da República cantou a Marselhesa, o hino nacional criado durante a Revolução Francesa.

Várias pessoas gritaram palavras de ordem, como ‘viva a França!’.

Em outra frente, ministros do Interior de diversos países europeus se reuniram em Paris para coordenar novas medidas para endurecer a luta contra o terrorismo.

A marcha histórica acontece após ataque ao jornal 'Charlie Hebdo' e do sequestro de reféns em um mercado judaico nesta semana. Essa série de eventos deixou 17 mortos.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h04  

    Imagem

    Place de la Republique (Praça da República) totalmente tomada para Marcha que acontece em Paris em homenagem a vítimas dos ataques desta semana. 1 milhão de pessoas são esperadas no ato (Bertrand Guay/AFP)

  • 12h05  

    Quase 50 chefes de Estado estão presentes em Paris para a manifestação, entre eles o premiê Britânico, David Cameron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy e o premiê italiano, Matteo Renzi.

  • 12h07  

    Inimigos também estarão juntos hoje em Paris, é o caso de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina e Benjamin Netanyahu, premiê israelense e de Sergei Lavror, chanceler russo e Petro Poroshenko.

  • 12h10  

    Apesar de estarem no mesmo local, O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, posaram para os fotógrafos separadamente.

  • 12h13  

    O premiê britânico, David Cameron, postou a seguinte frase em seu Twitter: "Nos manifestaremos juntos em defesa de nossos valores e das vítimas de 'Charlie Hebdo'"

  • 12h26  

    O presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes mundiais se preparam para iniciar a marcha. Eles estão à frente da multidão que fará a passeata pelas ruas de Paris.

  • 12h28  

    Os participantes caminharão da praça da República à praça da Nação e terão dois itinerários disponíveis, um de 3 km e outro de 3,5 km.

  • 12h29  

    Por volta das 15h25 em Paris (12h25 em Brasília), começa a marcha, com os líderes mundiais à frente.

  • 12h31  

    Antes de começar a marcha, a multidão cantou a Marselhesa, o hino nacional da França, e bradaram gritos como "Viva a França!"

  • 12h36  

    Líderes da Itália, Turquia, Reino Unido, Espanha, Israel e Palestina caminham lado a lado, com os braços unidos.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade