Descrição de chapéu
eleições 2018Eleições 2018: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad se enfrentam no segundo turno
O deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) se enfrentarão no segundo turno da eleição para presidente, no próximo dia 28.
Na região sudeste, apenas o Espírito Santo decidiu o governo do estado no primeiro turno –Renato Casagrande, do PSB, foi eleito. São Paulo terá segundo turno entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB). No Rio de Janeiro, a disputa será entre Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM). Já em Minas Gerais o pleito será entre o candidato do Novo, Romeu Zema, e o tucano Antonio Anastasia.
No Paraná, Ratinho Junior, do PSD, foi eleito no primeiro turno. Em segundo lugar, ficou a atual governadora, Cida Borghetti, (PP).
Outro estado também com governo decidido já no primeiro turno é o Maranhão. Reeleito, Flávio Dino, do PC do B, derrotou Roseana Sarney.
Veja os resultados em outros estados:
* Com folga, petista Camilo Santana é reeleito governador do Ceará
* Leite, do PSDB, e Sartori, do MDB, disputam segundo turno no RS
* José de Anchieta, do PSDB, e Antonio Denarium, do PSL, disputam segundo turno em Roraima
* Wellington Dias é eleito governador do Piauí pelo quarto mandato
- 7h25 7.out
Você consegue identificar o que é notícia falsa e o que não é sobre as eleições?
Desde o dia seis de agosto, a Folha e outras 23 organizações de mídia brasileiras integram o projeto Comprova, coalizão que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018.
O trabalho é capitaneado pelo First Draft, da Universidade Harvard, nos EUA, especializado em buscar estratégias para combater "fake news".
- 7h29 7.out
Saiba qual a ordem de votação nas eleições 2018
Nestas eleições de 2018, você vai escolher seis candidatos. A ordem é a seguinte:
1 - Deputado federal
2 - Deputado estadual ou distrital
3 - Primeira vaga de senador
4 - Segunda vaga de senador
5 - Governador
6 - Presidente da República.
- 7h32 7.out
Editorial: A democracia merece respeito
Os brasileiros irão às urnas neste domingo (7) confiantes na democracia que construíram nas três décadas que se seguiram ao ocaso da ditadura militar. Segundo o Datafolha, 69% acham que essa é a melhor forma de governar o país.
A população nunca expressou tanto apreço pelas regras do jogo democrático como agora. Em 1989, quando o Brasil votou para presidente pela primeira vez após o fim do regime autoritário, somente 43% dos eleitores pensavam assim.
Estão inscritos 147 milhões de eleitores, o dobro do que havia quando a democracia foi restaurada. Eles são mais instruídos e experientes -portanto, mais capacitados para fazer boas escolhas.
- 7h34 7.out
Folha faz um guia para você com as principais dicas para o dia do voto
Veja as principais dicas para votar neste primeiro turno.
NO DIA DO VOTO
Primeiro turno
7 de outubroHorário local
Das 8h às 17hQuem é obrigado a votar
Brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Quem completou 16 anos já pode votar, mas não é obrigatório; o mesmo vale para maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.Onde votar
Consulte no site do TSE por nome ou número do título de eleitor. Você também pode ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor dos TREs de SP, MG, RS, GO e CE no telefone 148. Para os outros estados, consulte o site do TSE ou do TRE do seu estado.Estou fora da minha cidade de votação
Você pode justificar no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, nos locais onde há votação. - 7h44 7.outNas ruas
SP libera trânsito na Paulista e no Minhocão por causa da eleição
A cidade de São Paulo terá esquema especial no trânsito no domingo (7) das eleições. Entre as principais alterações está a liberação do elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, que ficará aberto para o trânsito das 7h às 18h.
A avenida Paulista não será aberta aos pedestres, como costuma acontecer aos domingos, assim como outras vias que integram o programa Ruas Abertas. A medida atende a pedido do Tribunal Regional Eleitoral para facilitar o acesso aos locais de votação.
Rivaldo Gomes/Folhapress Vista da avenida Paulista; via não será fechada para carros neste domingo (7) por causa do 1º turno das eleições Também haverá reforço de 50% na frota de ônibus em comparação com os outros domingos. Além disso, o estacionamento estará liberado no domingo em vagas com placa de proibido estacionar, com exceção de corredores e faixas exclusivas de ônibus e das vias de trânsito rápido.
A Zona Azul funcionará normalmente no Mercado da Cantareira, parque da Aclimação, praça Charles Miller e parque do Ibirapuera. No Metrô, a linha 4-amarela, que costuma ficar fechada para obras aos domingos, funcionará normalmente. A linha 5-lilás também estará com a operação normal, com exceção das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, que seguem com funcionamento das 10h às 15h.
- 7h52 7.out
Confira os principais momentos do 1º turno da campanha presidencial de 2018
O primeiro turno da campanha presidencial de 2018 chega ao fim neste domingo (7) como a disputa mais incomum desde a redemocratização do país.
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) indica que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa com 40% dos votos válidos, seguido pelo ex-prefeito petista Fernando Haddad (25%).
A pesquisa sugere que haverá segundo turno e indica que 22% dos eleitores podem mudar o voto. Para vencer hoje, Bolsonaro precisa atingir a maioria dos votos válidos.
- 8h00 7.outCandidatos à Presidência
Ainda não sabe em quem votar para presidente? Confira a proposta de cada candidato
Você ainda não escolheu seu candidato (a) ao cargo de presidente? Clique aqui e confira a proposta de cada postulante ao Palácio do Planalto.
Bruno Santos/ Folhapress Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Haddad (PT), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB) e Cabo Daciolo (Patriota) em debate na TV Record - 8h17 7.out
Haddad toma café com militantes no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) chega ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde toma café com militantes. Ele chegou acompanhado do candidato ao governo de São Paulo Luiz Marinho e os candidatos ao Senado. (Catia Seabra)
Catia Seabra/Folhapress O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) durante café com militantes no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo - 8h22 7.out
Bolsonaro deixa condomínio e segue para local de votação
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) deixou sua casa em um condomínio na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, às 8h19 deste domingo (7) para registrar seu voto em uma escola municipal que fica dentro da Vila Militar, em Deodoro, também na zona oeste.
Bolsonaro foi votar acompanhado de seu filho mais velho Flávio, candidato a senador pelo Rio, no mesmo partido do pai.
Após a votação do pai, Flávio seguirá para sua sessão eleitoral, em Vila Isabel, zona norte da cidade.
Às 8h15, um pequeno grupo de dez eleitores curiosos acompanhavam a movimentação de jornalistas e policiais federais na entrada do condomínio onde o presidenciável tem casa.
Motoristas buzinaram em apoio quando a comitiva de seis carros de vidros escuros deixou o local. (Lucas Vettorazzo)
- 8h22 7.outCandidatos à Presidência
Projeto confere veracidade de 106 boatos sobre eleições em dois meses
A campanha eleitoral chega ao fim do primeiro turno com as notícias falsas em alta. Em dois meses, o Comprova totalizou, até esta sexta-feira (5), 106 verificações, das quais 98 falsas. Foram 34 checagens em agosto e 72 em setembro e nos primeiros dias de outubro.
Capitaneado pelo First Draft, da Universidade Harvard, nos EUA, o projeto, uma coalizão de 24 veículos de mídia brasileira, dentre eles a Folha, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições, começou a atuar no Brasil em 6 de agosto, dez dias antes da corrida eleitoral começar oficialmente.
Confira aqui todos os boatos checados.
Folhapress Montagem candidatos a presidência