• Mundo

    2024-04-19 04:45

    AO VIVO

    Donald Trump é eleito presidente dos EUA; siga repercussão

    Atualizado às 29/11/2016 12h28

    Donald Trump, 70, foi eleito nesta quarta (9) o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O resultado contrariou a maioria das pesquisas, que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.

    O empresário republicano será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política, o mais velho já eleito e também o mais rico.

    Veja as últimas notícias sobre a repercussão da eleição de Trump.

    Mike Segar/Reuters
    Donald Trump discursa em Nova York após ser eleito presidente dos EUA
    Donald Trump discursa em Nova York após ser eleito presidente dos EUA

    Acompanhe

    Caro leitor, encerramos a cobertura ao vivo das repercussões das eleições nos EUA. Continue acompanhando as principais notícias do mundo no site da Folha de S.Paulo.

    Manifestantes fecham importante freeway de Los Angeles

    Manifestantes fecharam uma importante freeways de Los Angeles em protesto contra o presidente eleito Donald Trump, na noite de quarta-feira (9).

    Em outro protesto, ao menos cinco mil pessoas se reuniram em frente à prefeitura em uma caminhada de mais de uma hora pelas ruas da cidade.

    Fernanda Ezabella/Folhapress
    Manifestantes fecharam uma das principais freeways de Los Angeles na noite de quarta-feira
    Manifestantes fecharam uma das principais freeways de Los Angeles na noite de quarta-feira

    Manifestantes caminham pelas ruas de Los Angeles em ato contra Trump

    Cerca de cinco mil pessoas se reuniram na frente da prefeitura de Los Angeles na noite de quarta-feira (9), com cartazes, bandeiras e gritos de guerra contra o presidente eleito Donald Trump.

    Leia aqui a reportagem completa

    Fernanda Ezabella/Folhapress
    Manifestantes contrários a Donald Trump durante ato em Los Angeles
    Manifestantes contrários a Donald Trump durante ato em Los Angeles

    Manifestantes contrários ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, fazem protesto pelas ruas de Los Angeles.

    Fernanda Ezabella/Folhapress
    Manifestantes contrários a Donald Trump durante ato em Los Angeles
    Manifestantes contrários a Donald Trump durante ato em Los Angeles

    Manifestantes marcham por Nova York para 'demitir' Donald Trump

    Eles marcharam 45 ruas sob a chuva para dar um recado ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump: "Você está demitido".

    O bordão de Trump no reality "O Aprendiz" foi um dos vários gritos que ecoaram entre milhares de manifestantes em Nova York e em pelo menos outras seis cidades dos EUA na noite de quarta-feira (9), menos de 24 horas após o republicano ser escolhido como o novo chefe da Casa Branca.

    "Eu avisei, eu avisei", disse Michael Moore à Folha, no meio da multidão.

    Leia aqui a reportagem completa

    Spencer Platt/Getty Images/AFP
     NEW YORK, NY - NOVEMBER 09: Thousands of anti-Trump protesters shut down 5th Avenue in front of Trump Tower as New Yorkers react to the election of Donald Trump as president of the United States on November 9, 2016 in New York City. Trump defeated Democrat Hillary Clinton in an upset to become the 45th president. Spencer Platt/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    Manifestantes protestam em Nova York contra a eleição de Donald Trump para presidente

    Manifestantes se reúnem no Union Square, em NY, para ato contra Trump

    Centenas de manifestantes começam a se reunir no Union Square, em Nova York, para ato contra a vitória de Donald Trump, nas eleições americanas. O grupo grita: "Donald gotta go" (Donald tem que ir, em português).

    Desde o anúncio da vitória do republicano, grupos espalhados por todo o país realizam protestos nesta quarta (9) e organizam atos para os próximos dias.

    Anna Virginia Balloussier
    Protesto em Nova York. Centenas na Union Square gritam que "Donald gotta go".
    Protesto contra vitória de Trump na Union Square, em Nova York

    Charge sobre vitória de Donald Trump nas eleições americanas

    Adão
    charge eleições americanas

    Hillary conquistou menos votos do eleitorado feminino que Obama

    Hillary Clinton, que poderia ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, não teve apoio em massa dentro do gênero.

    Em percentuais, a democrata conquistou 54% dos votos femininos, menos que os 55% conquistados pelo também democrata Barack Obama em 2012.

    Eleitoras brancas sem diploma universitário (17% do total) aderiram em peso a Trump: foram 62% dos votos para o republicado contra os 34% de Hillary.

    Ao todo, as mulheres representam 52% do eleitorado do país.

    Carlos Barria/Reuters
    Hillary Clinton discursa em hotel em Nova York, nos EUA, após ser derrotada pelo republicano Donald Trump na eleição presidencial
    Hillary Clinton discursa em hotel em Nova York, nos EUA, após ser derrotada pelo republicano Donald Trump na eleição presidencial

    Presidente eleito, Trump sempre gostou de brigas e entradas triunfais

    Donald John Trump, 70, tem gosto por entradas triunfais. Anunciou sua candidatura à Casa Branca com um delas, descendo a escada rolante da Trump Tower. Nos anos 1990, combinou smoking e luvas de boxe para chegar numa festa que deu para si, num período em que se reerguia após a ruína de vários negócios seus.

    O presidente eleito dos EUA não gosta de ir à lona. "Nunca fracassei, porque sempre transformei fracassos em êxitos", disse a seu biógrafo Michael D'Antonio em 2014.

    Naquela rodada de entrevistas, também afirmou ser um homem "sem heróis", com dificuldade de reverenciar terceiros ("a maioria das pessoas não é digna de respeito") e com paixão por brigas -em seu best-seller "A Arte da Negociação" (1987), ele lembra de quando deu um olho roxo num professor de música porque achou que ele não sabia muito do ofício. "Desde cedo eu tinha a tendência em defender minhas opiniões de um jeito muito enérgico."

    Leia aqui a reportagem completa

    Wilbur Funches - mar.1988/Associated Press
    FILE - In this March 1988 file photo, Donald Trump stands next to one of his three Sikorsky helicopters at the New York Port Authority's West 30th Street Heliport in New York. (AP Photo/Wilbur Funches, File) ORG XMIT: NY567
    Donald Trump ao lado de um dos seus helicópteros Sikorsky em Nova York

    Renan avalia que eleição de Trump não afeta relação dos EUA com Brasil

    O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cumprimentou, no fim da tarde desta quarta-feira (9), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

    O peemedebista avaliou que a surpreendente vitória do republicano sobre a adversária democrata, Hillary Clinton, não vai afetar as relações do país com o Brasil.

    "O Brasil está preparado para ter uma relação institucional cada vez mais qualitativa. Aproveito a oportunidade para, em nome do Parlamento brasileiro, cumprimentar o presidente eleito", afirmou Renan.

    Leia a reportagem completa

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024