AO VIVO
Donald Trump é eleito presidente dos EUA; siga repercussão
Donald Trump, 70, foi eleito nesta quarta (9) o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O resultado contrariou a maioria das pesquisas, que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.
O empresário republicano será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política, o mais velho já eleito e também o mais rico.
Veja as últimas notícias sobre a repercussão da eleição de Trump.
Mike Segar/Reuters | |
Donald Trump discursa em Nova York após ser eleito presidente dos EUA |
acompanhe
Segundo a CNN, o republicano Donald Trump leva o Estado de Ohio, uma das regiões-chave das eleições americanas.
Ele, com isso, soma 18 votos no colégio eleitoral e chega a 167; a democrata Hillary Clinton permanece com 109
Diz a CNN: Hillary Clinton leva o Novo México (e soma 5 votos no colégio eleitoral) e Donald Trump o Missouri (mais 10 votos)
Agora, o placar de votos no colégio eleitoral está em 149 para o republicano contra 109 para a democrata
Dois mascarados de Hillary Clinton e Donald Trump foram vistos circulando pelas ruas de Los Angeles, como parte de uma campanha de conscientização de votos, relata Fernanda Ezabella. Infelizmente, poucos queriam tirar fotos com os dois juntos. Em West Hollywood, Hillary Clinton é a grande favorita e rainha dos selfies.
Os mercados futuros americanos (uma espécie de espelho sobre como as Bolsas dos EUA vão reagir pela manhã, quando as operações tiverem início) recuaram com força, com a possibilidade de uma vitória do candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump.
O índice futuro do S&P 500, que engloba 500 grandes empresas americanas e, portanto, é um bom indicador da maior economia mundial, recuava 3%.
As Bolsas asiáticas também estavam em queda. Até a 1h (hora de Brasília), a Bolsa de Valores de Tóquio recuava 2,2%, e a de Seul (Coreia do Sul), 1,9%.
O peso mexicano também vem sendo castigado com o crescimento das chances de uma vitória do Trump. A moeda à vista (referência para os mercados financeiros) tem queda de 6,3%. A economia mexicana é fortemente influenciada pelas vendas para os EUA, que poderiam ser afetadas com a chegada do republicano ao poder.
Novas projeções da CNN indicam vitórias de Donald Trump em Louisiana e Montana, e de Hillary Clinton em Connecticut. O republicano está à frente, com 139 votos no colégio eleitoral contra 104 da democrata
Com isso, o quadro é o seguinte:
Vitória de Hillary Clinton:
- Vermont (3 votos no colégio eleitoral)
- Massachussets (11 votos no colégio eleitoral)
- Rhode Island (4 votos no colégio eleitoral)
- Nova Jersey (14 votos no colégio eleitoral)
- Maryland (10 votos no colégio eleitoral)
- Distrito de Colúmbia (3 votos no colégio eleitoral)
- Delaware (3 votos no colégio eleitoral)
- Illinois (20 votos no colégio eleitoral)
- Nova York (29 votos no colégio eleitoral)
- Connecticut (7 votos no colégio eleitoral)
TOTAL: 104 votosVitória de Trump:
- Tennessee (11 votos no colégio eleitoral)
- Mississippi (6 votos no colégio eleitoral)
- Oklahoma (7 votos no colégio eleitoral)
- Virgínia Ocidental (5 votos no colégio eleitoral)
- Indiana (11 votos no colégio eleitoral)
- Kentucky (8 votos no colégio eleitoral)
- Kansas (6 votos no colégio eleitoral)
- Dakota do Norte (3 votos no colégio eleitoral)
- Dakota do Sul (3 votos no colégio eleitoral)
- Wyoming (3 votos no colégio eleitoral)
- Alabama (9 votos no colégio eleitoral)
- Carolina do Sul (9 votos no colégio eleitoral)
- Nebraska (três quintos dos votos; 5 votos no colégio eleitoral)
- Montana (3 votos no colégio eleitoral)
- Texas (38 votos no colégio eleitoral)
- Louisiana (8 votos no colégio eleitoral)
- Arkansas (6 votos no colégio eleitoral)
TOTAL: 139 votosEntre o criativo e o tedioso, sites americanos propõem aos eleitores maneiras lúdicas de acompanhar as eleições. A rádio pública NPR, a mais tradicional dos Estados Unidos, convida seus ouvintes a ver tinta secar —literalmente— sobre um mapa em que os Estados vão sendo pintados de azul, para Hillary, e vermelho, para Trump.
A "New York Magazine" convidou modelos para deitar sobre um mapa do país enquanto seus corpos são pintados de acordo com a apuração das urnas ao vivo.
Direto da Redação da rádio NPR
Veja ao vivo a Redação da rádio NPR, onde é possível assistir à tinta secando'New York Magazine' ilustra eleições com pintura corporal
Veja modelos tingidos com as cores dos partidos nos Estados em disputaCom o bom desempenho de Trump nas urnas, o peso mexicano despenca e tem a sua maior queda em 20 anos, relata Patrícia Campos Mello, enviada especial à Flórida.
Trump posta foto ao lado da família enquanto acompanha a apuração
Trump posta foto ao lado da família enquanto acompanha a apuração
Os republicanos vão manter o controle que têm da Câmara dos Representantes há seis anos, de acordo com projeções de redes de televisão divulgadas na noite desta terça (8).
As redes ABC e NBC informaram que os republicanos, como previsto em pesquisas de opinião, manteriam o controle da Câmara, maioria que eles já têm desde 2011.
O mandato dos integrantes da Câmara tem dois anos de duração, e a renovação ou reeleição vale para todos. Os republicanos chegaram a esta eleição com 246 cadeiras, contra 186 dos democratas e três vagas abertas.
O site Upshot do "New York Times" indica que Hillary Clinton tem entre 50% e 58% de chance de vencer a eleição (está flutuando).
Antes de fecharem as urnas, probabilidade era de 85%