Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Seleção feminina perde a terceira partida e se complica

    A seleção brasileira feminina de basquete perdeu o seu terceiro jogo na Rio-2016 e está praticamente eliminada da competição. O time comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa foi derrotado por Belarus, por 63 a 65 na Arena da Juventude, em Deodoro.

    O público empurrou o time e as jogadoras brigaram até o último momento para superar a marcação adversária. No último lance, a ala Iziane tentou o arremesso de três pontos que poderia dar a vitória ao Brasil, mas a bola bateu no aro e não entrou. O público aplaudiu o time no fim. Leia mais aqui.

    Carlos Osorio/Associated Press
    A brasileira Erika durante derrota para Belarus
  • 9/8

    Após solo, Brasil está em último na final

    Ao fim da segunda rotação, o Brasil está em último entre as oito equipes que disputam a final, com 83.731 pontos. Os EUA lideram com 93.365, seguidos de China e Rússia.

    O Brasil não foi bem no solo. Jade Barbosa tirou 14.266, Rebeca Andrade, 12.966, e Flavia Saraiva, 14.500. As ginastas agora vão para o salto.

    Damir Sagolj/Reuters
    Jade Barbosa se apresenta no solo
  • 9/8

    Mariana Silva perde em disputa do bronze

    A judoca Mariana Silva perdeu a medalha de bronze na categoria meio-médio (até 63 kg) no judô. Ela foi derrotada pela holandesa Anicka van Emden.

    Apesar do resultado, a brasileira surpreendeu até mesmo membros da comissão técnica, que pouco esperavam da judoca. Ela subiu ao pódio em competições internacionais apenas uma vez nesse ciclo.

    As duas não conseguiram encaixar golpes na primeira metade da luta. Mariana então sofreu um yukô no terceiro minuto de combate. A adversária evitou o confronto e administrou o resultado.

    Mais cedo, Mariana foi derrotada pela eslovena Tina Trstenjak na semifinal.

    Antes de Anicka e Tina, a brasileira havia vencido a húngara naturalizada ganense, Szandra Szogedi, a alemã Martyna Trajdos e a israelense Yarden Gerbi.

    Nesta segunda (8), Rafaela Silva conquistou na categoria até 57kg o primeiro ouro do Brasil na Rio-2016.

    Reprodução/ Time Brasil

  • 9/8

    Público vai da euforia à decepção com Rebeca

    A torcida foi da euforia ao desapontamento com a apresentação de Rebeca Andrade. O público gritou, aplaudiu e até bateu palmas ao som da música, até ela cair na última acrobacia. A torcida está dando um show na Arena Olímpica e já vaiou as notas dadas a Rebeca e Jade Barbosa no solo e a Flávia Saraiva na trave.

  • 9/8

    Brasileiras ficam em oitavo nos saltos ornamentais

    Com 280,98 pontos, a dupla brasileira Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso ficou na oitava posição na plataforma de 10 m sincronizada dos saltos ornamentais.

    Ruolin Chen e Huixia Liu, da China, levaram o ouro com 354 pontos.

    Jun Hoong e Pandelela Rinong, da Malásia, ficaram com a medalha de prata. O bronze foi para o Canadá, com Meaghan Benfeito e Roseline Filion.

    Esse é o terceiro ouro da China na modalidade —no domingo (7) venceram a competição feminina da plataforma de 3 m e na segunda (8) a masculina da plataforma de 10m.

    Wong Maye-E/Associated Press
    Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira ficaram na oitava colocação
    Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira ficaram na oitava colocação
  • 9/8

    Antes da disputa do bronze, Mariana Silva recebe apoio de melhor amiga

    Antes de entrar no tatame para a disputa do bronze, Mariana Silva recebeu o apoio de sua melhor amiga, Fabiana Oliveira. Ambas são de Peruíbe (SP), onde caíram no judô quando crianças.

    "Sua hora chegou. Vamos lá. Sua pegada é forte", diz Fabiana Oliveira para Mariana, que não responde e permanece focada.

    Marcel Merguizo/Folhapress
    melhor amiga de Mariana Silva vai dar apoio a judoca
    Amiga de Mariana Silva apoia judoca brasileira antes de disputa pelo bronze
  • 9/8

    Amigos de Mariana Silva exibem bandeira do Brasil com mensagens de apoio

    Na torcida, amigos da brasileira Mariana Silva exibem bandeira do Brasil com mensagens de apoio em japonês. Mariana morou por cinco anos no país asiático.

    A judoca fala japonês fluentemente e levou a bandeira para a Vila Olímpica. Hoje deixou com a amiga de infância e também judoca Fabiana Oliveira.

    Por volta das 17h (de Brasília) Mariana disputa a medalha de bronze na categoria meio-médio (até 63 kg) com a holandesa Anicka van Emden.

    Marcel Merguizo/Folhapress
    Bandeira com mensagens em japonês que os amigos de Mariana Silva enviaram para ela. A judoca brasileira morou por 5 anos no país asiático
    Bandeira do Brasil para Mariana Silva com mensagens em japonês
  • 9/8

    Seleção feminina deixa Belarus empatar no terceiro quarto

    Com espaços abertos na defesa e baixo aproveitamento nos arremessos, a seleção brasileira de basquete feminino deixou o Belarus empatar o placar no terceiro quarto da partida: 50 a 50. A torcida tenta empurrar o time na Arena da Juventude, em Deodoro com gritos de "Brasil, Brasil, Brasil!".

    Cestinha do time nacional nos últimos dois jogos, a ala Iziane fez apenas dois pontos até agora.

  • 9/8

    Dupla feminina busca a segunda vitória na areia

    Uma das favoritas à medalha de ouro no vôlei de praia, a dupla brasileira formada por Larissa Maestrini e Talita Rocha enfrenta neste momento as americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat.

    Na estreia, as brasileiras venceram por 2 sets a 0 as russas Ekatarina Birlova e Evgenia Ukulova.

    Ruben Sprich/Reuters
    Talita e Larissa comemoram vitória sobre as russas na Rio-2016
  • 9/8

    Brasil termina primeira rotação em sétimo

    O Brasil encerrou a primeira rotação, na trave, em sétimo lugar, com 41.999. Os EUA lideram com 46.866, seguidos de Rússia e Grã-Bretanha.

    Flávia Saraiva foi a melhor brasileira, com nota 14.833. Daniele Hypólito recebeu 14.133, e Jade Barbosa, 13.033.

    Rebecca Blackwell/Associated Press
    Flávia Saraiva se apresenta na trave
  • Atualizando

calendário

medalhas

países