Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Romenos sacam para a vitória, torcida grita 'eu acredito'

    Situação delicada para os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares na partida contra a dupla da Romênia.

    Se a dupla romena vencer o game, avança para as semifinais.

    Torcida tenta incentivar Melo e Soares gritando 'eu acredito'.

  • 9/8

    Bandeira com história

    Robson Guimarães, 25, chegou ao Maracanãzinho com sua bandeira olímpica cheia de autógrafos que acumula desde Londres-2012. A meta é preencher os dois lados com assinaturas de atletas e torcedores.

    As seleções de vôlei masculino e feminino já autografar a a bandeira. E ele ainda tenta comprar ingressos para os jogos no Rio

    Marcel Merguizo/Folhapress
    Robson Guimarães, 25, chegou ao Maracanãzinho com sua bandeira olímpica cheia de autógrafos que acumula desde Londres-2020. A meta é preencher os dois lados com assinaturas de atletas e torcedores.
    Casal mostra bandeira com autógrafos desde Londres-2012
  • 9/8

    Na quadra central, Bellucci fecha primeiro set

    O brasileiro Thomaz Bellucci venceu por 6/2 o primeiro set da partida contra o uruguaio Pablo Cuevas, 21° colocado no ranking mundial do esporte.

  • 9/8

    No último set, romenos quebram serviço de Melo e Soares

    No terceiro e decisivo set da partida entra as duplas brasileira e romena, Marcelo Melo e Bruno Soares tiveram o serviço quebrado já no terceiro game.

    Logo em seguida, os brasileiros não conseguiram reagir e deixaram Florin Mergea e Horia Tecau confirmarem a quebra.

    O set está 3 a 1 para os europeus.

    Os brasileiros precisam, agora, correr atrás dos adversários para avançarem à semifinal.

    Listados entre os dez melhores do mundo nas duplas, Melo e Soares são esperança de uma medalha inédita para o tênis brasileiro.

  • 9/8

    O que você perdeu do dia olímpico?

    O Brasil quase conseguiu a sua terceira medalha. A judoca Mariana Silva chegou até a disputa do bronze, mas perdeu para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg).

    Toru Hanai/Reuters
    2016 Rio Olympics - Judo - Final - Women -63 kg Bronze Medal Contests - Carioca Arena 2 - Rio de Janeiro, Brazil - 09/08/2016. Mariana Silva (BRA) of Brazil reacts. REUTERS/Toru Hanai FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: ALP122
    Mariana Silva perdeu decisão do bronze

    No judô masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

    Apesar da ausência de novas medalhas, o Brasil teve vitórias importantes:

    - No basquete masculino, a seleção conseguiu derrotar a Espanha em jogo emocionante.

    - O boxe brasileiro estreou bem. Robson Conceição derrotou por nocaute técnico o lutador Anvar Yunusov, do Tadjiquistão, e avançou às quartas de final na categoria peso leve (até 60 kg).

    Mas o Brasil perdeu mais do que ganhou. Teve derrota do time masculino de handebol e no rúgbi e das equipes femininas de polo aquático e basquete.

    Na ginástica feminina, a equipe brasileira ficou na oitava colocação. A competição marcou o domínio das americanas, que venceram a final.

    No tênis, porém, os EUA tiveram uma derrota que mais surpreendeu. Serena Williams perdeu por 2 sets a 0 para a ucraniana Elina Svitolina e está eliminada da Rio-2016.

    Charles Krupa/Associated Press
    Serena Williams, of the United States, reacts during her loss to Elina Svitolina, of Ukraine, at the 2016 Summer Olympics in Rio de Janeiro, Brazil, Tuesday, Aug. 9, 2016. (AP Photo/Charles Krupa) ORG XMIT: OKRU154
    Serena Williams se despede da Rio-2016

    Protestos e reclamações

    A terça-feira teve protestos e reclamações. Após liminar de um juiz federal, liberando atos políticos em arenas da Rio-2016, os torcedores se manifestaram com cartazes.

    Alexandre Cassiano/NOPP
    Faixas com dizeres políticos em arenas da Rio-2016

    E a artista plástica Adriana Varejão reclamou. Isso porque a lona que traz estampada um de seus trabalhos mais célebres e estampa a fachada do Estádio Aquático está suja. "Virou um cubo cinza em vez de branco e azul", reclamou Varejão.

  • 9/8

    Melo e Soares fecham segundo set e empatam jogo contra romenos

    Os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares fecharam o segundo set da partida contra Florin Mergea e Horia Tecau, da Romênia.

    O jogo seguiu igual até o último game, quando os brasileiros precisaram de duas tentativas para quebrar o serviço dos adversários e fechar o set.

    Para empatar o jogo, os brasileiros contaram com grande participação da torcida, que vibra a cada ponta. Com frequência, ouvem-se gritos de 'Brasil, Brasil',

    A disputa por uma vaga na semifinal vai para o terceiro, e decisivo, set.

  • 9/8

    Bellucci e Cuevas já se enfrentam na quadra central

    Enquanto Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam a dupla romena, o outro brasileiro que joga nesta noite de terça, Thomaz Belluci, já enfrenta o uruguaio Pablo Cuevas.

    Se vencer, Bellucci avança para a terceira rodada do torneio e enfrenta o belga David Goffin, 13° do ranking mundial.

    O brasileiro confirmou o serviço e venceu o primeiro game do jogo.

  • 9/8

    Com oitavo lugar, brasileiras repetem Pequim-2008

    O Brasil, com erros na trave e no solo, não conseguiu melhorar sua melhor marca em uma final olímpica da ginástica feminina nesta terça-feira (9). A seleção terminou em 8º lugar, mesmo resultado obtido nos Jogos de Pequim, há oito anos. Apenas oito seleções disputam as finais na ginástica.

    "Se não tivesse ocorrido os erros com certeza poderíamos ter ficado em quarto ou quinto", disse Jade Barbosa logo após a final. Leia mais aqui.

    Damir Sagolj/Reuters
    2016 Rio Olympics - Artistic Gymnastics - Final - Women's Team Final - Rio Olympic Arena - Rio de Janeiro, Brazil - 09/08/2016. Rebeca Andrade (BRA) of Brazil competes on the floor exercise. REUTERS/Damir Sagolj FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: OLYGK53
    Rebeca Andrade se apresenta no solo
  • 9/8

    Procon visita Parque Olímpico e não acha problemas

    Uma equipe do Procon do Rio visitou na tarde desta terça-feira (9) o Parque Olímpico da Barra e não encontrou problemas.

    Na noite anterior, o órgão publicou uma nota oficial dizendo que o Comitê Rio 2016 havia sido notificado e poderia receber multa de até R$ 9 milhões por causa das longas filas e da falta de comida nos primeiros dias.

    "Não achamos problemas. As irregularidades que foram denunciadas em relação às filas e ausência de alimento parecem ter sido todas solucionadas", disse Marco Antônio da Silva, diretor de Fiscalização do Procon, à reportagem. Leia mais aqui

    Lucas Vettorazzo/Folhapress
    Parece uma fila, mas não é. Devido a escassez de árvores e sombra, público se abriga na sombra de um poste do lado de fora do Parque Olímpico
    Parece uma fila, mas não é... Com escassez de árvores, público se abriga na sombra de um poste no Parque Olímpico
  • 9/8

    Zebra solta no tênis: Serena Williams perde para Svitolina e está fora da Rio-2016

    Serena Williams perdeu por 2 sets a 0 para a ucraniana Elina Svitolina e está eliminada da Rio-2016.

    O jogo acabou em parciais de 6/3 e 6/4.

    Serena claramente atuou fora de seu padrão de jogo.

    Com semblante de dor e aparentemente sentindo dores no ombro, ela cometeu 7 duplas faltas e 22 erros não forçados no segundo set.

    Em declarações após a partida, Serena disse pouco sobre sua eliminação. "Quem jogou melhor venceu."

    Serena não foi inscrita pelos EUA na disputa de duplas mistas, apenas sua irmã, Venus.

    A jogadora já havia perdido, ao lado da irmã, no torneio de duplas feminino.

    Com as duas desclassificações, a estrela americana, primeira do ranking e considerada uma das melhoras atletas da história do tênis, desperdiça a chance de conquistar sua quinta medalha de ouro na carreira.

    Ela é a atual campeã olímpica de simples e tri-campeã olímpica consecutiva da categoria de duplas.

    Kevin Lamarque/Reuters
    Serena Williams decepciona e está fora da Rio-2016
    Serena Williams decepciona e está fora da Rio-2016
  • Atualizando

calendário

medalhas

países