AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Sessão do Senado deve começar com atraso
Prevista para ter início às 9h, a sessão plenária do Senado deve atrasar. Poucos senadores chegaram ao local até agora.
Senado mantém rotina, apesar de votação de impeachment
Apesar da sessão que vai votar a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o restante do Senado vive um dia normal. O expediente não foi suspenso nesta quarta-feira.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), preferiu imprimir à Casa um ritmo de normalidade, tanto quanto possível.
Senador do PR é o primeiro a chegar ao plenário
O senador Magno Malta (PR-ES) foi o primeiro a chegar ao plenário. Ele pediu para a sua assessoria que tirasse uma foto dele e em seguida deixou o recinto.
Em dia de votação no Senado, papa pede 'paz e harmonia' no Brasil
O papa Francisco disse nesta quarta-feira (11), em audiência geral no Vaticano, que está rezando pela harmonia e paz no Brasil, em um "momento de dificuldade", no dia em que a presidente Dilma Rousseff deve ser afastada do cargo em votação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado.
Ao saudar peregrinos brasileiros do Araxá, cidade de Minas Gerais, e falando em português, o papa disse que seus pensamentos estão com a nação brasileira, mas não fez referência direta à situação política do país.
Presidente Dilma caminha pelo Alvorada na manhã em que Senado vota seu impeachment
Pedro Ladeira/Folhapress Presidente Dilma Rousseff caminha acompanhada de seguranças na parte interna do Palácio da Alvorada, na manhã de hoje Manifestações durante votação no Senado devem ter menor adesão
Movimentos sociais contrários e favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff planejam manifestações em Brasília durante a votação do processo no Senado, e devem repetir em menor escala a mobilização do dia 17, data da votação na Câmara.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal voltou a erguer um muro no centro da Esplanada dos Ministérios para evitar confrontos de grupos com posições ideológicas contrárias, e espera cerca de 40 mil pessoas no local -metade do público presente em abril, diz a secretaria.
Lula já articula oposição a eventual governo Michel Temer
Certo de que foram inócuas as últimas cartadas do governo para sustação do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se dedica à costura da estratégia de oposição ao governo de Michel Temer (PMDB).
Segundo seus aliados, Lula só viajou a Brasília em solidariedade a Dilma. Na quinta-feira (12), ele pretende estar ao lado dela na saída do Planalto, caso o Senado autorize seu afastamento.
Manifestantes pró-Dilma interditam pista da rodovia Anchieta
Um grupo de manifestantes pró-Dilma interdita a pista marginal da rodovia Anchieta, sentido São Paulo, na manhã desta quarta-feira (11).
A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, informou que o protesto organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, começou por volta das 7h40, na altura do km 23 da via.
A concessionária informou que o tráfego foi desviado para a pista central e não há lentidão no local. Na chegada à capital paulista, os motoristas encontram lentidão do km 13 ao km 10, devido ao excesso de veículos.
Senador tentou evitar ser o portador de má notícia à presidente Dilma
Mensageiro que deve levar pessoalmente a Dilma Rousseff a decisão do Senado de afastá-la, o senador Vicentinho Alves (PR-TO) diz que cumprirá a tarefa "com bastante respeito".
Primeiro-secretário da Casa, ele deve entregar a Dilma documento que levará a seu afastamento por até 180 dias.
Base de Dilma espera alcançar ao menos 30 votos contra impeachment
Diante de um cenário previsível de derrota, a base do governo trabalha, numa conta otimista, para tentar chegar a 30 votos dos 81 senadores contra o processo de impeachment de Dilma, enquanto a oposição trabalha com até 57 por sua abertura.
Basta maioria simples dos presentes para que Dilma seja afastada por até 180 dias e julgada por crime de responsabilidade. Nas últimas 24 horas, senadores próximos ao Planalto não acreditavam em surpresa, ao contrário da votação na Câmara, em que havia na véspera esperança em salvar Dilma.