AO VIVO
Comissão do impeachment do Senado realiza primeira sessão; acompanhe
Nesta terça-feira (26) é realizada a primeira reunião da comissão especial do Senado que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os 21 integrantes foram eleitos nesta segunda (25) e têm como primeira missão deliberar sobre a admissibilidade do processo, autorizado pela Câmara dos Deputados na semana passada com 367 votos favoráveis.
A ideia é que sejam definidos os planos de trabalho e a previsão de datas para o encerramento do relatório. A votação ocorre por maioria simples dos presentes.
Por ser o integrante mais idoso da comissão, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) é o responsável por convocar o início dos trabalhos. Ele também foi indicado pelo seu partido para presidir o colegiado e a comissão deverá aprovar seu nome. Segundo Lira, neste primeiro encontro será eleito também o relator da comissão.
O PSDB indicou o senador Antonio Anastasia (MG) para o cargo, mas o PT é contra e ainda tenta articular um outro nome para a função.
acompanhe
PSB orienta voto a favor de Anastasia na relatoria
Senador Roberto Rocha (PSB-MA) defende o senador Anastasia na relatoria.
Senador titular da comissão falta após morte da mãe
O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), titular da comissão de impeachment do Senado, faltou à sessão de hoje pela ocasião da morte de sua mãe.
PP orienta voto a favor de Anastasia
A senadora Ana Amélia (PP-RS), que havia sido cotada para a relatoria da comissão, defende Anastasia (PSDB-MG) no posto.
Senador do PV afirma que Cunha 'trabalhou a favor de Dilma'
Senador Alvaro Dias (PV-PR) afirma que Eduardo Cunha "trabalhou a favor da presidente Dilma" ao arquivar outros pedidos de impeachment.
PR orienta voto a favor de Anastasia
Senador Magno Malta (PR-ES) orienta partido pelo voto em Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria da comissão de impeachment. "Tenho certeza que ele como relator, o relatório dele nem vai doer no governo. Olha o nome dele: Antonio Anastasia", disse Malta.
PPS orienta voto a favor de Anastasia
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) orienta voto a favor de Anastasia para a relatoria. Ele afirma "não ver problemas" com a indicação do tucano.
PTB orienta voto a favor de Anastasia
O senador Zeze Perrella (PTB-MG) orienta que seu partido vote a favor de Anastasia. Ele argumenta que o beneficiário direto do impeachment de Dilma seria o PMDB, e não o PSDB, partido de Anastasia.
PSD orienta voto a favor de Anastasia
O senador José Medeiros (MT-PSD) orienta a sua bancada a votar a favor do senador Anastasia como relator.
Senadores orientam partidários a votarem a favor ou contra Anastasia como relator da comissão
De acordo com Simone Tebet (PMDB-MS), o líder do partido, Eunício de Oliveira (CE), recomenda que o PMDB aprove o nome de Anastasia para relatoria da comissão especial.
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) também orientam que membros de seus partidos votem a favor do tucano.
No sentido oposto, Humberto Costa (PT-PE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Telmário Mota (PDT-RR) orientam que seus correligionários votem pela rejeição de Anastasia.
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) falam
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) diz que já estão há duas horas e não decidiram nada.
Lindbergh Farias (PT-RJ) cita o jornal americano "The New York Times" ao dizer que a Câmara dos Deputados fez um show de horrores.
A citação foi tirada dos anais a pedido de Garibaldi Alves (PMDB-RN).