AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Para deputado do PSB, é hora de mudar
Para o deputado Rafael Motta (PSB-RN), os tempos atuais "cobram mudanças e é a hora de fazê-las".
"É preciso reconstruir a nação e salvar o futuro da nova geração. O que se pede hoje é um novo tempo, que retrate os anseios da sociedade."
Deputado Marco Feliciano diz que, depois de anos, a nação está politizada
O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) diz que é hora de dar 'voz às ruas'. Segundo ele, depois de anos a 'nação brasileira está politizada' e, com uma transição de governo, a ordem no país seria reestabecida.
"Chegamos em um momento decisivo depois de anos em um cativeiro que parecia não ter fim."
Deputado do PSDB diz que país passa por 'juízo final'
Em discurso favorável ao impeachment, o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) afirma que o país passa por um momento de "juízo final" de um governo que trouxe retrocesso.
"A presidente Dilma, com aquele desejo de poder, fez aquele vale-tudo. Ela afrontou as leis, gastou mais do que recebeu e mentiu na sua contabilidade".
Rio de Janeiro tem protesto em frente ao prédio da Firjan
Ao menos 100 pessoas protestam na tarde desta sexta-feira (15) em frente ao prédio da Firjan, no centro do Rio.
Alan Marques/ Folhapress Durante o discurso de Cardozo no plenário, parlamentares de oposição estenderam por alguns segundos uma faixa com dizeres "Acabou a boquinha" PT pede que TSE investigue empresas envolvidas em campanha de Aécio
O PT entrou nesta sexta-feira (15) com um pedido para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) investigue nove empresas que prestaram serviços para a campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência, nas eleições de 2014. O partido requer ainda que os dados sejam repassados para apurações em várias frentes, como Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Deputado do PSDB elogia Michel Temer em discurso
Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) faz elogios a Michel Temer durante seu pronunciamento. Segundo ele, a atribuição da articulação política a Temer durante parte do mandato de Dilma foi um gesto de "raro bom senso" da presidente.
"A cadeira de presidente da República está vazia", afirmou o deputado, referindo-se a "ausência" de governo de Dilma
Tucano fala que PT já pediu mais de '50 vezes' a abertura de processo de impeachment
Deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) foi o segundo orador do PSDB. Em seu discurso, ele afirmou que "o PT já fez mais de 50 pedidos de impeachment".
Ao rebater o impeachment, PT exalta conquistas dos governos Lula e Dilma
Os cinco deputados petistas que ocuparam a tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta sexta-feira (15), primeiro dia de análise do processo de impeachment de Dilma Rousseff, usaram toda a uma hora regimentalmente prevista ao partido para defender o mandato da presidente.
Primeiro deputado a votar, Abel Galinha promete 'surpresa' a eleitores
Primeiro deputado a votar, no próximo domingo (17), sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara, Abel Galinha (DEM-RR) sabe que os holofotes estarão todos sobre ele e disse que prepara uma "surpresa para o povo de Roraima" nos seus dez segundos ao microfone.