AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Sessão de votação do impeachment começa com discussão e empurra-empurra entre deputados
BRASÍLIA - Parlamentares contrários e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) discutem antes do pronunciamento de Jovair Arantes (PTB-GO), relator da comissão especial que avalia o pedido de impeachment.
Manifestantes de terno distribuem folhetos contra a presidente na avenida Paulista
SÃO PAULO - Na avenida paulista, um grupo de cerca de dez pessoas vestidas de terno no calor de 34 graus distribui folhetos do Instituto Plínio de Oliveira, alertando para "falsas alternativas que poderão nos levar ao mesmo abismo a que a cobra socialista nos está tentando conduzir nos últimos anos".
Termina ato no Rio contra o impeachment
RIO - O ato contra o impeachment na orla de Copacana terminou por volta das 13h. Às 14h, os manifestantes já tinham se dispersado.
A organização estimou em 50 mil pessoas. A PM não divulgou estimativa.
No auge da marcha, a manifestação ocupou as duas pistas da Avenida Atlântica, numa extensão de dois quarteirões.
O protesto continuará na Lapa, centro do Rio, em palco montado no local.Às 15h começa uma segunda manifestação, também na orla, dessa vez de apoiadores do impeachment da presidente.⁠⁠⁠⁠
Hidratação
Manifestantes pró-Dilma se preparam para acompanhar a votação sob sol, com temperatura de 30 graus e humidade abaixo de 40% em Brasília
Eduardo Cucolo/Folhapress Manifestantes pró-Dilma preparam estoque de água Eduardo Cunha proíbe faixas durante votação
BRASÍLIA - Após estenderem uma faixa com os dizeram "Fora Cunha" atrás da mesa onde a comissão se reúne, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, proíbe manifestações do gênero: "Faixa não é admitido aqui em cima. Aliás, em lugar nenhum [da Câmara]".
Ativistas pró-impeachment já se reúnem na praia da Ponta Verde, em AL
MACEIÓ - Do lado pró-impeachment em Alagoas, o Movimento Brasil já recebe pessoas com roupas verde e amarelas na praia de Ponta Verde. O grupo mobilizar 20 mil manifestantes.
Grupo pró-impeachment em BH tem 'comentarista' da TV Câmara
BELO HORIZONTE - Com transmissão ao vivo da TV Câmara em telões e equipamentos de som, o ato pró-impeachment em Belo Horizonte, neste domingo (17), tem organizadores que comentam, em microfones, as falas dos deputados.
Quando alguém é crítico ao governo, os manifestantes pedem aplausos e prestam atenção nas falas. Já os deputados favoráveis à presidente Dilma Rousseff recebem ataques e falas de desaprovação.
"Ai, ai, ai, Maria do Rosário não! Sai daí!", gritou o locutor quando a deputada do PT-RS começou a falar.
O ato começa a juntar pessoas na praça da Liberdade, na região central da capital mineira. Ainda não há estimativa do total de participantes.
A dois quilômetros de distância, os manifestantes pró-governo se reúnem na praça da Estação. Eles também assistirão à votação em telões.
Adesão canina
Príncipe, labrador de quatro meses que usa um laço vermelho no pescoço, foi trazido à Esplanada dos Ministérios pela dona que é contrária ao impeachment
Eduardo Cucolo/Folhapress Labrador Príncipe participa de ato contra o impeachment Grupos pró e contra Dilma fazem atos em Santa Catarina
FLORIANÓPOLIS - Sob sol escaldante, grupos começam a se reunir na capital de Santa Catarina para acompanhar a votação do pedido de impeachment na Câmara.
Os manifestantes contrários ao impeachment estão na frente do terminal de ônibus do centro, em ato denominado "Vigília pela Democracia".
Os que defendem o impeachment se reúnem na Beira-Mar Norte, a avenida mais sofisticada da cidade. Os locais ficam três quilômetros distante um do outro.
Deputado questiona manifestação favorável ao impeachment
BRASÍLIA - O deputado Afonso Florence (PT-BA), pede que manifestantes "de uma das posições" se retirem detrás da mesa que coordena a votação do impeachment. Alguns parlamentares exibem cartazes favoráveis e contrários ao impeachment. O presidente da casa, Eduardo Cunha, responde: "Estamos no plenário das Câmara dos Deputados, em que os deputados têm a liberdade de se posicionar; Posso determinar quem se sente à mesa, não quem fique atrás".