AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Vestido de Batman, manifestante diz que Gothan City é muito semelhante ao Brasil em termos de corrupção
RIO - Eron Melo, 35, está na praia de Copacabana, zona sul do Rio, com sua tradicional fantasia de Batman para apoiar o impeachment. Com a maquiagem escorrendo debaixo do sol, tira selfies com manifestantes.Escolheu a fantasia de Batman por ser uma "figura icônica contra a injustiça", e afirma que "Gothan City é muito semelhante ao Brasil" em termos de corrupção.
Melo, que acompanha os protestos desde 2013, diz que hoje provavelmente não ficará tão cheio quanto outros dias. "Vai haver mais rotatividade, porque o ato de hoje é mais de acompanhamento da votação, não tanto uma manifestação. Nos concentramos para assistir".
Daniele Belmiro/Folhapress/Daniele Belmiro/Folhapress Eron Melo, 35, na praia de Copacabana, zona sul do Rio, fantasiado de Batman PRB ressalta desemprego para declarar voto a favor do impeachment
BRASÍLIA - Oitavo partido a falar, o PRB teve como interlocutor Márcio Marinho (BA), que começou sua fala agradecendo a Deus.
"Nosso partido há pouco tempo participava desse governo, mas nós, que pregamos, o respeito à democracia, à coisa pública, jamais poderíamos compactuar com as denúncias e os crimes de corrupção e as pessoas denunciadas e presas e continuarmos participando de um governo como esse. É evidente que nós logo tomamos a decisão de desembarcarmos desse governo, mas de cabeça erguida. Fazíamos parte da base, mas não eramos subservientes", afirmou Marinho.
Ele ressalta o desemprego como um dos principais motivos para o impeachment, do qual o partido é a favor. "A nossa aliança com o governo estava fundamentada em equacionar a economia do nosso país, e isso não aconteceu."
"A posição dos 22 parlamentares do partido é pela admissibilidade desse processo. Não estamos cassando ninguém. Se [o governo] cometeu crime ou não, depende do Senado. Nós queremos dar oportunidade pra que essa população saiba se teve. Mas nós temos a certeza que houve crime de responsabilidade."
Líder do DEM cita desemprego e homenagem a Sergio Moro em apoio ao impeachment
BRASÍLIA - O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) defendeu o voto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff neste domingo (17) em discurso na Câmara de deputados. O amazonense citou o crescimento do desemprego e disse que há "consequências graves" na gestão da presidente.O parlamentar defendeu que os 24 deputados do seu partido irão votar a favor do impeachment. No discurso citou o juiz Sergio Moro, da operação Lava Jato, e afirmou agradecer o trabalho do Justiça no julgamento de casos de corrupção.
Ato a favor do impeachment tem carreata em avenida de área nobre
SALVADOR - Manifestantes que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff fazem carreata na avenida Magalhães Neto, área nobre da capital baiana, carregando bandeiras verde e amarelas.
Os motoristas seguem para a praia do Jardim de Alah, onde acontece o protesto a favor do impeachment.
No local, o público acompanha a sessão na Câmara dos Deputados por meio de um telão.
Manifestação na Paulista já ocupa quase toda a via
SÃO PAULO - A movimentação na avenida Paulista ocupa praticamente toda a via, mas é maior entre a FIESP e o MASP. Famílias inteiras vestidas de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil cornetas.
Mesmo cheia, por volta das 15h40, era possível andar tranquilamente por quase toda a avenida.
Cinco carros de som, além dos alto falantes montados em frente à FIESP, comandam a manifestação a favor do impeachment.
Em frente ao MASP, carro do MBL (Movimento Brasil Livre) mantém um grande telão que transmite ao vivo a votação.
Neste ponto está previsto a presença dos humoristas Danilo Gentili e Leo Lins e do grupo de dança Trio Carreta Furacão. "A intenção é fazer manifestação política e cultural. Os petistas chamam o Chico Buarque, nós vamos ter o Carreta Furação", explicou um do coordenadores do MBL, Renato Batista.
Desde as 15h, uma banda de rock, chamada Ted Marengos, toca fita do gênero e canções próprias. Não agradou tudo mundo. " manda parar esse rock ridículo, a gente quer cantar o hino nacional ", disse a aposentada Maria de Castro, de 62 anos.Danilo Verpa - 15.mar.2014/Folhapress Pontos em frente ao Masp e Fiesp reunem a maior parte dos manifestantes Suzana Singer/Folhapress O ex-presidente Fernando Henrique foi aplaudido e tirou fotos na saída do restaurante Café de la Paix, em Higienópolis, onde almoçou no domingo Manifestantes aplaudem hino nacional
RIO - Manifestantes a favor do impeachment no Rio se concentram em frente ao posto 5, na praia de Copacabana. Aplaudiram a execução do hino nacional, em gravação de Fafá de Belém. Antes, gritavam: "Eu vim de graça".Atos contra e a favor do impeachment reúnem 250 no RN
NATAL - Os atos contra e a favor do impeachment reúnem, neste momento, cerca de 250 pessoas, cada um, na capital, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
Novas estimativas só devem ser divulgadas ao final dos eventos.
Durante os discursos que antecedem a votação, deputados estavam dispersos no plenário, tirando selfies e gravando vídeos para postar em redes sociais.
Isabel Fleck/Folhapress Deputados tiram selfies durante sessão Em São Paulo, Vem Pra Rua usa músicas como "Que País É Esse"
SÃO PAULO - Vem Pra Rua tem usado a música "Que País É Esse", o hino, o jingle da propaganda da fiat ("A rua é a maior arquibancada do Brasil") e uma marchinha: "Chora petista, bolivariano, a roubalheira do PT ta acabando"