AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Casarão da avenida Paulista serve de base para grupo pró impeachment
SÃO PAULO - No número 1919 da avenida Paulista um dos poucos casarões que resistiram à especulação imobiliária serve de base para um grupo de manifestantes favoráveis ao impeachment.
Um segurança que estava na porta disse que trata-se de um imóvel particular, onde é realizada um evento fechado para convidados. A Folha pediu para falar com os responsáveis pelo imóvel.
O funcionário disse, no entanto, ter sido avisado que os responsáveis não falariam. Segundo ele, trata-se de imóvel tombado.
Giba Bergamim Jr. Casarão na avenida Paulista serve de base para um grupo de manifestantes favoráveis ao impeachment DO PSDB, líder da minoria na Câmara declara voto favorável ao impeachment
BRASÍLIA - Miguel Haddad (PSDB-SP) líder da minoria na Câmara, ates de dar seu voto favorável à saída da presidente Dilma Rousseff, afirma que "jamais a nação viveu os tormentos que vive no presente. A cada dia a situação se agrava."
"O que estamos a decidir com o nosso voto é o futuro de um país destroçado. por uma presidente da república que, com a sua arrogância, humilhou o parlamento."
Ele relembrou a fala de Dilma em que ela afirmou "eu e o Lula estamos construindo um projeto". Miguel Haddad afirma que ela estava "alheia as consequências de sua insensatez."
"Diante dessa quadro assustador, na qual a incerteza gera ferozes consequências, já todavia uma certeza, não podemos assistir ao desmonte da nação sem nada fazer."
"Alguém aqui acredita que o Brasil possa aguentar mais três anos de Dilma Rousseff no poder?"
Manifestantes cortam som de deputados a favor do governo em MG
BELO HORIZONTE - A sessão da TV Câmara transmitida ao vivo na praça da Liberdade, região central de Belo Horizonte, tem o som cortado quando deputados pró-governo discursam.
O evento é organizado por grupos a favor do impeachment e reúne, segundo eles, 5.000 pessoas. A PM não fez estimativas.
Quando lideranças de partidos contra o impeachment discursam, o som é trocado por músicas de Gabriel, o Pensador e o público começa a vaiar.
Quando são lideranças a favor da deposição de Dilma, há aplausos e buzinaços.
Outra manifestação na capital mineira, a favor de Dilma, acontece a dois quilômetros de distância, na praça da Estação, com estimativa de outras 5.000 pessoas. Para evitar conflitos, a PM pôs 2.000 homens apenas para acompanhar os atos.
"Livrai-nos do mal"
RIO - Camisa em homenagem ao juiz Sérgio Moro vendida em Copacabana faz referência à oração Pai Nosso.Daniele Belmiro/Folhapress Camisa em homenagem ao juiz Sérgio Moro vendida em Copacabana Após três horas, manifestação reúne 1.500 em Santa Catarina
FLORIANÓPOLIS - Três horas após o início do protesto na capital de Santa Catarina, chegou a 1.500 o total de participantes do ato contra a presidente Dilma, segundo os organizadores.
A Polícia Militar informou que fará a estimativa de público apenas ao final do protesto.
A maior parte dos manifestantes acompanha a sessão da Câmara de um bar da orla em que a cerveja long neck custa até R$ 10.
Faltando minutos para início da votação na Câmara, dez deputados ainda estão ausentes
BRASÍLIA - A poucos minutos do início da votação do impeachment de Dilma Rousseff, às 17h deste domingo (17), o painel do plenário da Câmara registrava a ausência de dez dos 513 deputados.
A oposição demonstrava ansiedade e tentava, até os últimos minutos, contato com dois deles, promessas de votos pró-impeachment: Jozi Araújo (PTN-AP) e Eduardo da Fonte (PP-PE). Jaime Martins (PSD-MG) e Luis Tibé (PTdoB-MG) chegaram pouco antes das 17h.
Se teve crime de responsabilidade para Dilma, teve também para Temer, diz líder do PMB
BRASÍLIA - Leia trechos do discurso do deputado Weliton Prado (PMB-MG), líder do partido na Câmara.
O parlamentar disse que é preciso "reconhecer o legado" dos dois governos Lula (2003-2010) e o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. "Agora o atual mandato é totalmente indefensável. O que ela fez na economia é muito grave e muito sério. Ela está retroagindo", afirmou, criticando a redução de programas sociais, como o Ciência Sem Fronteiras, e o Programa de Aceleração do Crescimento, "que praticamente paralisou".
"A saída para o nosso país não é o Temer, não é o Cunha. Tem que ter novas eleições, uma constituinte exclusiva para a reforma política."
"Votamos hoje a admissibilidade do processo. Quem vai analisar se teve indício de crime de responsabilidade ou não é o Senado."
"Temer deveria ter sido julgado nesse mesmo processo. Se teve crime de responsabilidade para a Dilma, teve para o Temer. Teve para o governador Alckmin, em São Paulo. Inclusive para o ex-presidente Fernando Henrique e Lula. E o ex-governador Aécio Neves, que não cumpriu recursos que deveriam ser aplicados para a educação."
"Repudio as negociações de cargo pelo governo, é deplorável. Mais deplorável ainda são as negociações de cargo a prazo feitas pelo Michel Temer."
"Ele [Temer] é um vampirão, dos filmes de terror. Aproveitou que a imunidade do governo caiu. Igual vírus, que espalha e contagia. Ele não foi abduzido de Marte, não. foi colocado lá pelo Partido dos Trabalhadores."
Em reduto hippie na Paulista, evangélicos oram por corruptos
Um grupo de religiosos da Igreja Evangélica Corpus Christie fez uma espécie de culto na esquina com a rua Augusta, onde tradicionalmente, hippies e artesãos se reúnem na calçada aos domingos para vender seus trabalhos.
Weliton Prado é vaiado em Brasília
BRASÍLIA - Weliton Prado (PMB- MG) é vaiado por manifestantes pro impeachment por elogiar o governo Lula.
Depois, houve silêncio, já que ele passou a falar mal também do governo, de Temer e de Eduardo Cunha.
Ativistas fazem ato em defesa de Dilma em Sergipe
ARACAJU - Além do ato pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), no bairro 13 de Julho, há também uma manifestação contra o impedimento na Orla da Atalaia. Por lá, entidades sindicais se juntam a alguns manifestantes.
Os manifestantes estão reunidos ao redor de um telão, que mostra flashes da TV ao vivo.
Em nenhuma das duas manifestações, há informações oficiais sobre quantidade de pessoas presentes.