AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Outro deputado do PMDB que era indeciso vota 'sim'
O deputado João Arruda (PMDB-PR), antes indeciso, também vota "sim" ao impeachment.
Bairros vizinhos a protestos têm ruas e comércios vazios em SP
Apesar dos protestos pró e anti-impeachment, ruas e comércios da capital paulista tiveram movimento tranquilo e até abaixo do normal, na tarde deste domingo. Em alguns bairros, a manifestação era tímida, com apenas algumas bandeiras nas janelas e sacadas.
Antes indeciso, deputado do PMDB vota 'sim'
Antes indeciso, o deputado Hermes Parcianello (PMDB-PR) vota "sim" ao impeachment de Dilma.
Em ato pró-Dilma, 600 pessoas se reúnem na capital do Amapá
MACAPÁ - Cerca de 600 pessoas se reúnem na praça da Bandeira, no centro de Macapá, na tarde deste domingo (17), segundo a Polícia Militar, para manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Telões foram montados para o público acompanhar a votação do relatório no plenário da Câmara, em Brasília. Faixas em apoio à presidente Dilma foram colocadas ao longo da praça.
Para evitar conflito, petistas se fecham em diretório do partido em RR
BOA VISTA - Cerca de 50 militantes do PT estão reunidos na sede do partido na capital de Roraima.
Eles acompanham a votação por meio de um telão instalado na área aberta do prédio. Não há policiamento no local.
Segundo membros do partido, foi a forma que encontraram para evitar conflitos. Afirmaram estar envergonhados pelos votos dos deputados roraimenses. Só um votou contra o impeachment.
Catarinenses anti-PT comemoram 14 votos de deputados de SC pelo impeachment
FLORIANÓPOLIS - Resultado da votação na Câmara agrada a manifestantes pró-impeachment reunidos na capital de Santa Catarina. Dos 16 deputados do Estado, 14 votaram contra Dilma. Os dois que votaram contra foram vaiados. "É a hora da virada. É a hora de limpar o Brasil da roubalheira", disse a dentista Ana Flávia Costa.Santa Catarina foi o Estado em que a presidente Dilma menos recebeu votos em 2014.⁠⁠⁠⁠
Público no PR explode em gritos com votos favoráveis ao impeachment
CURITIBA - Apitos, cornetas e gritos marcam a comemoração na terra da Operação Lava Jato nos votos de parlamentares favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles se concentram na praça Santos Andrade.
O grupo vaia em casos de votos de apoio ao governo. Também há gritos de covarde aos deputados que se abstiveram de votar.
Ao declarar voto, deputado afirma que comprou passagem para colega sair do país
Com um envelope na mão, Wladimir Costa (SD-PA), afirmou a Cunha ao declarar seu voto: "Presidente, como um colega nosso que eu não vou citar nome, disse que vai se mudar do país se a presidente Dilma for cassada, eu já comprei a passagem dele."
Durante votação, Rio tem clima de partida de futebol
RIO - No Rio, o clima também é de futebol. Quando algum parlamentar sobe a tribuna e inicia um discurso que não deixa clara sua posição, começam as vaias.
A cada voto à favor, os manifestantes comemoram e gritam "fora PT".
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DO PARÁ
Dos 17 deputados federais paraenses, seis votaram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e dez, a favor. Houve uma abstenção: Beto Salame (PP), embora contrário ao seguimento do processo, disse respeitar a posição oficial do seu partido e se absteve.ARNALDO JORDY (PPS-PA) - A FAVOR
BETO FARO (PT-PA) - CONTRA
BETO SALAME (PP-PA) - ABSTENÇÃO
DELEGADO ÉDER MAURO (PSD-PA) - A FAVOR
EDMILSON RODRIGUES (PSOL-PA) - CONTRA
ELCIONE BARBALHO (PMDB-PA) - CONTRA
FRANCISCO CHAPADINHA (PTN-PA) - A FAVOR
HÉLIO LEITE (DEM-PA) - A FAVOR
JOAQUIM PASSARINHO (PSD-PA) - A FAVOR
JOSÉ PRIANTE (PMDB-PA) - A FAVOR
JOSUÉ BENGTSON (PTB-PA) - A FAVOR
JÚLIA MARINHO (PSC-PA) - A FAVOR
LÚCIO VALE (PR-PA) - CONTRA
NILSON PINTO (PSDB-PA) - A FAVOR
SIMONE MORGADO (PMDB-PA) - CONTRA
WLADIMIR COSTA (SD-PA) - A FAVOR
ZÉ GERALDO (PT-PA) - CONTRA