AO VIVO
Acompanhe em tempo real a cobertura da crise política no governo Dilma
Manifestantes se concentraram em ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e em apoio ao ex-presidente Lula nesta sexta (18), na avenida Paulista.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao ato por volta das 19h, sob aplausos de manifestantes, que gritavam "Lula guerreiro", "não vai ter golpe" e também "fora, Cunha". Lula também gritou "não vai ter golpe" e disse que virou outra vez o "Lulinha paz e amor".
Os organizadores estimam que 500 mil pessoas estão reunidas na avenida Paulista, mas a PM fala em 80 mil em seu perfil no Twitter.
Até o momento, ao menos 25 Estados registraram atos pró-governo. Por ora, o ato de São Paulo é o maior do país. De modo geral, as manifestações reúnem menos gente do que as pró-impeachment do último domingo (13).
Houve confronto entre integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do PT e um grupo pró-impeachment que tentou abrir um cartaz contra Dilma em frente à Fiesp. O grupo correu para uma concentração de policiais em busca de proteção, e a PM dispersou a briga com spray de pimenta.
Os protestos pelo país começaram na quarta, após o juiz federal Sergio Moro liberar no inquérito da Operação Lava Jato um grampo telefônico que sugere uma ação de Dilma para evitar uma eventual prisão do ex-presidente, nomeado ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Confira aqui o resumo dos acontecimentos políticos desta sexta-feira no país.
acompanhe
Artistas de mostra na Fiesp ficam incomodados com posição da entidade
Mulher posa com máscara que faria parte de uma exposição na Fiesp. A mostra abriria nesta sexta (18) e acabou adiada por conta das manifestações. Os artistas expositores teriam ficado incomodados com a posição pró-impeachment da entidade. O trabalho da foto é do coletivo inglês Marshmellow Laser Feast. Questionada sobre sua posição quanto ao impeachment, a artista Bianca Turner, 31, disse apenas que é "a favor da democracia".
Foto: Bruno Leite/Folhapress
Justiça derruba liminar, e Lula volta a ser ministro de Dilma
A segunda liminar (decisão provisória) que suspendeu a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil foi derrubada nesta sexta-feira (18) pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio. Segundo a Folha apurou com fontes ligadas ao governo, como até agora não há outra liminar impedindo a posse, Lula deve retornar ao cargo.
Manifestação contra o impeachment de Dilma em Aracaju reúne cem pessoas
O ato em defesa da presidente Dilma e do ex-presidente Lula acaba de começar em Aracaju (SE) com cerca de cem pessoas, de acordo com a organização do evento. A Polícia Militar ainda não estimou o público. Dentre os participantes, estão membros da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), além de integrantes de sindicatos. A manifestação acontece na praça General Valadão.
Trinta minutos antes de horário do ato, Paulista está parcialmente vazia
Trinta minutos antes do início da manifestação pró-governo, marcada para 16h desta sexta (18) na Paulista, a avenida continua parcialmente vazia. Manifestantes se concentram em frente ao Masp, ocupando meio quarteirão, nos dois sentidos da via.
Menifestante briga com vendedor de bexiga
Funcionários foram contratados pra encher 2.000 balões vermelhos, que serão usados no ato desta sexta (18) na avenida Paulista. No vídeo, manifestante antigoverno insulta o funcionário.
Em Aracaju, começa ato pró-Dilma
A manifestação em defesa da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, e também contra o impeachment, acaba de começar em Aracaju (SE) com cerca de 100 pessoas, de acordo com a organização. A PM ainda não estimou. Dentre os participantes, membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), além de sindicatos.
Militantes posam para foto com retrato de Lula
O carro de som dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, que cruza a avenida Paulista, ostenta uma enorme foto do ex-presidente Lula. O banner foi colocado pelos integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Alguns militantes posam para foto ao lado do retrato.
Em vídeo, Emídio de Souza, presidente do PT-SP, diz que Lula vai ao ato
TV Globo também é alvo de protestos em SP
A TV Globo também será alvo dos protestos pró-Dilma na avenida Paulista. Cartazes jogados na avenida mostram um chapéu militar sobre o logo da emissora, onde está escrito "TV Golpe".
Foto: Artur Rodrigues/Folhapress