AO VIVO
Protesto em São Paulo é o maior político já registrado na cidade
Atualizado às 19h
O protesto contra a presidente Dilma Rousseff deste domingo (13) em São Paulo é o maior ato político já registrado na cidade, superando inclusive a manifestação pelas Diretas Já em 1984. Segundo números atualizados do Datafolha, 500 mil pessoas estiveram presentes na região da avenida Paulista.
O ato das Diretas reuniu 400 mil.
O público que foi ao ato representa mais que o dobro do registrado no maior ato contra a presidente até então, promovido em 15 de março de 2015. Naquela ocasião, 210 mil pessoas estiveram na Paulista, segundo o Datafolha.
A Secretaria de Segurança de São Paulo estimou que cerca 1,4 milhão estiveram no ato deste domingo, considerando tanto a avenida Paulista quanto os arredores. Em todo o Estado, segundo a pasta, foram em torno de 1,8 milhão. Os números correspondem ao horário de pico dos protestos, às 16h15.
O MBL (Movimento Brasil Livre), um dos organizadores do ato, calculou o público presente em 1,2 milhão, com base em tecnologia que mede os sinais de wifi de celulares.
acompanhe
SÃO PAULO - O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) diz que vai fazer parte da comissão especial do impeachment. "Quero ver se algum deputado que votar contra vai andar tranquilo em São Paulo", disse. Com a fala, iniciou o encerramento do protesto do Revoltados Online.
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff se reúne no Palácio do Planalto para avaliar os protestos deste domingo. Mais cedo, integrantes do governo avaliaram que os atos estavam "fortes", mas aguardavam o resultado da manifestação em São Paulo.
Se a marcha na av. Paulista fosse muito forte, disse à Folha um ministro, sinalizaria para a presidente a necessidade urgente de fazer algo para escapar do impeachment.
O protesto em São Paulo foi o maior ato político já realizado na cidade segundo medição do Datafolha. Em contagem parcial, 450 mil pessoas estavam na Paulista às 16h. O número de manifestantes na avenida deve aumentar, uma vez que o protesto continuava após a medição.
CASCAVEL - A manifestação em Cascavel, no oeste do Paraná, contou com uma jararaca gigante feita de pano. Os manifestantes, a cada momento, pisavam na cabeça da serpente. O ato foi em referência à declaração do ex-presidente Lula de que se quiseram matar a jararaca, pisaram no rabo dela. "Em terra de Cascavel, jararaca não se cria", cantavam os manifestantes, que se concentraram em frente à Biblioteca Municipal. Cartazes contra o PSDB também foram levantados na manifestação. Pequenos aviões fizeram voos rasantes durante o protesto e ruralistas levaram máquinas agrícolas para as ruas. Segundo os organizadores, 10 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não estimou o número de participantes.
Foto: Luiz Carlos da Cruz/Folhapress
SÃO PAULO - Nas filas enormes para ir ao banheiro, nas escadas rolantes e na praça de alimentação do shopping Cidade São Paulo, o mais novo templo de compras da avenida Paulista, havia um vaivém gigante de pessoas em verde e amarelo. Seguranças no andar térreo ficam o tempo todo orientando as pessoas a irem a banheiros em andares superiores. "Fora Dilma" foi o grito de um homem na escada rolante. Ele foi seguido pelos demais.
Foto: Giba Bergamim Jr/Folhapress
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 40 mil pessoas foram às ruas em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff, de acordo com a Polícia Militar. A concentração começou às 15h, na praça Afonso Pena, no centro da cidade paulista. Neste momento, os manifestantes estão na avenida Nove de Julho.
GUARUJÁ - Faixas e cartazes são colocados em frente ao condomínio Solaris, em Guarujá, no qual está o tríplex citado em pedido de prisão do ex-presidente Lula feito por promotores de São Paulo.
Manifestantes tiram 'selfies' em blindado da PM em São Paulo
SÃO PAULO - Manifestantes tiram 'selfies' em blindado da PM durante manifestação contra governo Dilma na av. Paulista, em São Paulo.
SÃO PAULO - Vitrine da loja Riachuelo, na av. Paulista, teve manequins vestidos com roupas nas cores da bandeira do Brasil em razão do protesto contra o governo de Dilma Rousseff que ocupou a via no domingo (13/3).
Foto: Gabriel Cabral/Folhapress
SÃO PAULO - A Paulista já se encontra mais vazia. As filas nas estações de metrô, como a Trianon-Masp, começam a surgir. O boneco Pixuleko, em frente ao trio dos Revoltados Online, foi desinflado. A manifestação no local estava marcada para 15h30, mas os participantes já se aglomeravam na avenida desde 11h.
Foto: Carolinha Linhares/Folhapress
MANAUS - Organizadores falam em 30 mil manifestantes nas ruas da capital do Amazonas. Já a PM estima público de 25 mil.