AO VIVO
Chuva mata 18, alaga cidades e afeta trens, voos e rodovias no Estado de SP
Ao menos 18 pessoas morreram em decorrência da chuva que atingiu a Grande São Paulo e interior do Estado, entre a noite desta quinta (10) e a madrugada desta sexta (11).
Na tarde desta sexta, o governo do Estado havia informado que o número de mortos era de 21. À noite, a Defesa Civil reviu os números e informou que 18 pessoas morreram. O Palácio dos Bandeirantes confirmou que houve a revisão dos dados.
Na Grande São Paulo, foram 16 mortes, segundo o Corpo de Bombeiros. Oito pessoas morreram em Francisco Morato, quatro em Mairiporã e duas em Itapevi, vítimas de soterramento. Duas morreram afogadas: uma em Guarulhos e outras em Cajamar. Até o momento, seis pessoas estão desaparecidas, todas em Mairiporã.
No interior, os bombeiros encontraram dois corpos em Itatiba (a 84 km de São Paulo), na região de Campinas.
A Defesa Civil confirmou o total de 925 desabrigados e 632 desalojados: Atibaia, Mairiporã, São Roque, Itupeva e Francisco Morato.
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a linha 7-Rubi foi a mais afetada pela chuva. O trecho entre a estação da Luz e a de Francisco Morato opera com maiores intervalos. A companhia diz que observa as condições de alagamento, que ainda podem interferir e paralisar a circulação de trens.
Entre Francisco Morato e Campo Limpo Paulista, a circulação é feita por meio de ônibus da Operação Paese. Entre Campo Limpo Paulista e Jundiaí, a operação ocorre com maiores intervalos.
Já a linha 8-Diamante circula com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Barueri e Itapevi.
O aeroporto de Guarulhos registrou 44% de voos atrasados, entre 0h e 20h. O índice regular de atrasos em Cumbica é inferior a 5%.
RESUMO
FRANCISCO MORATO: 8 mortes por soterramento
MAIRIPORÃ: 4 mortes por soterramento
ITAPEVI: 2 mortes por soterramento
GUARULHOS: 1 morte por afogamento
CAJAMAR: 1 morte por afogamento
ITATIBA: 2 mortes por afogamento