Publicidade

Cotidiano

Após protesto, terminais de ônibus de SP começam a ser reabertos

Após duas horas, os terminais de ônibus da cidade de São Paulo começam a ser reabertos para os usuários. O sindicato dos motoristas e cobradores reivindica reposição da inflação (em torno de 8%) e mais 7% de aumento real. O sindicato patronal propõe reajuste de 7,21%.

A normalização do fluxo deve levar ainda algumas horas. Por volta das 10h, motoristas e cobradores de ônibus realizaram uma paralisação para pedir reajuste salarial.

Durante o protesto, a SPTrans confirmou que todos os 29 terminais administrados por eles foram fechados. A secretaria disse ainda que as linhas municipais que operam nos terminais administrados pelo Metrô também estão paradas --ao todo, há 17 terminais de ônibus interligados a estações do metrô, que recebem linhas municipais e, em alguns casos, intermunicipais.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h00  

    O presidente do sindicato, Valdevan Noventa, acaba de sinalizar o fim da paralisação. No terminal Parque Dom Pedro diz: "pode liberar a saída".

  • 11h56  

    Quem chega ao terminal Bandeira não é informado da paralisação. Algumas pessoas são avisadas por familiares via telefone e mensagens do que está acontecendo. Perguntado se as pessoas não deveriam ser orientadas, um funcionário da SPTrans disse que "deveriam se informar melhor pelos jornais. Se saiu na mídia, não tem do que reclamar".

  • 11h47  

    Foi prejudicado pela paralisação dos motoristas em SP? Envie seu relato para Folha.

  • 11h34  

    Imagem

    Ônibus desligados nas plataformas do terminal Vila Madalena, na oeste de São Paulo, durante paralisação de ônibus. Administrado pelo Metrô, ele não aparece na lista dos 29 terminais da SPTrans que foram fechados (Foto:Graciliano Rocha/Folhapress) .

  • 11h30  

    Imagem

    (Foto: Felipe Souza/Folhapress)

    Um grupo de idosas moradoras da zona leste se conheceram no terminal Parque Dom Pedro e estão aproveitando o tempo para conversar.

    Uma delas, a conferente Teresinha Barbosa, 80, aproveitou a cadeira vazia de um fiscal do terminal para se sentar. "Eu já estou cansada de esperar. Trabalho aqui perto da [rua] 25 de Março e moro em São Miguel Paulista. Se eu soubesse da greve, teria ficado assistindo TV no trabalho", disse sorrindo.

    Ela é as novas amigas vão esperar até o retorno do funcionamento das linhas para seguir viagem.

  • 11h28  

    RESUMO

    A cidade de São Paulo possui 29 terminais administrados pela SPTrans. Desde as 10h desta terça, todos os terminais foram fechados por motoristas e cobradores de ônibus. A previsão é que ele sejam reabertos a partir do meio-dia.

    O sindicato da categoria reivindica reposição da inflação (em torno de 8%) e mais 7% de aumento real, enquanto o sindicato patronal propõe reajuste de 7,21%, que corresponde à inflação do período segundo outro índice. Outros pontos em negociação são o valor do ticket alimentação, convênio médico e pagamento do PLR (Participação nos Lucros e Resultado).

  • 11h14  

    Imagem

    Com o terminal Parque Dom Pedro lotado, dezenas de ônibus tomam todo o viaduto Diário Popular, na região central de São Paulo - (Foto: Felipe Souza/Folhapress).

  • 11h09  

    Apesar da paralisação de ônibus, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registra trânsito abaixo da média. Ao todo, são 39 km de congestionamento, o que corresponde a 4,1% dos 868 km de vias monitoradas. A pior via é a Radial Leste, com 3,8 km de filas.

  • 10h54  

    Imagem

    Filas de ônibus se formam pelas plataformas do terminal Dom Pedro durante paralisação, que deve ser encerrada às 12h - (Foto: Felipe Souza/ Folhapress).

  • 10h47  

    Imagem

    Passageiros aguardam fim da paralisação no terminal Bandeira - (Foto: Gabriel Alves/Folhapress).

notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade