A cobertura da partida termina aqui. Acompanhe, às 17h, o último jogo das oitavas de final: Bélgica e Estados Unidos.
O herói da classificação foi Angel Di María. O meio atuou mal no tempo regulamentar, porém foi o principal jogador do time de Alejandro Sabella na prorrogação.
De forma dramática, a Argentina bateu a Suíça por 1 a 0. Foi preciso 117 minutos de partida para os argentinos confirmarem o favoritismo no Itaquerão.
A Argentina enfrenta na próxima fase o vencedor do jogo entre Bélgica e Estados Unidos. O confronto está marcado para às 13h de sábado, em Brasília.
A Argentina está classificada para as quartas de final.
Fim de jogo! Argentina 1 x 0 Suíça.
19 min - Falta para a Suíça. Shaqiri cobra e a bola fica na barreira.
Cartão amarelo para Garay, do Argentina
17 min - Uhh! Benaglio sobe para o ataque e a Argentina recupera a bola. Di María chuta de longe e a bola quase entra.
15 min - Na trave! Dzemaili cabeceia cruzamento da direita no poste direito de Romero. No rebote, a bola volta para ele e sai pela linha de fundo.
Três minutos de acréscimo.
Cartão amarelo para Di María, do Argentina
12 min - GOOOL DA ARGENTINA! Palacio rouba a bola no meio de campo e toca para Messi. O camisa 10 abre na direita para Di María, que bate cruzado, fora do alcance de Benaglio, para abrir o placar.
Gol de Di María para o Argentina
9 min - A Argentina domina o jogo nessa reta final. A Suíça se contenta em administrar o resultado.
Substituição no Suíça. Sai Mehmedi e entra Dzemaili
7 min - Di María tenta de novo. Ele ganha de dois marcadores e bate. A bola desvia em Djourou e sai pela linha de fundo.
3 min - Quase! Zabaleta toca para Di María, que vira e solta a bomba no ângulo esquerdo de Benaglio. O goleiro espalma para escanteio.
2 min - O duelo fica cada vez mais dramático. Quem ganhar aqui pega o vencedor de Bélgica e Estados Unidos. O confronto acontece no sábado (5), em Brasília.
Substituição no Argentina. Sai Gago e entra Biglia
Começa o segundo tempo da prorrogação.
Fim do primeiro tempo.
Um minuto de acréscimo.
Substituição no Argentina. Sai Rojo e entra Basanta
13 min - A Suíça toca a bola e a torcida grita 'olé'! Em nenhum jogo na primeira fase, os argentinos enfrentaram uma torcida hostil. Hoje é a primeira vez.
7 min - Muito equilíbrio na prorrogação. Os dois times estão cansados e com isso a marcação começa a ficar mais relaxada.
3 min - A Suíça tenta ficar entre as oito melhores seleções do mundo pela primeira vez desde 1954. O país foi o anfitrião daquela edição da Copa.
1 min - Uhh! Di María cobra escanteio e Benaglio divide no alto com Garay. Que chance perdeu a Argentina.
Começa a prorrogação.
Teremos mais 30 minutos para definir quem avança para as quartas de final.
Apita o árbitro. Fim do tempo normal: Argentina 0 x 0 Suíça.
45 min - Falta para a Suíça na esquerda. A boja é jogada na área e Schär desvia sobre o gol de Romero. Chance desperdiçada.
Três minutos de acréscimo.
44 min - Com o cartão, Rojo está fora de uma eventual partida nas quartas de final. Argentina ou Suíça enfrentam o ganhador de Bélgica e Estados Unidos no sábado (5), em Brasília.
Cartão amarelo para Rojo, do Argentina
43 min - A partida se torna dramático. Messi dribla três marcadores e toca para Palacio. O atacante não domina e a defesa suíça tira o perigo.
40 min - Nas arquibancadas, o clima é de Brasil x Argentina. Gritos de "pentacampeão, pentacampeão" são uma constante e os suíços entram na onda.
Substituição no Suíça. Sai Drmic e entra Seferovic
35 min - Quem fizer um gol agora fica muito perto da vaga nas quartas de final. O adversário será Bélgica ou Estados Unidos, que se enfrentam às 17h.
32 min - Messi de novo! Agora o camisa 10 recebe na entrada da área, dribla o marcador e invade a área. Com espaço, ele bate forte com a perna esquerda e Benaglio faz a defesa.
29 min - Uhh! Messi encontra espaço e cruza na área. Palacio ganha no alto e cabeceia para fora.
Substituição no Argentina. Sai Lavezzi e entra Palacio
Cartão amarelo para Fernandes, do Suíça
25 min - Será que teremos prorrogação para apontar o classificado para as quartas de final? Quem ganhar aqui terá pela frente o vencedor de Bélgica e Estados Unidos. O jogo está marcado para às 13h de sábado, em Brasília.
21 min - Quase! A Argentina está em cima. Depois de dois cruzamentos perigosos, a defesa suíça afasta. A bola fica com Messi na entrada de área. O camisa 10 ajeita no peito e acerta um lindo voleio. O chute sai rente ao travessão de Benaglio.
Substituição no Suíça. Sai Xhaka e entra Fernandes
18 min - Depois de um início lento, a Argentina começa a pressionar. Quem não joga bem, entretanto, é o meio-campista Di María. O jogador tem errado muitos passes, algo incomum.
16 min - Que defesa! Rojo cruza da esquerda e Higuaín se antecipa e testa com força. O goleiro Benaglio salta e toca com a ponta dos dedos para escanteio.
12 min - Uhh! Messi recebe na intermediária, deixa para Lavezzi. O atacante toca de primeira para Rojo que bate de primeira. Benaglio espalma e salva a Suíça.
8 min - Quanto mais tempo os suíços segurarem o empate, mais confiante eles ficam. Os europeus estão melhores em campo desde o retorno do intervalo.
5 min - Agora Shaqiri recebe na esquerda, invade a área e cruza para trás. Drmic domina e bate, para a defesa de Romero.
4 min - Falta para a Suíça. Shaqiri cobra e Romero faz a defesa em dois tempos. Em seguida, o goleiro se atrapalha e solta. Quase que Mehmedi aproveita.
Grupo de brasileiros provoca argentinos em Itaquera. Leia aqui
2 min - O jogo das quartas de final acontece em Brasília, às 13 de sábado (5).
1 min - Quem vencer aqui enfrenta nas quartas de final o ganhador do jogo entre Bélgica e Estados Unidos, que duelam em Salvador às 17h.
Começa a segunda etapa.
Independentemente do resultado, o técnico da Suíça,, Ottmar Hitzfeld,vive um dia terrível. Na última madrugada, ele perdeu o irmão mais velho, vítima de uma leucemia. Leia mais.
Os argentinos não tiveram uma grande atuação nos 45 minutos iniciais. Messi recebe marcação individual e é obrigado a vir receber a bola na linha do meio de campo. Quando isso acontece, tudo melhora.
A organização defensiva da Suíça se mostra um obstáculo duro para a Argentina. Além disso, toda vez que Shaqiri recebe a bola, ele encontra espaço para criar lances de perigo para os companheiros. Em duas oportunidades, ele colocou Xhaka e Drmic de frente para o gol, mas Romero salvou o time de Alejandro Sabella.
O jogo só despertou após os 25 minutos. Antes disso, pouca coisa digna de nota aconteceu no gramado do Itaquerão.
Não tivemos minuto de acréscimo.
Fim de primeiro tempo.
41 min - Muito marcado, Messi não encontra espaços nas proximidades da área suíça. O camisa 10 é forçado a sempre buscar jogo na intermediária. As melhores jogadas do time de Sabella surgem cada vez que isso acontece.
38 min - Incrível! Drmic recebe lançamento de Shaqiri nas costas da defesa argentina. Ele fica cara a cara com Romero e tenta o gol por cobertura, mas a bola vai nas mãos do goleiro.
Cartão amarelo para Xhaka, do Suíça
33 min - A principal preocupação da Argentina é Shaqiri. Sempre que o ponta recebe a bola, ele causa dores de cabeça imediatas nos defensores argentinos.
29 min - Que susto! Escanteio para a Argentina. Na cobrança, Garay sobe sozinho e desvia de leve. A bola passa por toda a extensão do gol e sai pela linha de fundo.
28 min - A Argentina responde. Após disputa de bola na área, a bola sobra para Lavezzi. Ele chuta rasteiro e Benaglio faz a defesa.
27 min - Uhh! Shaqiri entorta o marcador na ponta esquerda e cruza para trás. Xhaka pega de primeira e Romero faz grande defesa com os pés.
24 min - Falta para a Argentina. Messi levanta na área e Higuaín se antecipa. A bola desviada de cabeça sai sobre o gol defendido por Benaglio.
20 min - Única novidade na Argentina, Lavezzi tem ajudado na marcação no setor direito. Com isso, o time de Alejandro Sabella está hoje menos exposto na defesa. Os problemas no ataque, contudo, seguem os mesmos.
15 min - A Suíça tem dificuldades para ultrapassar a intermediária do campo de ataque. Do outro lado, os argentinos controlam a posse de bola mas carecem de criatividade. As chances de gol são raras.
12 min - Há mais argentinos do que suíços no Itaquerão. Entretanto, os brasileiros adotaram a seleção europeia. A cada troca de passes da Suíça, se escuta gritos de 'olé'.
8 min - Primeira finalização é dos suíços. Inler passa pelo marcador e solta a bomba. O chute é muito alto e não ameaça o goleiro Romero.
5 min - A Suíça tem recorrido a faltas duras para parar os argentinos. O árbitro Jonas Eriksson, da Suécia, já advertiu dois jogadores nesses primeiros minutos.
3 min - A Argentina domina a posse de bola nesses primeiros momentos. A Suíça recua e fecha os espaços.
1 min - Quem vencer enfrenta o ganhador do jogo entre Bélgica e Estados Unidos, que se enfrentam às 17h em Salvador.
Começa o jogo no Itaquerão.
O único pendurado na Argentina é o lateral esquerdo Marcos Rojo. Na Suíça, quem está a um amarelo da suspensão é o zagueiro Johan Djourou.
Agora é a vez do hino suíço.
Neste momento é executado o Hino Nacional da Argentina.
As duas equipes e o trio de arbitragem entram no gramado do Itaquerão, seguindo o cerimonial da Fifa.
O camisa 10 é o segundo jogador argentino a marcar gols em todas as partidas da fase de grupos em um Mundial. Ele repete a façanha de Orestes Omar Corbatta, na Copa de 1958.
Craque da Argentina, Messi balançou as redes 4 vezes em 3 jogos no Mundial. A curiosidade é que todos foram marcados com o pé esquerdo.
Van Bergen não fica nem no banco. O defensor retornou para a Suíça no dia seguinte ao jogo contra a França. Outro que não está a disposição do técnico Ottmar Hitzfeld é o atacante Gavranovic, também contundido.
Na Suíça, as preocupações estão no setor defensivo. Desde a lesão do Steven van Bergen, a zaga do time tem falhado bastante.
A Argentina não sabe o que é perder há oito jogos. O bom momento da equipe de Alejandro Sabella é reforçado pela fase de Lionel Messi, autor de gol nos três jogos até aqui.
Os argentinos venceram as suas três partidas na fase de grupos. Já os suíços derrotaram Honduras e Equador, mas foram goleados pela França.
Se estão próximas no ranking da Fifa, a Copa mostra que há uma distância razoável na qualidade do futebol das duas seleções.
Em campo, a Argentina, quinta colocada no ranking da Fifa, enfrenta a sexta, a Suíça.
Os torcedores já começam a chegar aos seus assentos no Itaquerão. Um objeto comum entre os setores argentinos é a máscara de Lionel Messi. Leia mais.
Quem vencer o confronto terá pela frente Bélgica ou Estados Unidos, que jogam hoje, às 17h, na Arena Fonte Nova, em Salvador
Argentina e Suíça entram em campo às 13h. Essa é a segunda vez que as duas seleções se encontram em Mundiais. O primeiro jogo foi em 1966, quando os argentinos venceram por 2 a 0 na fase de grupos.
Lembrando que hoje, das 7h às 20h, está proibida a circulação de carros com placas 3 e 4. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão o dia inteiro.
A região mais congestionada é a zona leste. Lá existem 17 km de ruas congestionadas. Por causa da partida, a avenida Radial Leste está bloqueada desde as 7h, e houve reforço no cordão de isolamento nos arredores do estádio.
Às 11h, São Paulo tinha 44 km de vias congestionadas. Os dados são da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ainda assim, o número está abaixo dos 56 km registrados no mesmo horário da terça passada (24/06).
Nas ruas da cidade, nem mesmo o rodízio ampliado desta terça evita a formação de congestionamentos.
A situação só foi normalizada às 9h da manhã. Com isso, a operação Expresso da Copa (saida da Luz com parada única na estação Corinthians-Itaquera) teve seu início atrasado em 20 minutos, para as 9h50.
A ida dos torcedores ao Itaquerão foi atrapalhada pela manhã devido a um problema na operação da linha 11 (coral) da CPTM. Os trens que circulam entre as estações Luz e Guaianases ficaram 40 minutos parados.
Como era de se esperar, os brasileiros que estavam na estação Luz preferiam se misturar aos suíços.
Na estação Luz, os argentinos que chegavam desde cedo se reuniam nas estações de embarque para cantar músicas de apoio ao seu time e provocativas ao Brasil. Para quem não sabia as letras, o grupo entregava folhas de papel com as letras dos cânticos.
Torcedores argentinos e suíços já circulam pela cidade desde às 8h.
Olá, leitores da Folha. Às 13 acompanhe por aqui a partida entre Argentina e Suíça. O duelo vale pelas oitavas de final e acontece no Itaquerão, em São Paulo.