AO VIVO
Liga dos Campeões
Millenium Stadium: Cardiff, País de Gales
Final
Juventus 1X4 Real Madrid11' Dybala
26' Mandzukic
19' Cristiano Ronaldo
40' Carvajal
21' Pjanic
24' Pjanic Marchisio
20' Barzagli Cuadrado
26' Cuadrado
33' Dybala Lemina
33' Dybala Asensio
38' Cuadrado
7' Kroos
15' Casemiro
19' Cristiano Ronaldo
32' Benzema Gareth Bale
43' Kroos Morata
45' Asensio
acompanhe
Obrigado pela audiência.
Cristiano Ronaldo é eleito pela o melhor jogador em campo pela UEFA
O português marcou duas vezes na final do torneio.
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Fim de jogo. O Real Madrid, com grande atuação no segundo tempo, é campeão da Liga dos Campeões pela 12ª vez, abrindo ainda mais vantagem para o Milan (sete títulos). A Juventus permanece com duas conquistas. E Cristiano Ronaldo, ao vazar Buffon duas vezes, ganha o duelo entre os dois e será eleito o melhor jogador do ano, faturando o prêmio da Fifa ("The Best") e a Bola de Ouro. Há quem duvide?"
Real se torna campeão pela 12ª vez da Liga dos Campeões
Com a vitória neste sábado (3), o Real Madrid se consagra campeão da Liga dos Campeões pela 12ª vez em sua história. É a segunda conquista consecutiva no torneio —algo que não acontecia desde 1990, quando o Milan derrotou o Benfica e se tornou bi.
É a sétima derrota da Juventus em finais da Liga dos Campeões e a segunda para o Real Madrid —a primeira foi em 1998. A equipe de Turim já levantou a taça em duas ocasiões, em 1985 e 1996.
O árbitro encerra a partida
- 49' 2º Tempo
33' Substituição no Real Madrid. Sai Dybala e entra Asensio
- 47' 2º Tempo
Real marca o quarto gol e enterra esperança da Juventus
Em nova falta para o Real Madrid, após encontrão de Daniel Alves em Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo chuta na barreira. A bola, entretanto, não sai do campo. Marcelo vai buscar, deixa a zaga da Juventus para trás e dá passe no pé de Asensio, que finaliza para o fundo das redes de Buffon. Real Madrid chega ao quarto gol.
- 46' 2º Tempo
Gol de Asensio para o Real Madrid
- 44' 2º Tempo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"A expulsão de Cuadrado, por leve empurrão sem bola no capitão do Real Madrid, Sergio Ramos, torna a tentativa de reação da Juventus praticamente impossível. O colombiano é o primeiro jogador a receber cartão vermelho em uma decisão de Liga dos Campeões desde Drogba (Chelsea), na final de 2008 vencida pelo Manchester United"
- 43' 2º Tempo
43' Substituição no Real Madrid. Sai Kroos e entra Morata
- 41' 2º Tempo
Cuadrado é expulso da partida
Após carrinho de Sergio Ramos para tirar a bola do meia Cuadrado, o colombiano resvala no espanhol, que cai no chão apontando agressão. O árbitro aplica o cartão vermelho em Cuadrado, que fica indignado.
- 39' 2º Tempo
38' Cartão vermelho para Cuadrado, do Juventus
- 38' 2º Tempo
Cobrança de falta da Juventus passa perto
Desta vez em ataque da Juventus, Daniel Alves cobra falta e joga bola na cabeça de Alex Sandro, que desvia e quase marca o segundo da equipe.
- 36' 2º Tempo
Quase mais um do Real
Cristiano Ronaldo quase deixa Bale na cara do gol. O atacante português chega com velocidade quase à linha de fundo e cruza rasteiro para o galês. A zaga da Juventus tira no último segundo.
- 33' 2º Tempo
33' Substituição no Juventus. Sai Dybala e entra Lemina
- 32' 2º Tempo
32' Substituição no Real Madrid. Sai Benzema e entra Gareth Bale
- 31' 2º Tempo
Real Madrid finaliza novamente
O colombiano Cuadrado tenta cruzar para o ataque, mas a bola vai muito longe e sai pela lateral. Na jogada seguinte, o Real chega ao ataque, Marcelo pega sobra e chuta forte para fora. A defesa da Juventus está desorganizada.
- 28' 2º Tempo
26' Cartão amarelo para Cuadrado, do Juventus
- 27' 2º Tempo
24' Substituição no Juventus. Sai Pjanic e entra Marchisio
- 27' 2º Tempo
20' Substituição no Juventus. Sai Barzagli e entra Cuadrado
- 26' 2º Tempo
24' Cartão amarelo para Alex Sandro, do Juventus
- 25' 2º Tempo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Gol brasileiro. Em um chute de longe, desviado em Khedira, Casemiro tornou-se o décimo brasileiro a marcar em uma final de Champions League (o primeiro foi Mazzola, em 1963). Gol português. Cristiano Ronaldo, desta vez na pequena área, entre Chiellini e Bonucci, desvia cruzamento de Modric e não dá chance a Buffon. O CR7 faz seu 12º nesta edição, ultrapassa Messi (11) e deixa o Real Madrid muito perto da 12ª taça."
- 24' 2º Tempo
Juventus levou três gols até agora na final, o que é a mesma quantidade de gols que levou no torneio inteiro até a decisão.
- 22' 2º Tempo
Torcida merengue domina o estádio
"Así, así, así gana Madrid", grita a torcida do Real Madrid após terceiro gol.
É ironia porque o grito foi criado pelas torcidas adversárias quando o Real ganhava com ajuda da arbitragem. - 22' 2º Tempo
21' Cartão amarelo para Pjanic, do Juventus
- 21' 2º Tempo
Cristiano Ronaldo finaliza após jogada em velocidade de Modric
Quatro minutos após Casemiro colocar novamente o Real Madrid à frente do placar, os merengues ampliam o placar. O meia Modric corre muito para alcançar a bola na linha de fundo da Juventus, cruza na pequena área e antes que a zaga italiana chegue para tirar, Cristiano Ronaldo avança com velocidade e chuta para o gol.
Foi o gol número 600 de Cristiano Ronaldo em sua carreira.
- 19' 2º Tempo
Gol de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid
- 18' 2º Tempo
Casemiro chuta com força para o fundo das redes
Após zaga da Juventus afastar o perigo, a bola sobra para Casemiro, que solta uma bomba em direção ao gol de Buffon. A bola desvia em Khedira e entra no canto. Real Madrid novamente na frente.
- 15' 2º Tempo
Gol de Casemiro para o Real Madrid
- 14' 2º Tempo
Novamente Marcelo
O lateral brasileiro cruza para Cristiano Ronaldo, que entra com velocidade na pequena área. A bola passa com velocidade e o atacante não alcança.
- 12' 2º Tempo
Jogadores merengues irritados com o árbitro
Jogadores do Real Madrid estão muito irritados com o árbitro alemão Felix Byrch. Carvajal, que já tem amarelo, é um dos que mais reclamam das marcações de falta. Zidane está mais preocupado com o sistema de marcação e a todo momento chama a atenção do próprio Carvajal e de Varane.
- 11' 2º Tempo
Modric e Marcelo finalizam com força
Modric arrisca de fora da área, solta a bomba e Buffon faz ótima defesa.
Um minuto depois, a bola sobre para Marcelo na entrada da área da Juventus e o brasileiro bate com força para fora.
- 09' 2º Tempo
Faltas duras entre companheiros de seleção
Em uma série de jogadas duras, Marcelo pisa no tornozelo de Daniel Alves, que cai no chão e preocupa companheiros. No lance seguinte, Kroos chega forte e faz falta em Khedira. Os brasileiros e os alemães são companheiros em suas seleções.
- 07' 2º Tempo
7' Cartão amarelo para Kroos, do Real Madrid
- 04' 2º Tempo
Real no ataque
Isco entra na área, se arma para chutar e Barzagli corta para escanteio. Na cobrança, Varane toca, bola bate no rosto de Bonucci e sai pela linha de fundo. Árbitro aponta tiro de meta.
- 00' 2º Tempo
Começa o segundo tempo
- Intervalo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Mandzukic é apenas o terceiro jogador a fazer gol em final de Liga dos Campeões por clubes diferentes. Marcou também pelo Bayern de Munique, em 2013. Os outros dois são o sérvio Vasovic (Partizan Belgrado em 1966, Ajax em 1969) e Cristiano Ronaldo (Manchester United em 2008 e Real Madrid em 2014 e 2017)."
- Intervalo
Foram três cartões amarelos na primeira etapa: Sergio Ramos e Carvajal para o Real Madrid e Dybala para a Juventus. Os gols saíram dos pés de Mandzukic e Cristiano Ronaldo.
- Intervalo
31' Cartão amarelo para Sergio Ramos, do Real Madrid
- Intervalo
Termina o primeiro tempo
- 45' 1º Tempo
Real segue atacando
Casemiro arrisca para o gol, mas a bola passa longe, à direita de Buffon. Após o lance, o árbitro dá 2 minutos de acréscimo.
- 42' 1º Tempo
40' Cartão amarelo para Carvajal, do Real Madrid
- 35' 1º Tempo
Juventus cobra falta
Dybala divide com Modric e o árbitro marca falta. Na cobrança, Dybala chuta em cima da barreira, a bola bate no braço de Cristiano Ronaldo e Pjanic reclama de toque
- 33' 1º Tempo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Golaço. Mandzukic não dá muito tempo para o Real Madrid comemorar e deixa tudo igual na decisão. Centroavante de ofício, tem se sacrificado na ponta esquerda para Higuaín ficar centralizado. Desta vez, posicionou-se na área e, em jogada plástica, deu uma puxeta perfeita antes da chegada da marcação de Carvajal e Casemiro. Faltou a Navas, goleiro de 1,85 m, uns cinco centímetros de altura para conseguir espalmar."
- 31' 1º Tempo
Partida volta ao empate
Quando o Real ensaiava dominar a partida, a Juventus reage e deixa tudo igual novamente. Cristiano Ronaldo balança a cabeça negativamente, em desaprovação, enquanto a torcida da Juventus canta mais alto.
- 29' 1º Tempo
Belo gol de Mandzukic
Mandzukic marca um golaço para a Juventus. Após receber de Higuaín, o atacante domina e bate forte com uma meia-bicicleta. Navas não consegue alcançar.
- 27' 1º Tempo
Gol de Mandzukic para a Juventus
- 26' 1º Tempo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Matador. Cristiano Ronaldo, o supercraque do Real Madrid, sai na frente no duelo com Buffon. Com leve desvio em Bonucci, o chute à meia-força do português, rasteiro e no canto, foi fora do alcance do capitão da Juventus."
- 21' 1º Tempo
Cristiano Ronaldo abre o placar
Kroos avança pelo meio, toca para Cristiano Ronaldo, que passa para Carvajal. O lateral se infiltra na área, cruza rasteiro para Cristiano Ronaldo livre. O camisa 9 merengue bate forte à direita de Buffon, que não alcança a bola.
- 20' 1º Tempo
Gol de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid
- 16' 1º Tempo
Real tem a bola, mas encontra dificuldades no ataque
Apesar de manter 61% da posse de bola, o Real Madrid ainda não atacou com perigo. A marcação da Juventus faz efeito. Quando a bola passa, a zaga italiana tira.
- 12' 1º Tempo
11' Cartão amarelo para Dybala, do Juventus
- 10' 1º Tempo
Daniel Alves pediu coragem à equipe
Na entrevista um dia antes do jogo, Daniel Alves pediu que a Juventus atuasse com coragem. A equipe começa em cima do Real Madrid, com Mandzukic, um jogador lento, muito acionado na esquerda do ataque.
- 08' 1º Tempo
Novo ataque da Juventus
Pjanic pega a bola na entrada da área, chuta forte e faz Navas se esticar todo para defender. Ótima defesa do goleiro do Real.
- 06' 1º Tempo
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Começou! Definida por sorteio como mandante na decisão, a Juventus joga com seu uniforme principal (camisa com listras verticais em branco e preto, calção branco e meias brancas). O Real Madrid, assim, não joga todo de branco, mas de azul-púrpura."
- 04' 1º Tempo
Navas é testado
O goleiro Keylor Navas, do Real Madrid, já fez duas defesas. A primeira, após cabeçada leve, e a segunda com um forte chute de Higuaín.
- 02' 1º Tempo
Primeira falta
Alex Sandro, lateral da Juventus, derruba o meia merengue Modric no meio de campo. Jogadores do Real pedem cartão amarelo.
- 01' 1º Tempo
Antes de começar a partida, troféu passeia pelo campo
Com os times em campo, Ian Rush, galês ex-atacante do Liverpool, entrou em campo com o troféu. Ele ganhou a Liga dos Campeões duas vezes, em 1981 e 1984.
- 00' 1º Tempo
Começa o jogo
A bola rola na decisão da Liga dos Campeões.
Show do pré-jogo
O Black Eyed Peas se apresenta neste momento no estádio. Show deve dez minutos.
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Se Daniel Alves triunfar com a Juventus, será o jogador brasileiro com mais títulos na Champions League: quatro. Ele ganhou com o Barcelona em 2009, 2011 e 2015. Roberto Carlos e Sávio também têm três conquistas, todas pelo Real Madrid (1998, 2000 e 2002) —Marcelo e Casemiro, campeões em 2014 e 2016, tentam se igualar a eles."
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
Nas casas de apostas há favoritismo, não exagerado, do Real Madrid. Em média, a cada 1 apostado na vitória do time espanhol, paga-se 2,7. A cada 1 apostado na Juventus, o retorno é 3.
Começa o aquecimento
As duas equipes entram em campo para o aquecimento.
Daniel Alves, lateral direito da Juventus e antigo jogador do Barcelona, foi muito vaiado pela torcida do Real Madrid quando teve seu nome anunciado.
Alex Sabino/Folhapress Jogadores de Juventus e Real Madrid em campo para o aquecimento Teto do Millenium Stadium fechado
Pela primeira vez uma final de Champions League vai jogar com o teto retrátil do estádio fechado. Decisão foi tomada pela UEFA e pela Federação Galesa por questões de segurança e da possibilidade de chuva, que não se concretizou.
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Os brasileiros nesta decisão são seis, três de cada lado. Daniel Alves, pela direita, e Alex Sandro, pela esquerda, jogarão como alas na Juventus. Marcelo (lateral-esquerdo) e Casemiro (volante) são titulares do Real Madrid. A Juve tem no banco o goleiro Neto, e o Real, o lateral-direito Danilo."
Final da Liga dos Campeões opõe recordistas de títulos e de vices
Nenhum time ganhou tantas vezes a Liga dos Campeões da Europa quanto o Real Madrid (ESP). Ninguém perdeu o número de finais que a Juventus foi derrotada. Neste sábado (3), às 15h45 (de Brasília) em Cardiff, capital de País de Gales, as duas equipes decidem o torneio de clubes mais importante do continente.
Luís Curro, do blogo O Mundo é uma Bola
"Saíram as escalações, e, como esperado, Zidane começa com Isco, deixando Bale na reserva. O astro galês não entra em campo desde o dia 23 de abril, quando se lesionou (panturrilha) na derrota por 3 a 2 para o Barcelona no Campeonato Espanhol. Na Juventus, não há surpresas. Massimiliano Allegri, com a volta do volante alemão Khedira, recuperado de contusão, escala sua força máxima, no esquema 3-5-2. Barzagli, Bonucci e Chiellini é o respeitável trio de beques que terá a missão de parar Cristiano Ronaldo e Benzema."
Escalação da Juventus
Em campo: Buffon; Daniel Alves, Barzagli, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic e Khedira; Dybala, Mandzukic e Higuaín
No banco estão: Neto, Benatia, Marchisio, Benatia, Lemina, Asamoah, Liechtsteiner
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Real Madrid e Juventus já se enfrentaram 18 vezes em competições europeias, e não há vantagem para nenhum lado. São oito vitórias do Real, oito da Juve e dois empates. O clube italiano, porém, fez mais gols (21) do que o espanhol (18). A Juventus está invicta nos três últimos encontros: uma vitória e dois empates."
Escalação do Real Madrid
Em campo: Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco; Benzema e Ronaldo.
No banco estão: Casilla, Nacho, Kovacevic, Asensio, Danilo, Morata e Bale.
Gareth Bale começa no banco de reservas. Ele não joga há cerca de um mês por causar lesão na panturrilha. James Rodriguez não está nem no banco do Real Madrid. O colombiano deve deixar o clube
Como esperado, Zidane levou seu filho Enzo, 22, do Real Madrid B, para a viagem a Cardiff, mas o cortou do banco de reservas.
Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Maior ganhador da Liga dos Campeões, com 11 títulos, o Real Madrid já superou a Juventus em uma decisão. Foi em 1998, em Amsterdã (Holanda). O montenegrino Mijatovic fez o único gol do jogo. Zidane, atual treinador do Real, atuou pela Juventus, e o Brasil foi representado pelo lateral Roberto Carlos, titular da equipe merengue."
Estreia do País de Gales na Liga
É a primeira vez que Gales recebe a final da Liga dos Campeões. É o 17º país que sedia o jogo. No Reino Unido, a única que ainda não foi escolhida foi a Irlanda do Norte.
Segurança reforçada em Cardiff
Preocupação com a segurança é forte. São dois mil policiais na área que cerca o Millennium Stadium. Ruas estão fechadas a mais de um quilômetro do estádio. Até para entrar nos pubs do centro da cidade, torcedores são revistados com detectores de metais.
Alex Sabino/Folhapress Torcedores são revistados em pub de Cardiff, em dia de final da Liga dos Campeões Luís Curro, do blog O Mundo é uma Bola
"Esta é a 62ª final da Champions League, e o primeiro campeão está presente. Em 1956, na decisão em Paris, o Real Madrid derrotou o Stade de Reims, da França, por 4 a 3. Di Stéfano, Rial (2) e Marquitos fizeram os gols do time de Madri."
ficha do jogo
árbitro
Mark Borsch e Stefan Lupp
auxiliares
Buffon | ||
Goleiro |
Daniel Alves | |
Lateral |
Barzagli | ||
Zagueiro |
Bonucci | |
Zagueiro |
Chiellini | |
Zagueiro |
Alex Sandro | |
Lateral |
Pjanic | ||
Meia |
Khedira | |
Volante |
Dybala | ||
Atacante |
Mandzukic | |
Atacante |
Higuaín | |
Atacante |
Massimiliano Allegri |
Técnico |
Navas | |
Goleiro |
Carvajal | |
Lateral |
Varane | |
Zagueiro |
Sergio Ramos | ||
Zagueiro |
Marcelo | |
Lateral |
Casemiro | |
Volante |
Kroos | ||
Volante |
Modric | |
Meia |
Isco | |
Atacante |
Cristiano Ronaldo | |
Atacante | x2 |
Benzema | ||
Atacante |
Zinédine Zidane |
Técnico |
Neto | |
Goleiro |
Lichtsteiner | |
Lateral |
Benatia | |
Zagueiro |
Marchisio | ||
Volante |
Lemina | ||
Volante |
Cuadrado | ||
Meia |
Kwadwo Asamoah | |
Meia |
Casilla | |
Goleiro |
Nacho Fernández | |
Zagueiro |
Danilo | |
Lateral |
Asensio | |
Meia |
Kovacic | |
Meia |
Morata | ||
Atacante |
Gareth Bale | ||
Atacante |