Doria endossa candidatura de Alckmin à Presidência em 2018


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 2/10

    Campanha de Haddad comemora queda de Marta

    Apesar da apreensão com a possibilidade de a disputa acabar no primeiro turno, os petistas comemoravam a desidratação de Marta Suplicy (PMDB), que apareceu com 11% dos votos válidos na pesquisa de boca de urna do Ibope –ela chegou a ter mais de 20% em levantamentos anteriores.

    A ex-petista foi o alvo da campanha de Haddad nas últimas semanas, depois que ele foi orientado por aliados a nacionalizar a eleição municipal e ligar Marta ao presidente Michel Temer (PMDB) e a medidas do governo consideradas impopulares.

    O ajuste fiscal e a reforma do ensino médio, que inicialmente considerou tirar as disciplinas de artes e educação física do calendário obrigatório, foram dois temas usados por Haddad. A cúpula da campanha petista avalia que a estratégia deu certo.

  • 2/10

    Veja os resultados parciais no interior paulista

    Urnas apuradas até as 18h50:

    Araraquara - Edna Martins (PSDB): 38%
    Ribeirão Preto - Duarte Nogueira (PSDB): 38%
    Campinas - Jonas Donizete (PSB): 66%
    Santos - Paulo Alexandre Barbosa (PSDB): 75%
    Santo André - Paulo Serra (PSDB): 40%
    São Bernardo do Campo - Orlando Morando (PSDB): 47%
    São Caetano do Sul - Auricchio (PSDB): 35%
    Diadema - Lauro Michels (PV): 49%
    São José do Rio Preto - Edinho Araújo (PMDB): 54%
    Osasco - Rogério Lins (PTN): 39%
    Guarulhos - Guti (PSB): 39%
    Piracicaba - Barjas Negri (PSDB): 69%

    Acompanhe a apuração em seu município.

  • 2/10

    Em Macapá, segundo turno será entre Clécio (Rede) e Gilvam Borges (PMDB)

    O segundo turno já está definido em Macapá (AP). Com 94,69% das urnas apuradas, Clécio (Rede) tem 44,52% dos votos válidos. Em segundo lugar, vem Gilvam Borges (PMDB), com 26,44%.

    O terceiro colocado é Aline (PRB), com 11,78%, e em quarto lugar, Promotor Moisés, com 7,20%. Acompanhe a apuração no seu município

  • 2/10

    Crivella disputará 2º turno com Freixo no Rio de Janeiro; candidato de Paes fica fora

    No Rio de Janeiro, com 89,42% dos votos apurados, Marcelo Crivella (PRB) tem 27,31% dos votos válidos e Marcelo Freixo (PSOL), 18,56%.

    Pedro Paulo (PMDB), candidato do atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), tem 15,97%. Em quarto lugar, aparece Flávio Bolsonaro (PSC), com 14,12%. Acompanhe a apuração em seu município

    Mauro Pimentel/Folhapress
    RIO DE JANEIRO, RJ, 02.10.2016: MARCELO FREIXO NA LAPA ACOMPANHA APURA‚ÌO - Marcelo Freixo, do PSOL, chega nos arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, para acompanhar a contagem de votos para prefeito do Rio de Janeiro. Segundo pesquisas Freixo esta em segundo na corrida eleitoral. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-AGENCIA) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    Freixo (PSOL) comemora ida para o segundo turno na corrida pela Prefeitura do Rio
  • 2/10

    Russomanno repete erros que o deixaram de fora da disputa em 2012

    ANÁLISE - RENATA AGOSTINI

    Celso Russomanno foi novamente traído pela língua. Frases polêmicas, como a que sua campanha "naufragaria" caso manifestasse sua opinião sobre a reforma trabalhista, ajudaram a enterrar sua popularidade. O deputado também se posicionou contra o Uber, o que trouxe antipatia de uma parte do eleitorado.

    Para integrantes de sua campanha, Russomanno repetiu os mesmos erros cometidos na campanha passada, quando era favorito e ficou de fora do segundo turno: falou "besteira" e não soube ter posição firme nos debates na TV.

  • 2/10

    PT avalia que 'será heroico' se Haddad chegar a 20% dos votos

    O PT avalia que 'será heroico' se Fernando Haddad chegar a 20% dos votos. Com 55,83% das urnas apuradas, João Doria tinha 53,07% dos votos, Fernando Haddad 16,46% e Celso Russomanno 13,88%.

    Eduardo Suplicy (PT), candidato a vereador, está com 161.955 votos.

  • 2/10

    Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB) disputam prefeitura de Goiânia no segundo turno

    Com 87% dos votos apurados, Iris Rezende (PMDB) tinha 39% das intenções de voto, contra 32,7% de Vanderlan Cardoso (PSB). Em terceiro lugar, vem o Delegado Waldir (PR) com 10,4% dos votos e, em seguida, Francisco Jr., com 9,5%. A petista Adriana Accorsi, apoiada pelo atual prefeito Paulo Garcia (PT), teve apenas 6,85%. Acompanhe a apuração em seu município.

  • 2/10

    Clima de festa

    ANÁLISE - MARINA DIAS

    João Doria deve chegar à sede do PSDB em São Paulo em instantes para encontrar outros dirigentes tucanos, que já estão em clima de comemoração. Após a divulgação do resultado oficial, que deve confirmar sua vitória em primeiro turno, deve fazer um pronunciamento e conceder uma coletiva de imprensa. Doria quer falar de improviso.

  • 2/10

    São Luís terá segundo turno; aliado de governador é o mais votado

    São Luís terá segundo turno com disputa entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN). Com 96% das urnas apuradas, Holanda Júnior havia obtido 45,6% dos votos válidos, contra 21,6% para Braide. O terceiro mais votado foi Wellington do Curso (PP), com 19,8%. Acompanhe a apuração em seu município.

  • 2/10

    Com vitória projetada para o primeiro turno, Doria é ovacionado por militância

    No diretório do PSDB, o locutor anuncia no microfone que, com metade dos votos apurados, João Doria tem 53% dos votos e é ovacionado. A militância conta com uma vitória no primeiro turno. Se isso acontecer, será a primeira vez que não haverá segundo turno para a cidade de São Paulo desde 1988, quando o pleito foi em turno único. Na ocasião, a hoje deputada federal Luiza Erundina (PSOL), que era do PT, derrotou Paulo Maluf e João Leiva. Candidata nestas eleições, Erundina tem, por ora, 3,14% dos votos.

  • Atualizando