Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Mariana Silva e adversária eslovena nunca se enfrentaram

    Adversária da brasileira Mariana Silva na semifinal da categoria meio-médio (até 63 kg), a eslovena Tina Trstenjak –primeira no ranking mundial– teve um ciclo olímpico fenomenal.

    Além de ser campeã do Mundial de 2015, ela foi para a final em dez dos onze Gand Slams e Grand Prix de que participou desde setembro de 2014. Ela nunca enfrentou a brasileira Mariana Silva.

    Ambas se enfrentam por volta das 16h10 (de Brasília) por uma vaga na final.

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Brazil's Mariana Silva reacts after defeating Israel's Yarden Gerbi during their women's -63kg judo contest quarterfinal match of the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 9, 2016. / AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA
    A brasileira Mariana Silva comemora após vencer luta nesta terça (9)
  • 9/8

    Seleção brasileira feminina vence o primeiro quarto

    Brasil abre vantagem de 12 pontos sobre o Belarus (28 a 16) no basquete feminino, no Arena da Juventude, em Deodoro.

    O destaque do primeiro quarto foi a ala Damiris, com dez pontos, uma assistência e duas roubada de bola. Adrianinha, com um lindo arremesso de quase do meio da quadra, levantou a torcida brasileira.

  • 9/8

    Seleção brasileira masculina continua na frente da Espanha

    Público em pé para aplaudir o Brasil contra a Espanha no basquete masculino. Time do técnico Rubén Magnano vai vencendo por 53 a 45. Último quarto começa agora.

  • 9/8

    Família de Mariana Silva acompanha a fase final

    Familiares da judoca Mariana Silva, 26, estão na Arena Carioca 2 para acompanhar as disputas da atleta na fase final da categoria meio-médio (até 63 kg).

    Por volta das 16h (de Brasília), a brasileira enfrenta a eslovena Tina Trstenjak na semifinal.

    Mariana já contou que decidiu entrar no judô após ver o irmão chegar em casa com medalhas no peito. Ele acabou não se profissionalizando.

    Marcel Rizzo/Folhapress
    Familia de Mariana Silva na Arena Carioca 2 para ver as finais do judô
    Família da judoca brasileira Mariana Silva na Arena Carioca 2
  • 9/8

    Craque neozelandês do rúgbi se machuca e está fora da Rio-2016

    Sonny Bill Williams, jogador da Nova Zelândia, saiu lesionado da partida contra o Japão no torneio olímpico masculino de rúgbi e não jogará mais nos Jogos Olímpicos do Rio.

    A contusão ocorreu após tentar derrubar um oponente no começo do segundo tempo. O jogador saiu do campo mancando e apoiado em membros da equipe médica. Segundo o Comitê Olímpico da Nova Zelândia, Williams sofreu um rompimento parcial do tendão de aquiles.

    Williams, que já conquistou duas Copas do Mundo de rúgbi, é um dos maiores nomes dos "All Blacks", como é conhecida a equipe neozelandesa. O país é um dos favoritos à medalha de ouro na Rio-2016.

    Apesar do favoritismo, a Nova Zelândia perdeu para o Japão por 14 a 12, em uma das maiores zebras nos Jogos até aqui.

    Pascal Guyot/AFP
    O neozelandês Sonny Bill Williams sai carregado de campo após romper o tendão de aquiles em partida contra o Japão, na Rio-2016
    O neozelandês Sonny Bill Williams sai carregado de campo após romper o tendão de aquiles em partida contra o Japão, na Rio-2016
  • 9/8

    Mariana Silva é surpresa da equipe brasileira

    A judoca Mariana Silva, 26, é uma surpresa da equipe brasileira. Ela raramente frequenta o pódio de competições internacionais. Teve, porém, uma boa participação no Grand Slam de Samsun, quando ficou na 2ª colocação.

    Na semifinal, a brasileira terá como adversária a eslovena Tina Trstenjak, atual campeã mundial da categoria. O confronto acontece por volta das 16h (de Brasília).

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Slovenia's Tina Trstenjak (white) competes with Italy's Edwige Gwend during their women's -63kg judo contest match of the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 9, 2016. / AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA
    A eslovena Tina Trstenjak (à esq.) durante luta na Rio-2016
  • 9/8

    Mulheres do Brasil buscam primeira vitória

    Brasil e Belarus estão em quadra pelo basquete feminino, na Arena da Juventude, em Deodoro. O Brasil precisa vencer a partida para sair da lanterna do grupo A, após perder para Austrália e Japão. O público comparece em bom número para apoiar o time.

    O duelo é decisivo para a equipe brasileira manter vivas as chances de classificação para a próxima fase da competição.

    Shannon Stapleton/Reuters
    A brasileira Iziane durante jogo contra o Japão pela Rio-2016
  • 9/8

    Será que tem mais ouro?

    Daqui a pouco, a judoca Mariana Silva, 26, disputa a fase final da categoria meio-médio (até 63 kg). Mais cedo, ela avançou à semi, que acontece a partir das 15h30 (de Brasília) desta terça (9), e continua na busca pelo ouro.

    A brasileira já venceu a húngara naturalizada ganense, Szandra Szogedi, a alemã Martyna Trajdos e a israelense Yarden Gerbi.

    Nesta segunda (8), Rafaela Silva conquistou na categoria até 57kg o primeiro ouro do Brasil na Rio-2016.

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Ghana's Szandra Szogedi (white) competes with Brazil's Mariana Silva during their women's -63kg judo contest match of the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 9, 2016. / AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA
    A brasileira Mariana Silva (à dir.) durante luta na Rio-2016
  • 9/8

    Rúgbi masculino estreia com derrota

    O Brasil perdeu para a forte seleção de Fiji em sua estreia no torneio masculino de rúgbi.

    A seleção começou bem e anotou o primeiro "try" da partida, mas não conseguiu sustentar a vantagem e perdeu por placar de 40 a 12.

    O próximo jogo dos brasileiros é contra os Estados Unidos, ainda hoje, às 18h. Já Fiji enfrenta a Argentina, que superou os americanos por 17 a 14 nesta terça.

    Alessandro Bianchi/Reuters
    O brasileiro Gustavo Albuquerque corre durante partida de rúgbi contra Fiji na Rio-2016
    O brasileiro Gustavo Albuquerque corre durante partida de rúgbi contra Fiji na Rio-2016
  • 9/8

    Brasil encerra o primeiro tempo na frente do placar

    Termina o primeiro tempo do jogo entre Brasil e Espanha, pelo basquete masculino. O time do técnico Rubén Magnano vai vencendo por 34 a 31.

    Jogo muito equilibrado na Arena Carioca 1. Espanha concentra os seus jogos no pivô Pau Gasol. Brasil se saiu melhor nos arremessos de longa distância.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países