Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Brasil termina final na última posição

    O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram, com um total de 172.087 pontos.

    Nas barras assimétricas, último aparelho das brasileiras, Rebeca Andrade recebeu 14.900 pontos. Jade Barbosa obteve 14.391, e Lorrane Oliveira, 14.166.

    Na fase de classificação, o Brasil tinha somado 174.054 pontos e terminado em quinto lugar.

    Damir Sagolj/Reuters
    Rebeca Andrade se apresenta no solo
  • 9/8

    Apresentação de Simone Biles silencia arena

    A apresentação de Simone Biles no solo foi a única que fez a arena toda ficar quieta por alguns segundos antes de ela começar suas acrobacias ao som de samba e bossa nova. A norte-americana foi aplaudida de pé. Ela obteve a nota 15.800.

    Charlie Riedel/Associated Press
    Simone Biles se apresenta no solo
  • 9/8

    Brasil perde para Eslovênia: 31 a 28

    Numa partida predominantemente equilibrada, a seleção brasileira masculina de handebol perdeu para a Eslovênia.

    Um apagão no meio do primeiro tempo permitiu aos eslovenos abrirem sete pontos de vantagem e custou caro ao Brasil.

    Apesar de terem melhorado na partida ainda na primeira etapa e jogado de igual para igual no restante da partida, os brasileiros não conseguiram tirar a diferença de gols.

    Essa foi a segunda partida do Brasil no torneio olímpico, que estreou com vitória contra Polônia neste domingo (7).

    A seleção volta a jogar às 16h40 desta quinta (11), contra a Alemanha - primeira colocada do grupo.

    Matthias Schrader/Associated Press
    O brasileiro João da Silva enfrenta a marcação
    O brasileiro João da Silva enfrenta a marcação
  • 9/8

    Torcidas competem no grito

    Após a apresentação de Alexandra Raisman no solo, torcedores dos EUA começaram a gritar "USA, USA". Os brasileiros responderam com gritos de "Brasil, Brasil".

    A romena Nadia Comaneci, uma das principais ginastas de todos os tempos e primeira a tirar uma nota 10, deu entrevista à emissora oficial logo após a final na Arena Olímpica. Ela disse que o Brasil está sendo um anfitrião incrível e que o barulho da torcida é maravilhoso.

  • 9/8

    Torcedoras exibem cartaz contra Temer na arquibancada

    Um cartaz de protesto contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB), foi mostrado na arquibancada da Arena Olímpica do Rio durante a final por equipes da ginástica feminina.

    Grazia de Grazia, assistente social, e as advogadas Karina Uzzo e Vanessa Osório levaram o cartaz escrito "Fora, Temer" porque dizem não concordar com deposição de uma presidente eleita para a entrada de um não eleito.

    Elas sabiam que os cartazes estavam proibidos no início dos Jogos, mas disseram que iriam levá-lo à arena mesmo com a proibição.

    Nesta segunda (8), um juiz federal do Rio de Janeiro deu uma decisão liminar (provisória) liberando manifestações políticas "pacíficas" durante a Olimpíada, proibindo a repressão e retirada de manifestantes. O COI (Comitê Olímpico Internacional) e o Comitê Organizador Rio-2016 disseram que vão recorrer da decisão.

    Diego Padgurschi/Folhapress
    Protesto na arquibancada
    Torcedores protestam contra Temer na arquibancada da Arena Olímpica do Rio
  • 9/8

    Brasil sobe para sexto após os saltos

    Ao fim da terceira rotação, o Brasil subiu para a sexta posição na final por equipes, com 128.630. Ultrapassou Holanda (128.365) e Alemanha (127.773).

    A melhor nota no salto foi de Rebeca Andrade, com 15.400. Jade Barbosa obteve 14.933, e Lorrane Oliveira, 14.566.

    Os EUA estão disparados na liderança, com China (133.937) e Japão (131.772) na sequência.

  • 9/8

    Brasil termina o 2º dia de vela mais longe do pódio

    Os atletas brasileiros da vela perderam algumas posições nas provas disputadas nesta tarde. 

    Robert Scheidt caiu uma posição na classe laser e encerrou o dia em oitavo, após performance semelhante à de ontem. Ele foi mal novamente na primeira regata do dia, ficando em 27º, e impediu um prejuízo maior terminando a outra etapa em quarto. 

    Na classe RS:X, tanto Ricardo Santos como Patrícia Freitas perderam uma posição após três regatas. Ambos começaram o dia em sétimo e terminaram em oitavo. 

    Após quatro regatas, a brasileira com menos chances de medalha na modalidade segue sendo Fernanda Decnop, na classe laser radial, que caiu oito lugares e terminou o dia em 23º.

    Jorge Zarif, que estreou hoje na classe finn, é o melhor brasileiro até aqui. Está na quarta colocação após duas parciais. 

    As competições na vela continuam amanhã, a partir de 13h05, com regatas nas classes finn, laser e laser radial, além das primeiras disputas nas classes 470 e nacra.

    Brian Snyder/Reuters
    Jorge Zarif é o brasileiro melhor colocada na competição de vela
    Jorge Zarif é o brasileiro melhor colocada na competição de vela
  • 9/8

    Após derrota, Mariana Silva agradece torcida

    Após a derrota para a holandesa Anicka van Emden na disputa do bronze da categoria meio médio (até 63 kg), a judoca brasileira Mariana Silva agradeceu o apoio da torcida e se disse privilegiada por participar dos Jogos no Rio.

    "Mesmo com a derrota eu estou feliz por participar de uma Olimpíada dentro de casa", disse em entrevista ao canal SporTV 2. "Agradeço a todos da minha família. Estou triste, mas sou muito grata".

    Com as derrotas de Mariana e Victor Penalber, mais cedo, o judô brasileiro na Rio-2016 continua com apenas uma medalha, a de ouro conquistada por Rafaela Silva nesta segunda (8).

    Danilo Verpa/NOPP
    JUDO - MARIANA SILVA - CARIOCA ARENA 2 - RIO DE JANEIRO/RJ-09/08/2016 - A JUDOCA BRASILEIRA MARIANA SILVA DISPUTA MEDALHA DE BRONZE CONTRA Anicka van EMDEN NAS OLIMPIADAS RIO 2016. Foto: Danilo Verpa/Folhapress/NOPP
    A judoca brasileira Mariana Silva (à dir.) após derrota na disputa pelo bronze
  • 9/8

    Dupla brasileira vence americanas e assegura classificação

    Uma das favoritas à medalha de ouro no vôlei de praia, a dupla brasileira formada por Larissa Maestrini e Talita Rocha venceu com facilidade o seu segundo jogo e assegurou passagem para a próxima fase da competição.

    As brasileiras, que já haviam vencido as russas Birlova e Ukulova na estreia, bateram as americanas Fendrick e Sweat por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/13.

    Petr David Josek/Associated Press
    Talita Rocha (dir.) e Larissa comemoram vitória sobre dupla americana
  • 9/8

    Eslovênia à frente do Brasil no handebol

    Fim do primeiro tempo no handebol. Após início de jogo equilibrado, a seleção masculina de handebol da Eslovênia vai vencendo o Brasil por 16 a 13.

    A vantagem eslovena chegou a ser de sete gols, mas os brasileiros melhoraram na partida com pouco mais de cinco minutos para o fim da primeira etapa e reduziram a diferença.

    A Eslovênia é a 22ª colocada no ranking mundial de handebol. O Brasil, o 13º.

    Ambas as seleções tiveram vitórias apertadas na primeira rodada do torneio de handebol da Rio-2016, neste domingo (7). Os brasileiros venceram a Polônia por 34 a 32 e os eslovenos ganharam do Egito por 27 a 26.

    Matthias Schrader/Associated Press
    Darko Cingesar, da Eslovênia, em disputa pela bola com o brasileiro Leonardo Santos
    Darko Cingesar, da Eslovênia, em disputa pela bola com o brasileiro Leonardo Santos
  • Atualizando

calendário

medalhas

países