Olimpiada Rio 2016

Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil, e vôlei feminino supera Argentina; Djoko está fora da Rio-2016


A judoca brasileira Rafaela Silva, 24 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria leve (até 57 kg). É a primeira medalha de ouro do Brasil na Rio-2016. Ele derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo.

Confira aqui a história da medalhista, que é moradora da Cidade de Deus, no Rio, e quase abandonou a carreira após ofensas racistas em 2012.

Assista aqui o momento do waza-ri de Rafaela Silva.

Veja outros destaques do dia:

- Por 3 sets a 0, o Brasil venceu a Argentina no Maracãnazinho e chegou ao segundo triunfo nos Jogos Olímpicos.

- Dupla brasileira vence e Djokovic está fora da Rio-2016

- Brasileiros ficam em sexto lugar na disputa da ginástica artística por equipes

- Após dois empates e pior campanha desde 1972 no futebol, Del Nero cobra resultado de seleção masculina

- Brasil perde no vôlei de praia masculino, com Alisson Cerutti e Bruno Schmidt, e ganha no feminino, com Ágatha e Bárbara Seixas.

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 8/8

    Festa após vitória de Rafaela Silva na semi!

    A tensão deu lugar à euforia nos amigos e parentes da judoca brasileira Rafaela Silva, que assistem a fase final do torneio olímpico na sede do Instituto Reação, na Cidade de Deus. A tia da atleta, Cristiane Silva, 40, vibrou com a vitória. "Foi uma luta difícil, mas ela está acostumada a vencer as dificuldades", disse a auxiliar de serviços gerais.

    Na final, que acontece a partir das 17h (de Brasília), Rafaela enfrenta a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo.

    No último combate entre as duas, na semifinal no Grand Slam de Paris, em fevereiro deste ano, a brasileira perdeu. No total, de cinco combates disputados, Rafaela venceu apenas um, no ano passado. Sumiya é a primeira do raking mundial da Federação Internacional de Judô. Rafaela é a 11ª na lista.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    Familia da Rafaela comemora a vitória
    Família e amigos de Rafaela Silva comemoram vitória na semifinal
  • 8/8

    Com Zanetti nas argolas, Brasil está em terceiro

    Nas argolas, primeiro aparelho do Brasil na final por equipes da ginástica masculina, a melhor nota brasileira foi de Arthur Zanetti, 15.556.

    Francisco Barreto, que abriu a série, fez 14.400, e Sergio Sasaki, 14.366. O público aplaudiu muito as notas dos brasileiros. Ao final da primeira rotação, a Rússia lidera com 45.299, a Alemanha tem 44.540, e o Brasil, em terceiro, 44.332.

    Julio Cortez/Associated Press
    Arthur Zanetti se apresenta na prova de argolas
  • 8/8

    Classificado, Leonardo de Deus cobra melhores resultados da natação

    Classificado para as semifinais dos 200 m borboleta, o nadador brasileiro Leonardo de Deus não escondeu a ponta de frustração com o desempenho da equipe brasileira como um todo.

    "Eu e a natação brasileira temos que fazer muito melhor, para fazer jus ao investimento", afirmou.

    Leia a matéria na íntegra aqui.

    Dominic Ebenbichler/Reuters
    Leonardo de Deus durante prova na Rio-2016
  • 8/8

    Rafaela Silva vence romena e está na final!

    A judoca Rafaela Silva, 24, venceu a semifinal da categoria leve (até 57 kg) e está classificada para a disputa do ouro no judô, que acontece a partir das 17h (de Brasília). Ela superou a romena Corina Caprioriu, 30, medalha de prata em Londres-2012.

    A luta se estendeu por sete minutos –o tempo regulamentar é quatro– e foi decidida no golden score. Ela aplicou um waza-ari na adversária e garantiu ao menos a prata.

    A luta foi marcada pela confusão da arbitragem na fase final da luta. Os juízes chegaram a dar a vitória para Rafaela, que teria aplicado um yukô durante o golden score, mas a decisão foi revista.

    Ao fim da luta, Caprioriu e Rafaela se cumprimentaram com euforia pela longa luta.

    Assim como nos combates anteriores, a brasileira evitou ataques diretos na primeira metade da luta, estudando a adversária. As duas acabaram punidas.

    A luta seguiu sem muitas tentativas de golpe. As duas disputavam a pegada, sem partir para o ataque. A partida acabou indo para o golden score.

    Toru Hanai/Reuters
    2016 Rio Olympics - Judo - Semifinal - Women -57 kg Semifinal Contests - Carioca Arena 2 - Rio de Janeiro, Brazil - 08/08/2016. Rafaela Silva (BRA) of Brazil and Corina Caprioriu (ROU) of Romania compete. REUTERS/Toru Hanai TPX IMAGES OF THE DAY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: ALP96
    Rafaela Silva (à esq.) durante luta contra a romena Corina Caprioriu
  • 8/8

    Rafaela Silva e romena vão para o golden score na semifinal

    A brasileira Rafaela Silva e a romena Corina Caprioriu estão no golden score na semifinal da categoria até 57 kg, peso leve.

    Agora, qualquer golpe encaixado encerra o combate. O ginásio grita "Brasil, Brasil, Brasil" e "Olê, Olê, Ola, Rafa, Rafa".

  • 8/8
    Michael Dalder/Reuters
    2016 Rio Olympics - Swimming - Preliminary - Men's 200m Butterfly - Heats - Olympic Aquatics Stadium - Rio de Janeiro, Brazil - 08/08/2016. Michael Phelps (USA) of USA is seen with red cupping marks on his shoulder as he competes. REUTERS/Michael Dalder FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: VP26
    Phelps com marcas nas costas, no Estádio Aquático, no Rio

    Entre vitórias e recordes, Phelps faz tratamento com ventosas nos Jogos

    Tratamento com ventosas parece ser um dos aliados de Michael Phelps em sua última Olimpíada. O americano tem usado a terapia durante a competição da Rio-2016.

    Nesta segunda-feira(8), o recordista em conquistas de medalhas olímpicas apareceu com marcas da terapia nas costas e no ombro direito ao nadar a prova de eliminatória dos 200m borboleta, no Estádio Aquático.

  • 8/8

    Semifinalista na Rio-16, Rafaela Silva trocou ofensas com torcedores em Londres-2012

    Em 2012, a judoca brasileira Rafaela Silva trocou ofensas com torcedores após ser eliminada dos Jogos Olímpicos de Londres.

    Na ocasião, a brasileira foi desclassificada pelos juízes após aplicar um golpe irregular e deixou o torneio na segunda luta. Irritada, Rafaela devolveu as críticas recebidas no Twitter com muitos palavrões.

    Para chegar à semifinal na Rio-2016, a brasileira superou um trauma. Ela venceu a húngara Hedvig Karakas, que a eliminou em Londres-12.

    A adversária de Rafaela na semi será a romena Corina Caprioriu. Antes do confronto, a brasileira recebeu o apoio da mãe, Zenilda Silva, 45. As duas conversaram rapidamente. "Falei para ela: 'Sonhei que via você no pódio. Só não sei qual era a medalha'. Choramos eu e ela", conta Zenilda.

    Leonardo Benassatto/Futura Press/Folhapress
    A atleta Rafaela Silva (Brasil) enfrenta Miryam Roper (Alemanha) na modalidade até 57kg do Judô Feminino, válida pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta segunda-feira (8).
    A brasileira Rafaela Silva durante luta na Rio-2016
  • 8/8

    Equipe masculina disputa a final em instantes

    A poucos minutos do início da final por equipes masculinas na ginástica artística, as luzes se apagam e começa uma apresentação de dança na Arena Olímpica do Rio.

    Cada time se apresenta com três atletas por aparelho. O Brasil é o segundo a se apresentar nas argolas. Arthur Zanetti será o terceiro, depois de Francisco Barreto e Sergio Sasaki. China é a grande favorita ao ouro. Essa é a primeira final da ginástica na Rio-2016.

    Mariana Lajolo/Folhapress
    Apresentação na Arena Olímpica do Rio
  • 8/8

    Brasil termina primeiro dia na vela fora do top 3

    Os velejadores brasileiros terminaram as regatas de hoje fora das três colocações que garantem medalha.

    Um dos maiores atletas olímpicos brasileiros da história com cinco medalhas conquistadas, Robert Scheidt está na sétima posição na classe laser. Ele começou mal a disputa, terminando a primeira regata na 23ª colocação, mas se recuperou e ficou em primeiro na segunda regata.

    Na RS:X, Patricia Freitas terminou em sexto, com 18 pontos, enquanto Ricardo Santos ficou em sétimo, com 22.

    A pior colocada do Brasil foi Fernanda Decnop, da classe laser radial. Ela terminou no 15º lugar.

    As próximas provas da vela acontecem nesta terça (9), a partir de 13h05.

    William West/AFP
    Brazil's Robert Scheidt sails during the Laser Men sailing race on Marina da Gloria in Rio de Janerio during the Rio 2016 Olympic Games on August 8, 2016. / AFP PHOTO / WILLIAM WEST
    O brasileiro Robert Scheidt, que terminou o primeiro dia da vela na sétima posição
  • 8/8

    Amigos da brasileira Rafaela Silva se reúnem para acompanhar fase final

    Amigos e colegas de treinamento da judoca Rafaela Silva estão reunidos para acompanhar a fase final do torneio olímpico. O grupo assiste aos combates em um telão instalado no pólo do Instituto Reação na favela Cidade de Deus, onde a atleta treina. A judoca nasceu e foi criada na comunidade situada na zona oeste do Rio.

    Daqui a pouco, Rafaela enfrenta a romena Corina Caprioriu na semifinal da categoria até 57 kg.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    Familiares de Rafaela Silva se reunem para assistir a luta
    Familiares de Rafaela Silva se reúnem no Rio para assistir a fase final
  • Atualizando

calendário

medalhas

países