Olimpiada Rio 2016

Abertura tem engajamento em causas sociais e vaias a Temer; Vanderlei Cordeiro de Lima acende pira


O evento que abre a Rio-2016 tem um tom voltado para grandes questões sociais e ambientais do planeta. Em meio à tensão política, o país tenta se mostrar na festa de abertura dos Jogos como a nação das causas sociais. Empoderamento dos negros, dos jovens marginalizados, dos homossexuais, transgêneros, temas ambientalistas foram lembrados na festa.

Antes das mensagens, a cerimônia teve uma adaptação. Foi pulada uma menção ao presidente interino, Michel Temer, prevista para ser feita após o anúncio ao nome do presidente do COI, Tomas Bach. Ao declarar aberto os Jogos do Rio, Temer foi vaiado pelo público antes mesmo de terminar a sua frase. Em medição feita pela Folha, a vaia bateu em 105 decibéis.

Fora do Maracanã, manifestantes protestaram contra a realização da Olimpíada. Após um grupo tentar furar bloqueio, policiais militares usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo contrário aos Jogos no Brasil.

Lui Siu Wai/Xinhua
(160805) -- RIO DE JANEIRO, agosto 5, 2016 (Xinhua) -- Fuegos artificiales muestran las letras de "Río" durante la ceremonia de inauguración de los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 5 de agosto de 2016. Los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016 se llevan a cabo del 5 al 21 de agosto. (Xinhua/Lui Siu Wai) (fnc) (dp)
Fogos de artifício no estádio do Maracanã durante abertura dos Jogos Olímpicos

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 5/8

    Turistas e cariocas se concentram no Boulevar Olímpico para assistir à cerimônia no telão

    Momentos antes da abertura da Olimpíada do Rio, o Boulevar Olímpico, na zona portuária do Rio, reúne cariocas e estrangeiros para assistir à cerimônia por telões.

    A cerimônia de abertura será exibida nos telões dos palcos Encontros e Amanhã, instalados em dois pontos do local. Além dos telões, o local tem food trucks, shows, uma maquete do Rio feita de Lego e uma réplica do avião 14 Bis, de Santos Dumont, além de outras atrações. O Museu do Amanhã é um dos mais fotografados. Leia mais aqui.

    Bruno Villas Bôas/Folhapress
    Palco montado na Praça Mauá, comandado pelo DJ Zé Pedro, anima público antes da transmissão da cerimônia: "Não me pegue não, não, não / Me deixe à vontade"
    Palco montado na Praça Mauá, no Boulevar Olímpico, anima público antes da transmissão da cerimônia
  • 5/8

    Está chegando a hora: torcedores se emocionam no Maracanã

    A 25 minutos do horário marcado para começar a abertura da Olimpíada, torcedores ocupam o Maracanã e tiram fotos emocionados por participarem de um momento histórico.

    Abertura da Rio-2016

  • 5/8

    Atletas posam com uniforme da cerimônia de abertura

    Brasileiros perguntam em post em rede social quantas medalhas o "timaço" merece.

    time brasil

  • 5/8

    Delegações chegam ao Maracanã para abertura

    Ônibus das delegações de diferentes países já estacionam em frente ao Maracanã. A área foi isolada para o desembarque. A cerimônia de abertura começa às 20h desta sexta (5).

    Luiza Franco/Folhapress
    Ônibus das delegações já estacionam em frente ao Maracanã. A área foi isolada para o desembarque
    Ônibus das delegações já estacionam em frente ao Maracanã. A área foi isolada para o desembarque
  • 5/8

    No metrô do Rio, turistas reclamam de falta de informações para abertura da Olimpíada

    Alguns turistas que chegavam nesta sexta-feira (5) à estação do metrô General Osório, que tem conexão com o Parque Olímpico da Barra, reclamaram da falta de informação sobre qual caminho tomar para o Maracanã, palco da cerimônia de abertura da Rio-2016.

    Perdidos, alguns turistas ficavam no meio do caminho, atrapalhando a passagem de outras pessoas. A Folha viu apenas um funcionário do metrô dando informações. Ele vestia uma camisa azul escura, de difícil identificação.

    "Por mais que eu tenha estudado o caminho em casa, não consigo agora me localizar. Vou tentar perguntar na bilheteria", disse a argentina Valentina Faria, que acabou se informando com um outro passageiro.

    Havia outro funcionário do metrô, de camisa amarela e com um rádio nas mãos apenas depois da catraca de entrada. Era difícil vê-lo pelo lado de fora por causa da aglomeração de pessoas.

    Na estação São Cristóvão, que fica próxima ao Maracanã, a situação era diferente. Uma funcionária próxima à escada de saída orientava os passageiros e outros funcionários, mais à frente, indicavam o caminho correto.

  • 5/8

    Polícia usa bombas de efeito moral contra manifestantes em São Paulo

    Em São Paulo, policiais usaram bombas de efeito moral contra manifestantes que protestavam contra a Olimpíada.

    A manifestação saiu do Masp, na avenida Paulista, e descia a rua Augusta quando a polícia interveio sem motivo aparente. Manifestantes foram cercados e rendidos por policiais.

    Fabio Braga/Folhapress
    Sao Paulo,SP,Brasil 05.08.2016 Grande Ato contra a Olimpiada, concentracao no Masp,Av. Paulista. Foto: Fabio Braga/Folhapress cod 3517
    Manifestantes são rendidos pela polícia durante protesto contra a Olimpíada, em São Paulo
  • 5/8

    Ministério Público Federal pede à Justiça bloqueio de verba pública para abertura

    O Ministério Público Federal protocolou na tarde desta sexta-feira (5) pedido de bloqueio de qualquer repasse de verba pública federal e municipal para o comitê organizador da Olimpíada.

    O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) anunciou na quinta (4) que o governo federal e municipal repassariam R$ 270 milhões para socorrer financeiramente o comitê. Os recursos seriam destinados às cerimônias dos Jogos -inclusive a abertura desta sexta (5).

    No pedido, a procuradoria pede que a União, suas empresas públicas e autarquias se abstenham em repassar qualquer recurso para a entidade. O mesmo em relação ao município. Leia mais aqui.

  • 5/8

    Mulher que desmaiou em protesto é encaminhada para hospital

    A Cruz Vermelha Brasileira encaminhou para o pronto-atendimento do Hospital Souza Aguiar a vítima que desmaiou durante confronto entre manifestantes e policiais na Praça Afonso Pena. Ela passa bem, mas foi levada por uma ambulância. O hospital fica a cerca de 4 km do local.

    De acordo com agentes de saúde que prestaram os primeiros socorros, ela desmaiou por ter inalado muito gás lacrimogênio.

  • 5/8

    Phelps usará jaqueta com luzes na cerimônia de abertura

    De acordo com a conta oficial do time olímpico dos EUA no Twitter, o nadador americano Michael Phelps usará uma jaqueta que se ilumina na cerimônia de abertura dos Jogos. Phelps será o porta-bandeira dos Estados Unidos. Luzes nas costas do atleta formam a sigla do nome do país.

    Phelps usará jaqueta iluminada

  • 5/8

    Hollande circulou tranquilo e sem seguranças no Itamaraty

    Vários líderes mundiais foram recepcionados no palácio do Itamaraty. Entre eles o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, da Argentina, Maurício Macri, e da França, François Hollance, que circulou tranquilamente, sem seguranças, e falando no celular.

    O ministro do STF Gilmar Mendes, os ministros do governo Temer Eliseu Padilha, Leonardo Picciani, José Serra e Moreira Franco também compareceram, bem como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador afastado do Rio, Luiz Fernando Pezão.

    Patrícia Campos Mello/Folhapress
    François Hollande chega ao Maracanã para assistir à cerimônia de abertura da Rio-2016
    François Hollande chega ao Itamaraty
  • Atualizando

calendário

medalhas

países