AO VIVO
Rodrigo Maia, do DEM, é o novo presidente da Câmara; acompanhe
Os deputados escolheram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele cumprirá um "mandato-tampão", motivado pela renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Casa na semana passada.
O deputado do DEM irá presidir a Casa apenas até fevereiro de 2017, quando um novo presidente será escolhido para o mandato de dois anos.
Maia derrotou Rogério Rosso (PSD-DF) por 285 votos contra 170, no segundo turno da votação.
acompanhe
Disputas na Câmara têm grande potencial de bagunçar base aliada. Leia análise de Fábio Zanini, editor de "Poder".
Beto Mansur (PRB-SP) anuncia retirada da candidatura para apoiar Rogerio Rosso (PSD-DF), candidato da coleção de partidos médios conhecida como "centrão". Perguntado se estava atendendo a um pedido de ministros do Palácio do Planalto, Mansur rebateu: "Não tem nada disso. Não recebo ordem de ninguém e não vislumbro cargo".
Com a desistência, o número de candidatos cai de 17 para 16. A previsão, no entanto, é que só dez efetivamente concorram. Os nomes podem ser retirados até 15h, uma hora antes do início da sessão.
Com a desistência do deputado Beto Mansur (PRB-SP), a Câmara tem 16 deputados concorrendo à presidência da Casa. A eleição será nesta quarta (13).
Cada concorrente terá dez minutos para discursar. Confira a ordem:
rdem dos discursos dos candidatos no plenário
1. Rodrigo Maia (DEM/RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV/ES)
3. Miro Teixeira (REDE/RJ)
4. Giacobo (PR/PR)
5. Cristiane Brasil (PTB/RJ)
6. Luiza Erundina (PSOL/SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB/MG)
8. Carlos Manato (SD/ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO)
10. Marcelo Castro (PMDB/PI)
11. Fausto Pinato (PP/SP)
12. Rogério Rosso (PSD/DF)
13. Gilberto Nascimento (PSC/SP)
14. Esperidião Amin (PP/SC)
15. Maria do Rosário (PT/RS)
16. Orlando Silva (PCdoB/SP)Beto Mansur anunciou a retirada de sua candidatura para apoiar a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF).
Em entrevista a uma rádio de Minas Gerais, a presidente afastada, Dilma Rousseff, disse que os deputados devem votar um candidato contrário a seu impeachment para diminuir o que chamou de controle do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre os parlamentares. Leia a reportagem.
Os deputados Fausto Pinato (PP-SP) e Maria do Rosário (PT-RS) retiraram suas candidaturas à presidência da Câmara. O anúncio da petista aconteceu depois que membros de seu partido a convenceram a unir o partido em torno do nome do ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI).
Com a desistência de Fausto Pinato (PP-SP) e Maria do Rosário (PT-RS), são, no momento, 14 os candidatos à presidência da Câmara:
1. Rodrigo Maia (DEM/RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV/ES)
3. Miro Teixeira (REDE/RJ)
4. Giacobo (PR/PR)
5. Cristiane Brasil (PTB/RJ)
6. Luiza Erundina (PSOL/SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB/MG)
8. Carlos Manato (SD/ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO)
10. Marcelo Castro (PMDB/PI)
11. Rogério Rosso (PSD/DF)
12. Gilberto Nascimento (PSC/SP)
13. Esperidião Amin (PP/SC)
14. Orlando Silva (PCdoB/SP)Maranhão avisa que só começa eleição após CCJ concluir caso de Cunha - O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), avisou a integrantes da mesa diretora que vai adiar o início da sessão na qual será eleito o novo comandante da Casa
Há apenas duas mulheres na disputa pela presidência da Câmara, Luiza Erundina (PSOL-SP) e Cristiane Brasil (PTB-RJ), ambas com poucas chances de vitória. Entretanto, várias modelos trabalham como cabos eleitorais para candidatos. Algumas relatam sofrer assédio, até mesmo de parlamentares.