AO VIVO
Comissão do Senado ouve especialistas a favor do impeachment de Dilma
A comissão especial do impeachment no Senado ouve, nesta segunda-feira (2), dois especialistas indicados pelos autores da denúncia contra a presidente Dilma Rousseff.
Falarão para o colegiado Júlio Marcelo de Oliveira, procurador de contas do Tribunal de Contas da União, e José Maurício Conti, professor do departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo.
Na quinta (28), os advogados Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr, dois dos autores da denúncia contra Dilma, falaram com os senadores.
Na sexta (29), foi a vez da comissão ouvir a defesa da presidente, composta pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e pelos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura).
acompanhe
O procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Júlio Marcelo de Oliveira, afirmou que a presidente Dilma Rousseff praticou fraude fiscal, principalmente em 2014, para permitir a expansão do gasto público em um ano eleitoral mesmo com a debilidade das contas públicas.
Para ele, a presidente praticou "contabilidade destrutiva", o que levou à deterioração das finanças do país.
Oliveira falou por cerca de 40 minutos aos integrantes da comissão especial do impeachment no Senado. O procurador denunciou em 2013 as chamadas pedaladas fiscais praticadas pela petista, o que levou à rejeição das suas contas de 2014 pelo TCU.