AO VIVO
Movimentos sociais fazem atos contra impeachment nas 27 capitais
As manifestações desta quinta-feira (31) contrárias ao impeachment reuniram, em todo o país, 140,8 mil pessoas segundo a PM; organizadores falam em 755 mil. Os atos ocorrem nas 27 capitais.
De acordo com pesquisa Datafolha, cerca de 40 mil pessoas participaram do ato na praça da Sé, em São Paulo. Os organizadores estimam 60 mil presentes. A Polícia Militar fala 18 mil, às 19h, no horário de pico do ato.
A manifestação mais importante, segundo os organizadores, aconteceu em Brasília, para onde foram as lideranças dessas entidades. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a manifestação reuniu 40 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Os organizadores falam em 200 mil.
Mais de 60 entidades, entre movimentos sociais e sindicatos, organizaram os atos. No Rio, o cantor Chico Buarque fez uma aparição relâmpago.
acompanhe
Fim das manifestações desta quinta-feira
SÃO PAULO - As manifestações desta quinta-feira contrárias ao impeachment reuniram 130,7 mil pessoas segundo a PM; organizadores falam em 741,5 mil. Os atos ocorrem em 22 capitais.
O público começou a se dispersar por volta das 21h30 em São Paulo, Brasília e Rio.
Agradecemos pela audiência. Boa noite!
Manifestantes impedem gravação de TV
SÃO PAULO - Uma equipe da Rede TV tentou gravar uma passagem ao vivo, mas manifestantes cantaram em volta do caminhão de link para impedir a gravação. A equipe, que estava sobre o caminhão, desceu do carro.
Organizadores falam em 800 mil em todo o país
SÃO PAULO - A CMP (Central dos Movimentos Populares) estima a participação de 800 mil pessoas em 94 cidades.
Em São Paulo, manifestação na praça da Sé terminou por volta das 21h30.
Em Brasília, os manifestantes começam a deixar a área próxima ao Congresso, onde ainda há apresentações musicais.
Debilitado, Ziraldo participa de ato e fala em pessoas que estão do lado errado da história
BRASÍLIA - O cartunista Ziraldo marcou presença na manifestação realizada na capital federal. Debilitado, com a ajuda de um amigo, o cartunista, conseguiu subir no carro de som.
Ziraldo acredita que o movimento pró-impeachment repete os momentos anteriores do golpe de 1964. "As pessoas que estão ao lado do impeachment são as mesmas que eu vi ao longo da minha vida, no lado errado da história. São as mesmas caras, os mesmos rostos. Eles não passarão."
ÔNIBUS
A maioria dos ônibus que trouxe os manifestantes até Brasília já começam a deixar a cidade.
A Secretaria de Segurança Pública informou que mais de 320 ônibus vieram a cidade.
Segundo a Folha apurou, ônibus que vinham de locais mais próximos custaram em média R$ 2.000. Os que vieram de lugares mais distantes chegaram a ser alugados por R$ 7.000.
Cerca de 40 mil pessoas participaram de ato na Sé, aponta Datafolha
SÃO PAULO - De acordo com pesquisa Datafolha, cerca de 40 mil pessoas participaram da manifestação contra o impeachment na praça da Sé
30 mil protestam em Belém, segundo organização
Na capital paraense, a manifestação chega à Aldeia Cabana David Miguel, centro cultural, com 30 mil pessoas, de acordo com a organização. Não há estimativa da PM. No local, está programado um show e outras manifestações culturais em protesto contra o impeachment. A passeata começou por volta das 19h, na praça da Leitura, bairro de São Brás.
Brasileiros residentes na França também se manifestaram nesta quinta contra o impeachment
Paris tem mais um protesto contra impeachment de Dilma Rousseff
Protesto em Rio Branco reúne 600 pessoas
O ato pró-Dilma reúne cerca de 600 pessoas na Praça da Revolução, centro da capital do Acre, segundo os organizadores do ato. A Polícia Militar não informou números. A manifestação, batizada de "Cultura e Democracia", é organizada por ativistas da Frente Brasil Popular no Acre. O ato conta com apresentações musicais, show de hip-hop, danças e roda de capoeira.
Protesto no Recife termina com 20 mil pessoas, dizem organizadores
Depois de 5 horas e meia de manifestação e aos gritos de "Não vai ter golpe", integrantes da Frente Brasil Popular encerraram o "Ato em defesa da democracia" na praça da Independência, centro do Recife. O evento, segundo a organização, contou com 20 mil pessoas. A PM fala em 6 mil. Nenhuma ocorrência policial foi registrada.
Protesto em Natal acaba com discurso de senadora
A senadora Fátima Bezerra (PT) disse, durante discurso em Natal, que há 52 anos "o Brasil mergulhou nas trevas da Ditadura Militar e que agora tentam um novo golpe tentando travesti-lo de legalidade". "Mas o povo começou a perceber essa farsa. O povo não é bobo, apesar da Rede Globo, e sabe que essa mulher [Dilma] não cometeu nenhuma ilegalidade", disse. O discurso da senadora encerrou o ato em Natal, na praça da Árvore, onde os organizadores estimam que 70 mil pessoas estiveram presentes. A Secretaria Estadual de Segurança Pública fala em cerca de 20 mil manifestantes na capital, além de 250 em Mossoró e 400 em Pau dos Ferros, interior do Estado.