Publicidade

Senado decide manter a prisão do senador Delcídio do Amaral

O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), foi preso nesta quarta-feira (25) no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo as investigações, ele tentava conturbar o trabalho da equipe que investiga o megaescândalo de corrupção na Petrobras.

Delcídio chegou a oferecer uma mesada de R$ 50 mil para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de delação premiada e deixasse o país.

Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactaul, acusado de que seria o financiador do plano de fuga de Cerveró. As prisões são o primeiro resultado do acordo de delação que Cerveró fechou com a Procuradoria Geral da República.

Ele já havia tentado fechar o acordo duas vezes, mas os procuradores resistiam porque viam nele "um jogador" que escondia fatos importantes para a investigação da Lava Jato.

À noite, o Senado decidiu, em votação aberta, pela manutenção da prisão de Delcídio --o resultado foi 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 21h59  

    Encerramos aqui cobertura ao vivo da sessão do Senado que decidiu pela manutenção da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Acompanhe as últimas notícias sobre a Operação Lava Jato no site da Folha. Boa noite e obrigado pela confiança.

  • 21h48  

    De acordo com a Mesa Diretora do Senado, pelo ineditismo da votação desta quarta, ainda não há uma decisão sobre se Delcídio poderá continuar no cargo de senador mesmo estando preso. Uma decisão sobre isso deverá ser tomada pelo Senado apenas nesta quinta-feira (26).

  • 21h42  

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encerrou a sessão logo após proclamar o resultado da votação, momento em que o plenário ficou em silêncio. Segundo alguns parlamentares, o resultado abre precedente, por exemplo, para a prisão de outros citados nas investigações da Operação Lava Jato --como o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

  • 21h36  

    Com a decisão, a maioria dos senadores manifesta o entendimento de que a prisão de Delcídio foi legalmente correta. O debate se devia ao fato da Constituição impedir, à exceção de flagrante, a prisão de parlamentar no exercídio do mandato. O STF entendeu que Delcídio estava cometendo um crime em flagrante, de obstruir investigações em andamento sobre organização criminosa, e por isso autorizou sua prisão preventiva.

  • 21h33  

    O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) é suspeito de tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato, com ajuda do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que também foi preso nesta quarta-feira (25).

  • 21h29  

    Senado decide por 59 votos a 13 que Delcídio deve ser mantido preso.

  • 21h28  

    O senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso nesta quarta-feira (25) no âmbito da operação Lava Jato, fez um post otimista na noite de terça. Em seu perfil no Twitter, ele escreveu às 23h06 que havia vencido a “maratona” das atividades do Senado no dia e disse: "Amanhã tem mais!".

  • 21h25  

    A defesa do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, diz que ele foi preso apenas porque foi citado numa conversa por Delcídio do Amaral (PT-MS), o que não justifica a ação. Os advogados alegam ainda que outras pessoas foram citadas pelo senador, inclusive ministros do Supremo, e não houve medida semelhante.

  • 21h23  

    Marcelo Crivella (PRB-RJ) também vota contra o relaxamento da prisão de Delcídio.

  • 21h21  

    Reguffe (PDT-DF) vota contra contra o relaxamento da prisão de Delcídio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade