Publicidade

Especialistas discutem propostas para acabar com o desmatamento no Brasil

A Folha promove nesta segunda (21) e terça-feira (22), com o patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance), o Fórum Desmatamento Zero, que discutirá propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

O seminário reúne 21 convidados para as palestras e debates. Participam das dicussões Maria Lúcia de Oliveira Falcón, presidente do Incra, Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do Inpe, entre outros nomes.

Os temas principais são o conceito de desmatamento ilegal zero defendido pelo governo federal, as metas brasileiras para a Conferência do Clima em Paris e o papel das cadeias produtivas –pecuária à frente– na eliminação do desflorestamento, além da exploração ilegal de madeira.

Os debates e palestras acontecem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 11h58  

    Ele cita algumas iniciativas do estado, como a lista dos desmatadores. "Com o nome na lista, perde acesso a crédito. Tem o ICMS verde também, que visa incentivar os municípios a fazer o CAR e ter unidades de conservação em nível municipal, resultando em uma parcela maior de ICMS no bolo de arrecadação."

  • 11h55  

    Dificilmente um desmatador se afirma como tal, diz Valente.

  • 11h55  

    "Destaco o programa Municípios Verdes, que começou em Paragominas e virou programa do Estado", envolvendo gestão de território, produção sustentável e restauração florestal com o pequeno produtor.

  • 11h54  

    Segundo Thiago Valente, não é possível trabalhar meio ambiente sem regularização fundiária.

  • 11h50  

    "Temos uma parceria com a Universidade de Lavras (MG) para que tenhamos todos os nossos assentamentos georreferenciados no Brasil. Acredito que em até dois anos teremos isso pronto."

  • 11h48  

    "Hoje, o Imposto Territorial Rural (ITR) arrecada cerca de R$ 800 milhões de reais. É preciso rever a forma como é cobrado."

  • 11h47  

    E ela ressalta a importância da regularização fundiária e do CAR.

  • 11h47  

    De acordo com Maria Lucia, o Incra quer fazer uma modernização tecnológica, para um investimento pesado de fiscalização, para fazer uma melhor gestão das terras. "Estamos comprando equipamentos como drones, por exemplo."

  • 11h46  

    "Quando uma família passa a ser dona da vida que ela produz, há uma visão de cuidar, porque aquela terra vai passar para as gerações futuras daquela família. Então, não há uma perspectiva predatória e, sim, de cuidado. É um efeito psicológico imediato nas famílias."

  • 11h46  

    "O Incra tem o papel de cuidar da terra para povos tradicionais, fiscalizar o uso que a terra brasileira está tendo."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade