Publicidade

Especialistas discutem como melhorar acesso à tecnologia na saúde; siga

A Folha realiza nesta segunda-feira (31) o Fórum Tecnologia e Acesso à Saúde, sétimo seminário da série promovida pelo jornal para discutir temas do cotidiano brasileiro.

O seminário reúne 14 convidados para palestras e debates. Entre eles, representantes do poder público –como Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), José Carlos de Souza Abrahão, presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Lumena Furtado, secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Os temas principais são a ampliação do acesso à saúde e o uso de novas tecnologias; modelos de negócios para atender a 200 milhões de brasileiros; a importância do diagnóstico para a prevenção e tratamento e as principais inovações em saúde, pesquisas e novas tecnologias.

Os debates e palestras ocorrem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h20.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h28  

    "Há cinco anos, quando falávamos em cirurgia robótica no Brasil, parecia muito distante. E hoje já temos 13 centros que a usam".

  • 12h28  

    "Eu vejo um crescimento na cirurgia robótica", prossegue Poffo. Segundo ele, a literatura demonstra as vantagens.

  • 12h27  

    "A relação custo-benefício só é suplantada com escala", diz Poffo, "pois há a questão da manutenção além da aquisição. A tendência é que poucos centros usem cirurgia robótica no Brasil, como acontece na Europa e nos EUA".

  • 12h20  

    "Devemos compartilhar o conhecimento para que a pessoa que está na ponta tenha com quem conversar. Suporte remoto por meio de caminhões também é uma possibilidade, mas exames a distância ainda são um pouco incipientes", afirma Lopes.

  • 12h19  

    Attalah defende a criação de cursos à distância como alternativa para a ausência de ferramentas de análise do uso de tecnologias.

  • 12h17  

    Para Armando Lopes, "a tecnologia de ponta normalmente passa a ser usual se comprovadamente eficiente".

  • 12h16  

    "Se acompanharmos os pacientes pelo SUS teremos mais meios para analisar as evidências sobre o uso da tecnologia. A pesquisa mostra se devemos implementar a tecnologia ou não", afirma Álvaro Attalah.

  • 12h14  

    "Sobre a ampliação do acesso à saúde vejo vários problemas no Brasil. Programas de rastreamento de câncer no pulmão mostraram que há grande gargalo. Pacientes tiveram acesso ao diagnóstico, mas ter acesso ao tratamento era outra questão", diz Poffo.

  • 12h14  

    "Com a incorporação da cirurgia robótica reduzimos o número de dias de internação do paciente de dez a 12 dias para 4 dias", afirma Poffo.

  • 12h12  

    "Quando incorporamos a cirurgia robótica na cardiologia levamos muitas coisas em consideração. Como faríamos a tantalato da tecnologia americana para o Brasil? Verificamos que essa tecnologia é segura, efetiva e pode ser uma solução para o sistema público".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade