Publicidade

Especialistas discutem como melhorar acesso à tecnologia na saúde; siga

A Folha realiza nesta segunda-feira (31) o Fórum Tecnologia e Acesso à Saúde, sétimo seminário da série promovida pelo jornal para discutir temas do cotidiano brasileiro.

O seminário reúne 14 convidados para palestras e debates. Entre eles, representantes do poder público –como Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), José Carlos de Souza Abrahão, presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Lumena Furtado, secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Os temas principais são a ampliação do acesso à saúde e o uso de novas tecnologias; modelos de negócios para atender a 200 milhões de brasileiros; a importância do diagnóstico para a prevenção e tratamento e as principais inovações em saúde, pesquisas e novas tecnologias.

Os debates e palestras ocorrem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h20.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h32  

    Os hospitais da rede pública desvirtuam sua função quando atendem a processos de alta complexidade. O ideal é que casos mais complexos sejam encaminhados a centros de referência.

  • 09h31  

    De acordo com o cirurgião, que é diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, "esses hospitais mudaram o paradigma de eficiência no serviço público".

  • 09h29  

    "A tecnologia pode estar presente no serviço público com condições de competir com os serviços privados", afirma Niemeyer Filho, citando o caso do Estado do Rio de Janeiro, que "conseguiu conciliar eficácia e confiabilidade durante o governo de Sérgio Cabral. Foram criados quatro hospitais e um centro de diagnóstico, entre eles o hospital da criança e o hospital da mulher."

  • 09h23  

    "Para um médico, o que interessa é a eficácia e precisão do equipamento que usa. Para um hospital, é necessário pensar na gestão".

  • 09h22  

    Para Niemeyer Filho, a aquisição de tecnologia deve conciliar eficácia e confiabilidade.

  • 09h21  

    Imagem

    O cirurgião Paulo Niemeyer Filho fala na abertura do Fórum de Tecnologia e Acesso à Saúde

  • 09h20  

    "Passamos da ausência de tecnologia para uma grande gama de oferta, mas os custos afetam todos os países, inclusive os ricos. Os EUA gastam em saúde o equivalente ao PIB da França sem oferecer um serviço de qualidade suficiente".

  • 09h15  

    "O progresso tecnológico vem em saltos. A invenção do microscópio no século 19 permitiu, por exemplo, o estudo das epidemias."

  • 09h15  

    Niemeyer Filho começa descrevendo o progresso tecnológico da medicina, como a evolução dos métodos diagnósticos por imagem.

  • 09h12  

    O primeiro palestrante será Paulo Niemeyer Filho, diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, do Rio de Janeiro, e membro da Academia Nacional de Medicina e professor titular de neurologia da escola médica de pós-graduação da PUC-Rio. O tema da palestra será: "A Tecnologia a serviço da saúde: cenário da situação da saúde no país e a contribuição da tecnologia".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade