Publicidade

Poder

Debate Record com os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participaram do terceiro debate antes do segundo turno da eleição presidencial. O confronto organizado pela TV Record foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas.

O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro tem oito rodadas de confronto direto —com pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. Com quatro rodadas, o segundo bloco terá o mesmo formato do primeiro. No terceiro, mais duas rodadas de confronto direto e no último os candidatos farão as considerações finais.

A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de contar com a participação dos jornalistas Natuza Nery, Daniela Lima, Cátia Seabra, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi, Mariana Carneiro e Johanna Nublat.

Dilma e Aécio durante o debate na Record; veja galeria de fotos

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 23h45  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência "Os nordestinos não receberam água da transposição, que deveria ter ficada pronta há quatro anos", diz Aécio na réplica. Ele emendou no trem-bala, que foi anunciado e não foi feito.

  • 23h45  

    FOLHA COMENTA Educação Fabio Takahashi - Aécio diz que o Brasil está entre as últimas colocações nos rankings internacionais de educação. A situação é real, mas vem desde o governo FHC. Já Dilma, provocada por Aécio, teve de reconhecer que não entregou as 6.000 creches prometidas na campanha de 2010 (culpa a dificuldade das parcerias com os municípios).

  • 23h45  

    Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que a maior obra de Aécio é o "centro administrativo de MG", prédio que reuniu o governo e todas as secretarias do Estado de MG. Dilma diz que essa história de não fazer PPP é uma lenda criada pelos tucanos, que eles fizeram, sim, muitas parcerias.

  • 23h45  

    Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Debate tem um lado de teatro e Aécio, quando quer questionar respostas de Dilma, faz sempre o mesmo gesto: começa sua fala abrindo amplamente os braços e dizendo "ora, candidata"...

  • 23h46  

    Acaba o terceiro bloco, que teria as considerações finais, mas Record jogou para um quarto

  • 23h46  

    Imagem

  • 23h46  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Investimento público é um tema incômodo para quase todos os governos brasileiros, não apenas o federal. Os montantes investidos pela União aumentaram durante o segundo governo Lula, mas ficaram estagnados sob Dilma. No ano passado, ficaram em 0,7% do PIB, contra 0,8% em 2010. No período, os investimentos também caíram no governo de Minas Gerais.

  • 23h46  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha Terceiro bloco encerrado. No final, ficou muito técnico, especialmente se se levar em conta que é quase meia noite e até os candidatos devem estar com sono.

  • 23h50  

    No intervalo do debate, propagando do PSDB que mostra áudio de Dilma elogiando Aécio já foi veiculada três vezes.

  • 23h50  

  • 23h57  

    Dilma candidata do PT à Presidência Nas considerações finais, Dilma agradece aos presentes e a quem está em casa. "Ninguém consegue crescer sozinho", diz ela, afirmando que as pessoas cresceram porque o Brasil mudou. Ela diz que os governos do PT diminuiram a probreza e criaram empregos. "É preciso governar olhando para todos os brasileiros", afirma. "Não deixe que crise, inflação e pessimismo tire de você o que você conquistou. Queremos fazer com que o goveno continua crescendo, para que você continue crescendo. Humildemente peço o seu voto."

  • 23h56  

    No intervalo antes do último bloco, Mercadante, Jaques Wagner e Rosseto, sentados um ao lado do outro, erguem os braços e fazem o sinal de positivo para Dilma, que sorri do palco. Pareciam líderes de torcida.

  • 23h57  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha As considerações finais são inevitavelmente a repetição dos bordões e da linha programática dos programas gratuitos. Não foi diferente no debate da Record. Os dois concordaram em que representam dois projetos diferentes, um bom (o dele), o outro péssimo (o do adversário). É do jogo.

  • 23h57  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Nas considerações finais Aécio diz que existem 2 projetos para o país. Diz que Dilma se contenta em comparar o presente com o passado, e diz que sua proposta é sobre o futuro do país. Diz que é candidato para mudar o país, que o país merece um governo que respeite o dinheiro público, que vai melhorar a educação e aproveitar as potencialidades econômicas.

  • 23h59  

  • 23h59  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha É um alívio verificar que o debate, desta vez, embora duro (como, aliás, tem que ser), foi de um nível bastante razoável. Os dois candidatos, aliás, pareciam muito mais à vontade e seguros do que no meio daquele baita tiroteio do SBT.

  • 23h59  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Aécio repete que os indicadores sociais estão piorando, mas dados de emprego e renda, entre outros, mostram melhora no governo Dilma.

  • 23h59  

    "Hoje ela foi bem", diz Rui Falcão, presidente do PT.

  • 00h07  

    Aécio para Alckmin, no ouvido: "tive que baixar o tom. Eles (petistas) queriam que eu caísse nessa".

  • 00h07  

    Imagem

notícias

Pixel tag
Publicidade
Publicidade