Publicidade

poder

Metrô de SP e funcionários não chegam a acordo em reunião

A audiência realizada na tarde desta sexta-feira (6) com representantes do Metrô e funcionários da empresa terminou sem acordo. A categoria está parada desde a 0h de quinta (5) e deve fazer uma nova assembleia nesta noite para definir se continua ou não em greve.

O desembargador Rafael Pugliese, que mediou a reunião de hoje, chegou a dar um "sermão" às duas partes e disse que elas deveriam considerar o índice de 9,5% sugerido pela Justiça. O Ministério Público do Trabalho também esteve no encontro e sugeriu o índice de 9,2%, mantendo os benefícios já oferecidos pelo Metrô.

Mesmo assim, as duas partes permaneceram irredutíveis. O Metrô disse que chegou ao limite financeiro e não tem condições financeiras de elevar o reajuste para os 9,5% sugeridos pela Justiça ou para os 9,2% do Ministério Público do Trabalho. O presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, disse que consultou a diretoria e o secretário, e que não seria possível.

Sem acordo, a Justiça deverá julgar no próximo domingo (8), às 10h, os quatro processos envolvendo as partes: dois dissídios coletivos de greve (um ajuizado pelo MPT-2 e outro pelo Metrô), um dissídio econômico (Metrô) e uma cautelar inominada (Metrô).

PARALISAÇÃO

Com a paralisação, estão funcionando 35 das 61 estações do metrô administrada pelo governo estadual. A circulação ocorre em trechos das linhas 1-azul (entre Saúde e Luz), linha 2-verde (entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena) e linha 3-vermelha (Bresser-Mooca e Santa Cecília). Apenas as linhas 4-amarela e 5-lilás funcionam sem restrição.

Com a restrição nos transportes, a capital paulista tem registrado longos congestionamento. Na manhã de ontem, a lentidão chegou a 209 km às 9h30, o que corresponde ao maior do período da manhã desde o início do ano.

Hoje, o pico da manhã chegou a 252 km, por volta das 10h30. O índice, porém, não contabilizado como recorde pela CET por ter ocorrido depois das 10h. O horário de pico considerado pela empresa é das 7h às 10h.

O leitor pode acessar a página para enviar as informações, encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar as informações pelo Whatsapp da Folha: (11) 99490-1649

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 11h22  

    Imagem

    Protesto da Força Sindical na avenida Paulista reúne cerca de 2 mil pessoas, segundo a PM. Eles bloqueiam duas faixas da direita, na altura do Masp, sentido Consolação. (Foto: Ricardo Bunduky/Folhapress)

  • 11h10  

    A secretaria estadual de Transportes Metropolitanos pretende entrar nesta sexta-feira com um pedido de antecipação do julgamento da ilegalidade da greve. O julgamento da questão salarial deve ficar para este sábado no TRT.

  • 11h02  

    Às 11h, estão abertas 29 das 61 de metrô administradas pelo governo. A linha 1-azul opera entre Ana Rosa e Luz. A linha 2-verde opera entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa. A linha 3-vermelha funciona entre as estações Bresser-Mooca e Marechal Deodoro. A linha 5-lilás opera sem restrições desde cedo. A linha 4-amarela, operada por uma concessionária privada, também funciona sem restrições por toda a manhã.

  • 10h55  

    Imagem

    Protesto da Força Sindical bloqueia duas faixas da avenida Paulista, na altura da avenida Brigadeiro Luís Antônio, sentido Consolação. (Foto: Ricardo Bunduky/Folhapress)

  • 10h46  

    Neste momento, um protesto organizado pela Força Sindical fecha duas faixas da avenida Paulista, sentido Consolação, na altura da av. Brigadeiro Luís Antônio.

  • 10h41  

    Os metroviários prometem um novo ato às 15h desta sexta, na estação Tatuapé do metrô. Será distribuída uma carta aberta da categoria à população, e depois os trabalhadores seguirão em passeata até o sindicato, próximo à estação, onde eles realizam assembleia às 17h.

  • 10h34  

    Segundo o mapeamento em tempo real da CET, o trânsito na cidade de São Paulo registrava 252 km de lentidão às 10h31. Com isso, o recorde absoluto no período da manhã, 249 km registrados em 23 de maio de 2012, foi batido.

  • 10h24  

    O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) marcou para as 13h desta sexta, no largo São Francisco, um ato simbólico de apoio à greve dos metroviários.

  • 10h03  

    Com isso, às 10h, funcionam 29 das 61 de metrô administradas pelo governo. A linha 1-azul opera entre Ana Rosa e Luz. A linha 2-verde opera entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa. A linha 3-vermelha funciona entre as estações Bresser-Mooca e Marechal Deodoro. A linha 5-lilás opera sem restrições desde cedo. A linha 4-amarela, operada por uma concessionária privada, também funciona sem restrições por toda a manhã.

  • 10h00  

    Segundo o Metrô, a estação Marechal Deodoro, da linha 3-vermelha, começou a funcionar às 9h48 desta sexta-feira.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade