Publicidade

Mantega dá explicações na Câmara sobre denúncias envolvendo a Petrobras

O ministro Guido Mantega (Fazenda) presta esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Mantega explicará as supostas advertências que teria feito ao governo em 2008 sobre possíveis prejuízos com compra da refinaria

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 16h16  

    Obrigado por acompanhar com a Folha mais uma cobertura sobre o caso Petrobras. Boa Tarde!

  • 16h15  

    O deputado Manoel Rosa Neca (PR-RJ) encerra a audiência com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

  • 16h14  

    Guido Mantega Ontem, eu fiz uma reunião com representantes da agência Fitch e eles confirmara a nota.

  • 16h12  

    Deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ O sr. disse que não havia naquela época momento adequado para votar [projeto de renegociação de dívidas]. Você acha que agora é o momento?

  • 16h11  

    Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) Não fiz comparações. Mas a realidade muda. Disse que no primeiro trimestre deste ano cresceram em torno de 15%, em relação ao trimestre anterior, enquanto as receitas públicas cresceram 7%.

  • 16h08  

    Guido Mantega Em relação sobre o projeto de renegociação das dívidas dos Estados e municípios. Ele tem os seus méritos, mas a questão é de quando deve ser aprovado.

  • 16h05  

    Guido Mantega Quando o economista Armínio Fraga era presidente do Banco Central, ele não cumpriu as metas. Na nossa gestão, nós temos controlado mais a inflação do que na anterior, não que esta não tenha tentado. Só 2003 ultrapassamos por conta de uma pressão inflacionária decorrente de 2002. Nós não usamos âncora cambial. Tivemos uma pressão inflacionário por conta da desvalorização do câmbio. Se tivéssemos valorização o câmbio teríamos quebrado algumas empresa. Agora, temos trabalhado para manter a inflação sob controle. A inflação poderá atingir o centro da meta na medida em que conseguir desindexar mais. Tivemos nos últimos anos choque de alimentos. Dois anos atrás, uma seca nos EUA aumentou os preços. Tivemos também este ano e no ano passado pressão forte nesse setor. Nós temos feito superavit primário. Se compararmos os dois governos [FHC – Lula/Dilma] o nosso desempenho fiscal foi superior ao anterior. Não se pode dizer que gastamos mais do que arrecadamos. Se todo o superavit primário fizemos muito mais do que no governo dos senhores [tucanos]. O importante é que todos estávamos nos esforçando para manter o superavit primário. Nós temos resultados mais favoráveis do que tiveram os governos passados.

  • 16h00  

    Guido Mantega Quero dizer que o modelo de gestão da Petrobras é muito eficiente. Portanto, não concordo que se deve mudar o modelo de gestão. Deve manter o modelo que foi implantado em nossa gestão. Nós valorizamos a participação pública, de fortalecimento da Petrobras, para que possa cumprir a missão de ser a maior empresa de Petrobras, ser exportadora e fornecer recursos para a educação, os royalties, que é fundamental.

  • 15h58  

    Guido Mantega Em momento algum eu declarei de que deveria tirar os alimentos do índice de inflação. Não há nenhuma intenção. Nós temos que continuar com os mesmos índices que temos. Temos que nos esforçar em aumentar a oferta de alimentas. Aliás, temos o plano Safra para estimular. O governo apoio a agricultura para que ela seja mais dinâmica. Esta é a nossa política. Houve um equívoco e procurei desmentir essa informação.

  • 15h55  

    Deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) Se o ministério da Fazendo, se aprovado pelo Senado, encaminharia para a presidente Dilma a proposta de renegociação dos municípios e dos Estados?

Pixel tag
Publicidade
Publicidade